sábado, 25 de agosto de 2012

Pesquisa KGM: Roberto Farias tem vantagem de 22 pontos contra o segundo colocado em Barra do Garças

CENÁRIO ELEITORAL
Pesquisa KGM: Roberto Farias tem vantagem de 22 pontos contra o segundo colocado em Barra do Garças
Este é o panorama traçado pelos números da pesquisa KGM de intenção de votos realizada entre os últimos dias 21 e 23 de agosto


RENÊ DIÓZ 

O candidato do PSD à Prefeitura de Barra do Garças, Roberto Farias, venceria a eleição municipal deste ano com 37,8% dos votos caso o pleito fosse hoje. Este é o panorama traçado pelos números da pesquisa KGM de intenção de votos realizada entre os últimos dias 21 e 23 de agosto com amostragem de 400 eleitores entrevistados da zona urbana.
Ainda de acordo com o levantamento estimulado, Farias estaria à frente da segunda colocada, a situacionista Andreia Santos (PR), com mais de 22 pontos percentuais. A postulante do mesmo partido do atual prefeito Wanderlei Farias, por sua vez, encontra-se tecnicamente empatada com os terceiro e quarto colocados, Daltinho (PMDB) e Ubaldino Rezende, o Badico (PDT), em virtude da margem de erro de cinco pontos percentuais da pesquisa. Na última colocação, o candidato do PTC, Fernando Lira, recebeu apenas 1,8% das intenções de voto.



KGM


Na amostragem espontânea (em que o entrevistador ainda não apresenta os nomes dos candidatos no pleito), chama atenção o número de indecisos em Barra do Garças: 37% não souberam ou simplesmente não responderam em quem votariam para prefeito da cidade se as eleições ocorressem hoje e 0,3% afirmaram não votar em ninguém. Em termos de colocação dos candidatos, o cenário basicamente prenuncia o descrito pelo levantamento estimulado.

KGM

APOSTAS
Preferências à parte, de qualquer maneira o eleitorado de Barra do Garças acredita mesmo que Roberto Farias deve se sagrar vencedor do processo eleitoral. Quando perguntados quem acreditavam que ganharia a cadeira na Prefeitura, independente da escolha pessoal, 54,3% dos eleitores entrevistados apontaram o nome do postulante do PSD.

KGM

REJEIÇÃO
Já quem deve trabalhar mais para reverter a rejeição por parte do eleitorado é a republicana Andreia Santos. O nome dela foi mencionado por 25,5% do eleitorado quando perguntados em quem não votariam de modo algum.

KGM

Atrás dela, o segundo colocado em rejeição é Daltinho, seguido por Badico e Roberto Farias. Último em intenções de voto, Fernando Lira também figura como o menos rejeitado, com índice de apenas 4,5%. Por outro lado, pesa o fato de que 22,8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder a pergunta sobre rejeição.
AVALIAÇÃO
A KGM também avaliou a percepção do eleitorado quanto ao desempenho do atual prefeito Wanderlei Farias, o qual por pouco não sai com uma avaliação negativa. A gestão foi aprovada por 49,8% dos eleitores (a desaprovação ficou em 46,5%).

KGM

Uma análise mais minuciosa por parte do eleitorado revela que 45,5% acham a performance de Wanderlei boa e outros 6,5%, ótima. Do lado negativo, 26% classificam como ruim a atual gestão municipal e outros 18,8% classificam como péssima.
Já em relação às gestões estadual e federal, o eleitorado se mostra mais claramente satisfeito. O exercício do mandato do governador Silval Barbosa (PMDB) é visto como bom por 38,3% dos entrevistados. Já a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) é boa segundo 60% dos eleitores.

KGM
KGM

A PESQUISA
O levantamento da KGM foi realizado com entrevistados da zona urbana e rural de Barra do Garças de forma quantitativa, com técnica de survey com questionário estruturado. Foram realizadas 400 entrevistas. Pouco mais da metade dos eleitores consultados é do sexo feminino. A maior parte, 23,3%, tem entre 45 e 59 anos de idade. A escolaridade de 38,3% vai até o segundo grau e 62,5% das pessoas ouvidas pelo instituto têm renda mensal de um a quatro salários mínimos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o número MT-00134/2012.
Fonte: Hiper Notícias
http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=169&cid=17774

Nenhum comentário:

Postar um comentário