segunda-feira, 16 de maio de 2011

Saiba quem pode ser candidato a prefeito de Barra do Garças MT


Nos últimos meses a cidade foi tomada por especulações sobre quem será o eventual sucessor do prefeito Wanderley Farias, caso ele não venha candidatar-se à reeleição a que tem direito. Como é natural, em cada círculo de debate sobre este assunto sai um nome potencial para assumir o cargo em janeiro de 2013.
Sem uma pesquisa científica para avaliar o preferido neste momento à sucessão municipal, sendo a maioria deles já conhecidos dos eleitores a exemplo do deputado Adalto de Freitas, Beto Farias, Eduardo Moura, Cândido Teles, Chaparral, Wanderlei Farias e também o nome de sua esposa, a secretária de Ação Social do município, Laura Beatriz
 advogado Mauro Gomes Piauí para esclarecer as dúvidas de seus leitores e, a principal deles, se Laura Beatriz pode ser candidata a prefeita de Barra do Garças. “Não, não pode pelo fato de ser casada com Wanderlei Farias, ou mesmo se fosse união estável também não poderia, de acordo com a Lei Complementar 64/90, a lei da inelegibilidade”, disse ele.
Segundo o advogado, ex-procurador jurídico do município, quem determina tudo isso é a Constituição Federal, em seu artigo 14, parágrafo 13 que exige ainda do pretenso candidato ao cargo o pleno exercício de seus direitos políticos. Veja o que diz o artigo citado acima: “São inelegíveis no território de jurisdição do titular o cônjuge, os parentes consanguíneos ou afins até o segundo grau ou por adoção”.
Portanto, o que resta disso tudo são as especulações próprias de ano pré-eleitoral. Em recente pesquisa do Instituto Mark, de Cuiabá, sobre a sucessão em Barra do Garças, realizada neste final de março Beto Farias aparece com 25,7%, empatado tecnicamente com Eduardo Moura com 14,4%, Wanderlei Farias 13,5% e Adalto de Freitas com 12,6%.
Aos que pensam em ser candidatos é conveniente ficar de olho no item ‘rejeição’, um dos quesitos de qualquer pesquisa. Na do Instituo Mark o prefeito Wanderlei Farias lidera com 38,3% seguido de seu arquiinimigo, o comunista Zózimo Chaparral com 26,1%, Beto farias com 5,4% e Cândido Teles e Eduardo Moura com 1,8%.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário