terça-feira, 13 de agosto de 2013

Câmara ajusta site para garantir acesso ao Portal Transparência

BARRA DO GARÇAS | 13/08/2013 - 11:52

Câmara ajusta site para garantir acesso ao Portal Transparência

Francis Amorim, de Barra do Garças

-- Presidente da Câmara de Barra do Garças, vereador Miguelão
Presidente da Câmara de Barra do Garças, vereador Miguelão
  A Câmara de Barra do Garças pretende corrigir nos próximos dias uma falha que já vem sendo cometida em gestões desde a entrada em vigor da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por isso, vai disponibilizar ao cidadão o Portal da Transparência, instrumento que permite o acompanhamento dos processos de licitação, contratos, balanço anual, balancete mensal, LRF, concurso e as contas públicas.
   De acordo com o presidente da Casa, vereador Miguel Moreira da Silva, o Miguelão (PSD), o Portal da Transparência já deveria estar ativo há anos. Porém, somente agora é que as ações da Câmara estão sendo mostradas de forma transparente, ou seja, levando ao cidadão informações que antes ele não tinha acesso.
   "A primeira medida que tomamos assim que assumimos à presidência da Câmara foi construir um novo site e solicitar ao Tribunal de Contas a liberação do link do Serviço de Informação ao Cidadão, pois, por meio desse link, as pessoas poderão ter acesso as informações da Câmara. Já conseguimos essa liberação e agora estamos armazenando os dados que serão disponibilizados pelo site", explicou Miguelão.
   Além disso, Miguelão explica que terminais de computação de última geração foram adquiridos para a criação do bando de dados que irá subsidiar o cidadão na hora em que ele acessar o portal da Câmara. "Mesmo com menos recursos em relação a legislatura anterior, já que tivemos o acréscimos de cinco novas cadeiras na Casa, a Câmara de Barra do Garças hoje é um exemplo de como se faz as coisas com a devida clareza. As sessões já são transmitidas pela web e também pelo rádio. Isso nunca tinha acontecido", destaca.
   O presidente reconhece que o Portal da Transparência já deveria fornecer as informações que a lei determina, porém, afirma que o volume de dados que estão sendo armazenados requer tempo e envolve vários setores, como o contábil, jurídico, administrativo e técnico. "Mas, isso está sendo corrigido para que a lei seja cumprida, como é o nosso dever. Outro entrave que enfrentamos também foi a burocracia para que colocássemos o site no ar como ele deveria ser", ressalta.
Fonte: Rd News
http://www.rdnews.com.br/noticia/camara-ajusta-site-para-garantir-acesso-ao-portal-transparencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário