quarta-feira, 6 de junho de 2012

FÓRUM DISCUTIRÁ CONEXÃO AÉREA ARAGUAIA-BRASIL EM BARRA DO GARÇAS-MT

Trip Linhas Aéreas avalia aeroporto de Barra para implantar voo no Araguaia



O esperado fórum Conexão Araguaia-Brasil, marcado para o dia 15/06/2012, em Barra do Garças-MT, Contará com a participação efetiva de vários municípios situados no vale do Araguaia mato-grossense e goiano, com destaque especial, para as cidades pólos de; Aragarças, Água Boa, São Félix do Araguaia e Porto Alegre do Norte, as quais, além da anfitriã, possuem os seus aeroportos com pistas pavimentadas. O evento trás a tona um assunto de substancial interesse para a comunidade regional, que é a possibilidade de ter em breve uma linha aérea comercial operando na região, com vôos regulares para as capitais; Goiânia e Cuiabá (GYN E CBA). A diretoria executiva da TRIP Linhas Aéreas confirmou presença no Fórum, por intermédio de seu diretor de relações institucionais, Victor Celestino, onde também, estarão os secretários de estado, Teté Bezerra, do Turismo e Pedro Nadaf, da Indústria e Comercio, entre outras autoridades para explicar o que "falta” tecnicamente e economicamente, para a efetivação  da ponte aérea no vale do Araguaia.
O empresário e deputado Adalto de Freitas (Daltinho), que há muito, vem trabalhando no sentido de melhorar a logística de transportes regional, não somente em termos rodoviário, mas em todos os seus modais, afirma que os aeroportos da região, “necessitam de alguns ajustes técnicos para que possam receber aeronaves maiores” e quanto à demanda de passageiros e cargas que poderão estar utilizando o transporte aéreo, ele, disse não ter dúvidas sobre a “viabilidade econômica da ponte aérea do Araguaia.”  No caso da TRIP, que opera em rotas regionais de baixa demanda, em Mato Grosso,  a empresa, recebe ainda, por parte do governo  incentivos fiscais para proporcionar a integração aérea de cidades como; Cáceres, Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis.  
Um relatório com o perfil do contexto socioeconômico regional, envolvendo todos os municípios que compõem o vale do Araguaia, esta sendo elaborado sob consultoria da ACTmidia, para ser entregue a TRIP Linhas Aéreas e autoridades governamentais, durante o fórum. Com uma população estimada em mais de 400 mil habitantes, o vale do Araguaia, abrange dezenas de municípios que poderão estar conectados a esta logística. Em São Félix do Araguaia, cidade turística e visitada mundialmente, o prefeito e vice-presidente da AMM, Filemon Limoeiro, esta providenciando a sinalização e iluminação do Aeroporto Municipal Comandante Rolim, que ficará apto a operar com pousos e decolagens noturnas. Enfim, falta muito pouco para que aconteça a conexão aérea do Araguaia, com o país e com o resto do mundo. O potencial turístico e a força do agronegócio são os dois principais vetores de energia que movem a região e naturalmente, eles garantirão o combustível para que em breve as aeronaves da TRIP, possam estar dando o “ar” de sua graça pelos céus do Araguaia. 

Kalixto Guimarães/Correspondente do Araguaia


Ler mais: http://www.jreporterdoaraguaia.com/products/a21-05-2012-forum-discutira-conex%C3%A3o-aerea- araguaia-brasil-em-barra-do-gar%C3%A7as-mt/


Técnicos da Trip vistoriam aeroporto de Barra do Garças

Terminal de passageiros passará por mudanças exigidas pela Anac
SEMANA7
trip-em-bg
O deputado Adalto de Freitas - Daltinho juntamente com o secretário de Turismo do município, Cláudio Picchi receberam no final da tarde de segunda-feira (4) três técnicos da Trip Linhas Aéreas que vieram à cidade para inspecionar a infraestrutura do aeroporto local, uma vez que aquela empresa pretende fazer em Barra do Garças.
Os técnicos Guilherme Aberle, Caubi Souza e Décio Costa sugeriram várias modificações ao terminal de passageiro que há meses se encontra às moscas e praticamente sem utilidade alguma a não ser a de oferecer aos que dessem naquele aeroporto a péssima impressão como cartão de visitas.
Logo de entrada o deputado Daltinho disse aos executivos da empresa que “nós queremos a Trip operando em Barra do Garças o mais breve possível. Esse é um desejo nosso, do governador Silval Barbosa, do empresariado e do barra-garcense que deseja o progresso de nossa cidade”.
Décio Costa solicitou de Cláudio Picchi uma planta baixa do terminal de passageiros e da cerca patrimonial do aeroporto que mede em torno de 5 km para a reunião que realizaram à noite no Araguaia Park Hotel. Costa deixou claro que as exigências de modificações do terminal não são da Trip, mas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).    
Dentre as modificações sugeridas naquele final de tarde, conforme apurou a reportagem do SEMANA, constam dois acessos á pista de pouso, retirada do alambrado, reforma de banheiros, entre outras modificações que ficarão a cargo do Estado e do município. Para se ter um exemplo a Anac só libera voos  do porte da empresa Trip se a cerca patrimonial estiver pronta.
Barra do Garças foi rota da TAM (Transportes Aéreo Marília) até 1992, quatro anos depois a Brasil Central fez escala naquele aeroporto, no governo de Zózimo Chaparral veio a Cruiser Linhas Aéreas e por último a Regional 7.
O retorno de uma escala aérea em Barra do Garças neste momento em que se aproxima os eventos da Copa do Mundo, com jogos na capital Cuiabá, são muitos os que acreditam na permanência da Trip e também de outras companhias aéreas.
Os representantes da Trip coletaram as informações sobre o aeroporto de Barra e encaminharam os dados à direção da empresa em Belo Horizonte (MG) que por certo serão  apresentados no Fórum de Turismo que acontece na cidade no próximo dia 15. Este simpósio contará com a presença dos secretários de Estado, Pedro Nadaf (Indústria e Comércio, Minas e Energia - SICME), Teté Bezerra (Turismo - SEDTUR), prefeito de Água Boa, Mauricio Tonhá, Melquides Motta (professor de Marketing e Turismo), Claudemiro Luz (escritor e historiador) e Victor Celestino (diretor de Relações Institucionais da Trip).
Fonte:
http://www.semana7.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=729&catid=41&Itemid=146

Trip depende da reforma de aeroporto para operar no Araguaia
Trip depende da reforma de aeroporto para operar no Araguaia
O secretário de Indústria e Comércio de Barra do Garças, Claudio Sales Picchi, e o arquiteto Dionísio Carlos acompanharam a visita da equipe da Trip nessa manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário