domingo, 7 de agosto de 2011

MPE aciona prefeito e ex-prefeito por irregularidades no aterro sanitário

Ex-Prefeito Chaparral e Wanderlei Farias podem ter os direitos políticos suspensos





 
Por ANDRÉIA SVERSUT
Sexta, 05 de agosto de 2011, 14h13 Site Ministério Público de MT

      
  O Ministério Público Estadual (MPE) propôs ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito e o ex-prefeito do município de Barra do Garças, Zózimo Wellington Chaparral Ferreira e Wanderlei Farias Santos, respectivamente, por irregularidades no aterro sanitário da cidade. O MPE requer a perda da função pública do atual prefeito, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos e pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração recebida pelos gestores públicos. A ação foi proposta, nesta quinta-feira (04.08), pelos promotores de Justiça Carla Marques Salati e Marcos Brant Gambier Costa.
   Na ação, os promotores informaram que, desde 2007, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vem apurando uma série de irregularidades na área em que é depositado o lixo urbano e hospitalar da cidade, que está localizado na MT-100. “Durante todo o mandato do ex-prefeito a legislação ambiental foi dolosamente descumprida, na medida em que, mesmo depois de notificado pelas gravíssimas irregularidades, o ex-gestor omitiu-se no dever de praticar ato de ofício a seu cargo, violando, ainda, sua conduta omissiva, o princípio da legalidade”, consta em um dos trechos da ação.
   Segundo o promotor Marcos Brant, os últimos relatórios da Sema constataram que as irregularidades continuaram ocorrendo nos anos seguintes ao término do mandato do ex-prefeito e prosseguindo no mandato do atual gestor. “A operação do aterro sanitário já estava em desacordo com a Licença de Operação obtida em 2006 e vencida no final de 2008. Entretanto, de 2009 pra cá, a situação se agravou consideravelmente devido à falta de controle total do lixo depositado, cujo empreendimento potencialmente poluidor vem operando sem licenciamento ambiental”, afirmou ele.
  O MP também ressaltou que, os resíduos sólidos do lixão são depositados sem qualquer controle e, embora seja separado lixo urbano e lixo hospitalar, degradam o meio ambiente, pois são acondicionados de forma irregular. “A inércia do gestor público em realizar manutenção no aterro sanitário, acabou por transformá-lo em um depósito de lixo a céu aberto, gerando contaminação das águas da região, além da exposição criminosa de famílias inteiras que dependem da coleta do lixo à situação degradante, humilhante mesmo, trabalhando de forma precária, sem qualquer proteção contra doenças e acidentes”.
   Para o Ministério Público, os dois requeridos tiveram comportamentos ilícitos, atentando contra os princípios da administração pública, violando os deveres de lealdade e legalidade e ferindo as disposições do artigo 11 da Lei Federal nº 8.429/92, que dispõe sobre os atos de Improbidade Administrativa. “O primeiro requerido infringiu a legislação ambiental mesmo estando o município munido de Licença de Operação até agosto de 2008; ao passo que o segundo manteve funcionado, sem a devida licença, o aterro sanitário que transformou-se em lixão a céu aberto”, destacou o promotor.


Site: Ministério Público
http://www.mp.mt.gov.br/conteudo.php?sid=58&cid=53830

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Farias só atende a 3 da equipe e vai 2 vezes por mês à prefeitura

Prefeito Wanderlei Farias(PR), envolvido em diversos processos na cidade.
Fonte RD News

http://www.rdnews.com.br/blog/post/farias-so-atende-a-3-da-equipe-e-vai-2-vezes-por-mes-a-prefeitura

