terça-feira, 26 de junho de 2012

TCE divulga quem são os fichas sujas; lista já está pronta


TCE | 26/06/2012 - 07:25

TCE divulga quem são os fichas sujas; lista já está pronta

Nayara Araújo e Patricia Sanches

Foto: Jonathan Dourado/RDNews
Foto: Jonathan Dourado/RDNews--José Carlos Novelli, presidente do TCE
José Carlos Novelli, presidente do TCE
      Depois do Tribunal de Contas da União (TCU), chegou a vez do Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgar a lista com os nomes dos "fichas sujas", fato que deve influenciar de forma direta os registros de candidaturas. A publicação deve acontecer entre os próximos dias 3 e 5 de julho, mas a expectativa é que a lista seja divulgada na próxima quinta (5). Segundo a assessoria do TCE, o levantamento já está pronto e passando por revisões, com o intuito de não haver nenhum equívoco. “Vou entregar pessoalmente nas mãos do Rui Ramos, presidente do TRE.”, garante o presidente, conselheiro José Carlos Novelli.
    A lista foi divulgada pela primeira vez em 2006, mas na época a Lei da Ficha Limpa não estava em vigor. Agora a inclusão nela passa a contar como critério definitivo no registro de candidatura, assim como é o caso da lista do TCU. A divulgação é de suma importância no que diz respeito aos nomes inelegíveis que pleiteiam articulação política para as eleições deste ano. No levantamento, também irá constar a relação de gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas.
     Outro passo importante foi dado na tarde desta segunda (25) com a apresentação do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os prefeitos dos 8 maiores municípios. Segundo Novelli, o programa, só neste início, já atinge 60% da receita e da população de todo o Estado. “O PDI que está sendo lançado hoje vai ser um trabalho maior de orientação. São cursos que vão melhorar as gestões das cidades e reduzir as irregularidades nas contas. Também irá melhorar questões de controle interno, obras e metodologia de gestão”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário