sábado, 2 de junho de 2012

PSD não vai ter tempo de TV; Brito, Tião e Beto precisam atrair partidos


PSD não vai ter tempo de TV; Brito, Tião e Beto precisam atrair partidos

RUMO ÀS URNAS | 02/06/2012 
roberto_farias2Carlos Brito terá de superar uma série de desafios para consolidar sua pré-candidatura a prefeito de Cuiabá. Além de se lançar à disputa às vésperas das convenções, o seu partido (PSD) não obteve até agora garantia do Tribunal Superior Eleitoral de entrar no rateio do tempo de tv e nem de receber verbas do fundo partidário. Na prática, significa que, uma vez candidato majoritário hoje, ele só teria espaço pequeno, a partir da divisão dos 10 dos 30 minutos de cada bloco do horário eleitoral -confira abaixo um quadro explicativo sobre distribuição do tempo e a divisão entre os partidos. 
A situação é similar para todos os pré-candidatos sociais-democratas, como o prefeito de Várzea Grande Tião da Zaeli, que deve ir à reeleição, o médico Leonardo Albuquerque, em Cáceres, e Beto Farias, em Barra do Garças. Para viabilizar projeto, os postulantes do PSD se esforçam para atrair partidos. 
Não é à toa que Brito tem aproveitado a aproximação do prefeito Chico Galindo, de quem é secretário de Comunicação Social e homem de confiança, para implorar apoio do PTB, que tem direito a 51 segundos. A divisão da maior parte do espaço no rádio e na TV se dá de acordo com a representatividade das coligações, ou seja, quanto mais partidos, maior o tempo no horário eleitoral, que começa em 21 de agosto. 
Comandado no Estado pelo vice-governador Chico Daltro e pelo presidente da Assembleia José Riva, o PSD, que se tornou a maior legenda do Estado em número de ocupantes de cargos eletivos - cooptou 50 prefeitos, 4 deputados estaduais, 1 federal e mais de 300 vereadores -, pode lançar candidato, mas ainda tenta na Justiça obter um tempo robusto e também recursos do fundo partidário proporcionais aos votos recebidos nas eleições de 2010 por políticos de sua atual bancada. Por ter sido criado no ano passado, a sigla só tem espaço dentro da fatia dos 10 minutos que serão distribuídos igualitariamente por todos os concorrentes majoritários. Há uma ação específica sobre o tempo de TV, mas essa questão está vinculada com a dos recursos do fundo, previstos inclusive no mesmo artigo da legislação. 
Dono da maior bancada na Câmara Federal, a partir das urnas de 2010, o PT do pré-candidato em Cuiabá Lúdio Cabral conta com maior tempo: próximo de 4 minutos. O segundo maior espaço é do PMDB do empresário Dorileo Leal, com 3min02s, seguido do PSDB de Guilherme Maluf (2min04s), do PP (1min43s) e do DEM (1min41s), os dois últimos sem candidatura própria na capital mato-grossense. No caso de Mauro Mendes, o seu PSB conta com 1min20s. Como vive expectativa de atrair PDT, PPS e PV, o tempo pode chegar a 5 minutos. Francisco Vuolo (PPS), que segue isolado, só conta com 28 segundos dos 20 minutos divididos com base no numero de bancada na Câmara.

http://www.semana7.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=693:psd-nao-vai-ter-tempo-de-tv-brito-tiao-e-beto-precisam-atrair-partidos&catid=35:politica&Itemid=118
Fonte: Rd News

Conforme a distribuição proporcional do tempo de TV, a partir das bancadas na Câmara, PT e PMDB têm maior fatia do horário