     O prefeito de Barra do Garças, cidade-pólo do Araguaia, Wanderlei Farias, é um caso raro de político que se mantém em cargo eletivo, mesmo sendo considerado antipático, de difícil acesso e que só comparece à sede da prefeitura entre uma e duas vezes por mês. Despacha de sua residência, uma mansão que compreende todo quarteirão, na encosta da Serra Azul, no Jardim Amazônia. O imóvel está avaliado em R$ 3,2 milhões.
   Dos 11 secretários, somente três despacham com o prefeito Wanderlei, chamado de coronel político do Araguaia, sendo eles a sua própria esposa, primeira-dama e secretária de Ação Social Laura Beatriz; a chefe de Gabinete Yolanda Correa; e Edmar Júnior, um dos procuradores do município.
   Wanderlei está no terceiro mandato. Começou na vida pública em 1991, como secretário de Saúde do então primo e prefeito Wilmar Peres de Farias (já falecido). Depois de ter se tornado prefeito com apoio de Wilmar, Wanderlei rompeu com o primo. Hoje, a família segue rachada. O filho de Wilmar, empresário Roberto Farias, por exemplo, sonha com candidatura a prefeito para o próximo ano pelo bloco de oposição.
   Wanderlei é um político desconfiado. Ele alegou para alguns secretários que prefere manter contatos restritos para não perder tempo em reuniões. Evita conceder entrevistas, ser fotografado e não está nem aí para a cúpula regional do seu partido, o PR. Dos dirigentes, somente o deputado federal Wellington Fagundes, que comanda o PR no Estado, tem contato com o prefeito. É que ambos possuem afinidade política e amarrações com emendas parlamentares.
   Na Câmara Municipal, dos 10 vereadores, somente três fazem oposição: Sávio Carvalho (PDT), Miguel Moreira, o Miguelão (PTB), e Odorico Kiko (PT). Isolados, os adversários não conseguem respaldo para fiscalizar os atos do Executivo e muito menos apoio popular porque praticamente toda a imprensa local é dominada por Wanderlei.
    Mas, afinal, qual a estratégia do prefeito que, mesmo sendo carimbado como antipático, está no terceiro mandato? A oposição assegura que ele age forte nos bastidores durante a campanha eleitoral, com montagem de grande estrutura, tornando a disputa desigual. Com discurso populista, lançando promessas e se intitulando "tocador de obras", acaba "conquistando" apoio das massas. Na Justiça, enfrenta denúncias de abuso de poder econômico.
    E, assim, segue Barra do Garças, com 63  anos de emancipação política-administrativa e cerca de 55 mil habitantes, administrada por um coronel político que aprendeu que só deve se aproximar do povão em época de campanha.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Condenados, os primos Farias não podem disputar em Barra do Garças

Primos e adversários Roberto Farias (PSD) e Wanderlei Farias (PR) estão inelegíveis por condenação no TJ e TCU
         Fonte: 24 horas News
Pela primeira vez nos últimos 40 anos os Farias podem ficar de fora das eleições em Barra do Garças. Tanto o prefeito Wanderlei Farias (PR), que está no terceiro mandato, mas não consecutivo, quanto o seu primo e empresário Roberto Farias, que está trocando o PP pelo PSD, se encontram hoje na condição de inelegíveis. Na prática, se a eleição fosse hoje eles estariam impedidos de disputá-la.
    Wanderlei teve a prestação de contas sobre construção do córrego Voadeira reprovada pelo TCU em 26 de junho deste ano. A obra de revitalização fora feita em 2002. A rejeição das contas foi por unanimidade do colegiado. Cabe recurso. Enquanto não reverter a situação, o prefeito republicano, um dos coronéis políticos da região do Araguaia, entra no rol dos fichas-sujas, pois está condenado. A Lei da Ficha Limpa passa a valer para as eleições do próximo ano, o que impede políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos de ser candidatos.
     O que complica Roberto Farias, adversário político de Wanderlei, mesmo sendo primos, é a condenação a 3 anos de inelegibilidade. Em julgamento no mês passado, o Tribunal de Justiça o puniu por abuso de poder econômico praticado nas eleições do ano passado, quando foi candidato a deputado federal, tanto que seus votos ficaram sub judice e só foram incluídos como válidos após a decisão do Supremo Tribunal Federal de postergar a entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012.
     Sem os Farias, o caminho rumo à prefeitura fica mais curto para ser percorrido por outros possíveis candidatos, como o ex-deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), pelo advogado Sandro Sargin (sem partido), presidente da subseção da OAB, e pelo sobrinho do prefeito Wanderlei, vereador Júlio César (PSDB).

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pesquisa GRUPO 3ª VIA. Em Torixoréu-MT, foram declarados inelegíveis pelas irregularidades nas prestações de contas.E ex-gestores na lista dos condenados ilícitos administrativos pelo TCU por Corrupção.

Grupo  3ª VIA  representado pelo pré-candidato a prefeito Sandro Saggin vindo do município de Torixoréu-MT. Recentemente  transferiu seu título de eleitor para cidade de Barra do Garças-MT. Visando disputar o cenário político local.

