quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Deputado do PMDB defende julgamento do TCE sobre atraso nas obras da Copa


Deputado do PMDB defende julgamento do TCE sobre atraso nas obras da Copa



Foto: Arquivo/Olhar Direto
O deputado Adalto de Freitas quer mais fiscalização nas ações do Governo para a Copa 2014
O deputado Adalto de Freitas quer mais fiscalização nas ações do Governo para a Copa 2014
“Cabe à Casa de Leis fiscalizar o governo e defender os interesses da coletividade”. Com essa declaração, o deputado Adalto de Freitas (PMDB) que faz parte da base do governo na Assembleia Legislativa, surpreendeu e defendeu o posicionamento do Tribunal de Contas (TCE) sobre o atraso nas obras da Copa do Mundo em Cuiabá. O deputado ocupou a tribuna na sessão da manhã desta quinta-feira para afirmar que vai passar a fiscalizar as ações do Governo (responsável pelas obras) e conclamou os demais deputados a exercerem o papel para o qual foram eleitos.

De acordo com Adalto de Freitas, o relatório publicado pelo TCE que aponta atrasos em 22 das 24 obras do Mundial em Cuiabá deixou a todos em alerta. “São fatos relevantes que não podemos ignorar. Cabe a nós deputados o papel de fiscalizar e agir no sentido de cobrar providências”, afirma o parlamentar que, embora seja do mesmo partido do governador Silval Barbosa, promete ser rigoroso. “As obrigações da Casa não podem ser relegadas por jogo de interesses políticos. A Assembleia não pode se abdicar de suas obrigações”, argumenta.

A preocupação do deputado Adalto de Freitas é de que o Estado não dê conta de concluir as obras a tempo da Copa 2014. “O TCE deu um passo à frente assumindo a responsabilidade de fiscalizar as obras. E o TCE é um órgão assessor da Assembleia. Também temos esse dever”, disse o parlamentar observando que “Mato Grosso é o segundo pior Estado do país em índice de transparência, segundo dados da Associação Contas Abertas. Não podemos apoiar o obscurantismo”, ressalta, frisando que “o Governo fica prestigiando alguns e a maioria sendo empurrada com a barriga”. Para o deputado, o Governo criou uma falácia de desenvolvimentismo que estaria levando o Estado a uma encruzilhada. “Não exitarei de denunciar erros”, avisou.

Na defesa – Por outro lado, o deputado Romoaldo Júnior (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, tratou de sair em defesa do chefe do Executivo, desmentindo o relatório do TCE. “A Fifa reconhece que a Arena Pantanal está 62% concluída e mandou 45 profissionais a Cuiabá para fazer o acompanhamento da obra. A própria Fifa concorda com esses números. O TCE se enganou, errou e pagou feio”, disse Romoaldo, sobre a projeção de 37% de conclusão da obra feita pelo tribunal.

Segundo Romoaldo Júnior, o Governo está trabalhando muito para cumprir suas obrigações com a Fifa e para entregar Cuiabá com um legado extraordinário. “Tudo o que foi pactuado junto à Fifa será cumprido. O governador Silval Barbosa está cumprindo muito bem sua missão”, enfatizou, lembrando que a Assembleia conta com uma comissão de acompanhamento da Copa que vem realizando a tarefa de fiscalizar. No entanto, essa comissão que tem uma sala na AL, não tem realizado atividades nos últimos meses.

Sobre as acusações de endividamento do governo, Romoaldo afirmou que “nenhum estado busca levantar recursos sem aval do Tesouro Nacional. “E Silval tem conseguido”.

O deputado Pedro Satélite (PSD) também tomou as dores pelo Governo. “Cuiabá levaria 40 anos para conseguir esses investimentos, se não fosse a Copa. O Governo tem mostrado competência para essas obras saírem do papel. O mais difícil é pegar no chifre do boi e fazer. Nesse ponto, o Silval está de parabéns”, assinalou.
Fonte: Olhar Direto
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Deputado_do_PMDB_defende_julgamento_do_TCE_sobre_atraso_nas_obras_da_Copa&id=304924

Nenhum comentário:

Postar um comentário