segunda-feira, 18 de junho de 2012

Com recurso tramitando no TCU, prefeito garante não estar inelegível


BARRA DO GARÇAS | 18/06/2012 - 08:10

3 grupos tentam prefeitura; Beto e Wanderley correm em lados opostos

Valérya Próspero


Foto: Edson Rodrigues
Foto: Edson Rodrigues--Wanderley Farias, prefeito, não pode ir à reeleição
Wanderley Farias, prefeito, não pode ir à reeleição
     Pelo andar das conversações, Barra do Garças deve ter pelo menos 4 candidatos ao comando do município. O atual prefeito, Wanderlei Farias (PR), não deve disputar a reeleição. Inelegível devido a reprovação de contas de uma obra pelo TCU, o republicano deve ser representado por um nome indicado por seu grupo, composto por 8 partido: PR, PDT, DEM, PPS, PV, PSDB, PTdoB e PTB.
     Do total de legendas, ao menos 4 têm nomes fortes para lançar pré-candidatura. Estão cotados a sobrinha de Wanderley, Andreia Santos (PR), vereadora pelo terceiro mandato consecutivo; o presidente da Câmara, Júlio César Santos (PSDB); o vice-prefeito, Irineu Pirani (DEM); e o comerciante e servidor do Ibama, Ubaldino Resende (PDT).
      A definição por um deles pode mudar radicalmente o quadro eleitoral da cidade. Ubaldino, por exemplo, antes de cogitar ser pré-candidato, pleiteava aliança com o pré-candidato pelo PSB, Sandro Sarggin (PSB). O socialista, por sua vez, encontra-se isolado na busca pela eleição majoritária. Esperava apoio do PT, mas ficou a ver navios e pode chegar a jogar a toalha por falta de aliados. Tem, até agora, apenas o PMN.
      Isso porque os petistas já confirmaram aliança com o PSD, que lançará Roberto Farias. Primo do prefeito, ele conseguiu viabilizar a pré-candidatura via liminar que suspendeu sua "ficha suja". Beto foi condenado no ano passado pelo Tribunal de Justiça por abuso de poder econômico durante as eleições de 2010, quando disputou uma vaga na Câmara Federal. Ficou inelegível por 3 anos.
      A alinça já conta até mesmo com indicação de vice: Mauro Piaui, ex-procurador do município durante a gestão do ex-prefeito Zózimo Chaparral (PCdoB). Segundo o vereador Odorico Ferreira (PT), o Kiko, a aliança com Beto vem de um compromisso firmado ainda nas eleições de 2008. À época, Beto disputou como vice do comunista, que perdeu a reeleição. O acordo determinava que em 2012 o PT caminharia junto com Beto na disputa pela prefeitura.
      O curioso é que o PCdoB de Chaparral vai caminhar para outro lado este ano. A legenda vai apoiar o empresário e deputado Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho. O peemedebista luta para viabilizar a candidatura. De volta à Assembleia justamente para fortalecer seu nome, Daltinho faz da tribuna um verdadeiro palanque. Com freqüência usa a palavra quase que exclusivamente para aparecer e citar as belezas de Barra do Garças.
Fonte: Rd News
http://www.rdnews.com.br/noticia/3-grupos-tentam-prefeitura-beto-e-wanderley-disputam-entre-si

BARRA DO GARÇAS | 18/06/2012 - 20:38

Com recurso tramitando no TCU, prefeito garante não estar inelegível

Laura Nabuco

Foto: Edevilson Arneiro
Foto: Edevilson Arneiro--Wanderley Farias, prefeito
Wanderley Farias, prefeito
     Embora já tenha afirmado que não buscará uma possível reeleição, o prefeito de Barra do Garças, Wanderley Farias (PR), esclarece, por meio de nota, não estar inelegível. Reagindo a matéria "3 grupos tentam prefeitura; Beto e Wanderley correm em lados opostos", publicada na manhã desta segunda (18), a assessoria jurídica do republicano fez levantamento no Tribunal de Contas da União (TCU) e revela ainda haver um recurso tramitando a favor do prefeito.
     O recurso foi impetrado em outubro do ano passado e corresponde ao processo relacionado à construção do córrego Voadeira. Realizada em 2002, a obra teve a prestação de contas rejeitada em junho de 2011. Entre os apontamento do TCU estão medições e pagamentos em discordância com o que efetivamente excutado na obra e utilização de material de baixa qualidade.
    Segundo a advogada do republicano, Cássia Carmo, apesar da decisão ter sido unânime e do TCU já ter rejeitado embargos de declaração da defesa, o caso não torna o prefeito um "ficha suja" porque o recurso de reconsideração, que tem efeito suspensivo, ainda não foi apreciado e o processo não está transitado em julgado, como determina a lei da Ficha Limpa.
     Prefeito há 3 mandados não consecutivos, Wanderley foi eleito em 1996 e reconduzido ao cargo no pleito seguinte com pouco mais de 17,7 mil votos. Á época derrotou Zóximo Chaparral (PCdoB), que viria a substituí-lo nas eleições seguintes, em 2004.
     Este ano, nenhum dos dois deve disputar. Enquanto o PCdoB de Chaparral deve apoiar a candidatura do deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), o grupo de Wanderley, composto por 8 partido (PR, PDT, DEM, PPS, PV, PSDB, PTdoB e PTB), tem 4 nomes fortes para lançar pré-candidatura: a sobrinha do prefeito, Andreia Santos (PR), vereadora pelo terceiro mandato consecutivo; o presidente da Câmara, Júlio César Santos (PSDB); o vice-prefeito, Irineu Pirani (DEM); e o comerciante e servidor do Ibama, Ubaldino Resende (PDT).
Fonte: Rd News
http://www.rdnews.com.br/noticia/com-um-recurso-tramitando-no-tcu-prefeito-garante-nao-estar-inelegivel

Nenhum comentário:

Postar um comentário