Pesquisa sobre o Grupo 3ª Via


Continuando a pesquisar sobre a 3ª  Via (terceira via) que se apresenta a nós, moradores de Barra do Garças-MT, seu pré candidato a prefeito "SANDRO SAGGIN" descobrimos que a  escola política que esta terceira via teve, não nós deixa muito animado. A terceira Via  em Torixoréu-MT,  foram declarados inelegíveis pelas irregularidades nas prestações de contas do município. Os ex-prefeitos Lincon Heimar Saggin e Olinda Costa Saggin ambos estão listados na ficha suja do estado de MT e em outros órgãos conhecidos como o Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal Superior Eleitoral(TSE) e Tribunal Regional Eleitoral(TRE). Bem como acionados na lista CADICON- que tem por objetivo padronizar e tornar acessíveis aos cidadãos informações sobre condenações por ilícitos administrativos. Já  Sandro Saggin no qual fazia parte das defesas da família  Saggin no município está respondendo ação por irregularidades nas prestações de contas no Tribunal Regional Federal(TRF) 1ª Região além das denúncias e investigações- fraudes em licitações das casas populares em Araguaiana-MT e estelionato por venda irregular da rede LFG.

FONTE:

MT tem 159 ex-gestores na lista dos inelegíveis do Tribunal de Contas
Hebert Almeida
Redação 24 Horas News




Pelo menos 159 gestores públicos, a grande maioria ex-prefeitos,  não poderão se candidatar nas eleições de 2010 em Mato Grosso por serem considerados “ficha suja” pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Esse número pode aumentar consideravelmente se o critério for aplicado também pelo Tribunal de Contas do Estado. A lista com os nomes dos  gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo TCU foi divulgada nesta segunda-feira com a entrega da relação ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski.
De acordo com o TCU, a declaração de inelegibilidade desses gestores é competência exclusiva da Justiça Eleitoral. A lista será atualizada até 31 de dezembro de 2010, levando em conta recursos cabíveis, interpostos em tempo hábil, com efeito suspensivo, e inclusões de novos nomes, em razão de condenações após a remessa da primeira relação.
Entre os 159 listados, alguns nomes são conhecidos.
O presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, acredita que o número subiu devido a uma maior agilidade do tribunal para julgar. “Até o dia 31 de dezembro deste ano julgaremos todos os processos até 2009 que não estejam em grau de recurso. Isso pode ter colaborado esse aumento vertiginoso do número de pessoas que podem ser inelegíveis” - afirma.


