segunda-feira, 29 de julho de 2013

Barra do Garças descarta entrar em consórcio para fazer aterro

BARRA DO GARÇAS | 28/07/2013 - 13:20

Barra do Garças descarta entrar em consórcio para fazer aterro

Francis Amorim, de Barra do Garças


-- Prefeitura de Barra do Garças faz ajustes no aterro sanitário e descarta participar de consórcios
Prefeitura de Barra do Garças faz ajustes no aterro sanitário e descarta participar de consórcios
  Se depender da secretaria de Urbanismo e Paisagismo, Barra do Garças não participará dos consórcios de aterros sanitários que serão criados pelo governo para se adequar a nova política nacional de resíduos sólidos. A justificativa é simples: experiências malsucedidas. A cidade tem pago um preço muito alto ao integrar consórcios semelhantes, como o de saúde.
  Segundo o secretário de Urbanismo e Paisagismo, Lúcio Violin Junqueira, Barra do Garças não pode arcar com o ônus de outros municípios, diante das dificuldades encontradas para readequar o aterro sanitário para cumprir as exigências ambientais e, principalmente, do Ministério Público. “Encontramos o aterro sanitário sem condições adequadas para o depósito diário do lixo coletado na cidade. Por isso, várias medidas foram e ainda estão sendo tomadas”, reforça.
  Entre as ações, ele pondera que está sendo realizada a instalação de uma nova geo-membrana, abertura de uma nova vala e acondicionamento do lixo hospitalar. “Tudo o que estava irregular está sendo corrigido”, assevera.
  Além das adequações feitas no aterro local, a secretaria de Urbanismo destinou uma pá carregadeira para o trabalho de remoção do lixo exposto a céu aberto nos últimos anos e cobertura dos resíduos. “Com as medidas tomadas ainda teremos condições de manter o atual aterro sanitário por mais um ano a um ano e meio”. O secretário pontua que, justamente por isso, hoje não é vantajosa a participação de Barra do Garças num eventual consórcio.
  O assunto vem sendo debatido por meio de conferências regionais em cidades-pólo para discutir o projeto de implantação dos consórcios. As conferências regionais serão realizadas nas cidades de Juruena, Colíder, Lucas do Rio Verde e Canarana; Cáceres, Pontes e Lacerda, Portos dos Gaúchos e Tangará da Serra, Cuiabá e Campo Verde.
Fonte: Rd News
http://rdnews.com.br/noticia/barra-do-garcas-descarta-entrar-em-consorcio-para-fazer-aterro

Nenhum comentário:

Postar um comentário