Veja a lista
1. Ademir Macorin da Silva
2. Advan Alves Diniz
3. Alcenor Alves de Souza
4. Aloísio Coelho de Barros
5. Alter Alves Ferraz
6. Alzira Araújo Menezes Catunda
7. Angelim José Foquesatto
8. Antônio Didonet
9. Antônio João de Barros Neto
10. Antônio Tintino Calado
11. Aparecido Briante
12. Argeu Fogliatto
13. Arthur Sebastião Bastos Jorge
14. Ataíde Arruda de Figueiredo
15. Ataide Nascimento Barroso
16. Aurino Rodrigues da Silva
17. Aurysandra Cebalho de Barros
18. Beatriz Helena Canavarros Monaco.
19. Boleslau Dziachan
20. Braz Pereira da Silva
21. Carlos Alberto dos Santos
22. Carlos Batista da Silva
23. Carlos Pirota Neto
24. Carlúcio de Freitas Borges
25. Célia Nascimento Barrozo
26. Ciderval Carvalho de Azevedo
27. Ciro Siqueira Gonçalves Sobrinho
28. Cláudio Antonio Marques Jesus
29. Cláudio César Gottfried dos Santos
30. Cleomenes Neres Costa
31. Clóvis José de Siqueira
32. Dante Santullo Júnior
33. Décio Cipriano Maniçoba
34. Delcindo Mendes da Fonseca
35. Delsuc Davi
36. Demilson Nogueira Moreira
37. Deusimar Carmo Candido
38. Devair Valim de Melo
39. Edigar Laurindo da Silva
40. Edilson Lucas Cândido
41. Edson Gonçalves
42. Edson José da Costa
43. Eduardo José Gil do Amaral
44. Eduardo Sortica de Lima
45. Eliseu dos Santos Neto
46. Elmo dos Santos Bertinetti
47. Elvio Oliveira de Jesus
48. Elza Bispo de Oliveira
49. Fernando Luiz de Carvalho
50. Flaviana de Oliveira Ribeiro Rodrigues
51. Francisco Campos de Oliveira
52. Francisco de Assis Tenório
53. Francisco dos Santos Magalhães
54. Francisco Otaviano Oliveira Fontes
55. Genival Oliveira de Souza
56. Geovane Marchetto
57. Geraldo Eustáquio de Carvalho
58. Gilberto Luiz Bernardes
59. Gilmar Aparecido Passarini
60. Gilmar de Souza Matos
61. Gilsane de Arruda e Silva Tomaz
62. Gilson Ambrósio
63. Gilton Andrade Santos
64. Hélio Vitorino Silva
65. Irineu de Araújo
66. Irineu de Araújo
67. Iron Marques Parreira
68. Jaime Luiz Muraro
69. Jamil Boutros Nadaf
70. Jean Martins e Silva Nunes
71. Joamir Fontes da Silva
72. João Batista de Almeida
73. João Bento Neto
74. João Lourençon Bertinetti
75. Joaquim Matias Valadão
76. Jonas Corrêa da Costa
77. José Alves de Oliveira
78. José Antônio de Almeida
79. José Antônio Mesquita
80. José Carlos Balbo
81. José Carlos do Nascimento
82. José Ferreira Leite
83. José Gonçalves Filho
84. José Marcelino Barbosa
85. José Meireles
86. Leandro Alves Feitosa
87. Leonísio Lemos Melo Júnior
88. Levino Heller
89. Liana Postal
90. Lincoln Heimar Saggin
91. Lionídio Benedito Das Chagas
92. Louri Ceron Bertinetti
93. Luiz Carlos Alves da Cruz
94. Luiz Carlos Cavalcante de Albuquerque
95. Luiz Carlos de Menezes Póvoa
96. Luiz Carlos Machado
97. Luiz Roberto da Fonseca
98. Luiz Vicente de Arruda Falcão
99. Marcelo de Oliveira e Silva
100. Marcos Amorim da Silva
101. Maria Aparecida Pardinho Formigoni
102. Marines Gaviolli
103. Mário Lemos de Almeida
104. Mário Silvério de Oliveira
105. Mário Takehiko Issaka
106. Maurício Hasenclever Borges
107. Mauro Sérgio Pereira de Assis
108. Miguel Milhomem dos Santos
109. Milton Gonçalves da Silva
110. Milton Jose Toniazzo
111. Milton Otani Nepomuceno
112. Mônica de Campos Moraes Frias
113. Munil da Silva Taques
114. Natal da Silva Rego
115. Natanael Matos Nascimento
116. Nelson Guedes
117. Névio Lorenzet
118. Nicanor Freires dos Santos
119. Nilson Pereira Lima
120. Odete Lopes de Brito
121. Olacil Paulo da Silva
122. Olinda Costa Saggin
123. Osmari Cezar de Azevedo
124. Osvaldo Roberto Sobrinho
125. Otaviano Cordeiro Barroso
126. Paulo Afonso Pereira Inez de Almeida
127. Paulo Rogério Rocha Bertholdo de Souza
128. Pedro Alves da Silva
129. Pedro Jamil Nadaf
130. Pedro Paulo Pereira
131. Pedro Pereira de Oliveira
132. Pedro Reindel Fonseca
133. Pedro Simon Barbosa
134. Raimundo Barroso Rodrigues
135. Raimundo José de Oliveira
136. Reginaldo Cezário Corrêa
137. Reginaldo Honorato Amorim
138. Reginaldo Santos
139. Reginaldo Sérgio Martins de Menezes
140. Reinaldo Botelho
141. Renildes Duarte Varjão
142. Roberto França Auad
143. Robson Luiz Soares da Silva
144. Rômulo Fontenelle Morbach
145. Sebastião Antônio da Costa
146. Sebastião Caetano de Freitas
147. Sebastião Carlos Toledo
148. Sebastião Moreira da Silva
149. Sebastião Moreira dos Santos
150. Serafim Domingues Lanzieri
151. Sérgio Navarro Vieira
152. Tales Magno Garcia
153. Vandir Osmar Vaz Guimarães
154. Varley Lopo da Costa
155. Walterly Ribeiro da Silva
156. Walter Miranda da Fonseca
157. Walter Vieira de Souza
158. Yolanda de Góis
159. Zilda Maria de Bona Sartori Stangherlim



Fonte do Site:
24h News publicou 

http://www.24horasnews.com.br/index.php?tipo=ler&mat=332493


Pesquisas sobre o Grupo Saggin Município de Torixoréu-MT

SITES OFICIAS PÚBLICOS: STE, CGU, TCU, TRF, MPF, TRE, CADICON,   

1)TCU CONDENA SAGGIN DESVIO DE RECURSOS: CENTRO DE GERAÇÃO DE RENDA E CONSTRUÇÃO MERCADO DO PRODUTOR.
http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/detalhes_noticias?noticia=623551
2)TCU E CPI COMPROVAM DESVIO DE RECURSOS PÚBLICO NA FUNASA(FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE)
https://contas.tcu.gov.br/juris/SvlHighLight?key=ACORDAO-LEGADO-51250&texto=6f6c696e64612b636f7374612b73616767696e&sort=&ordem=&bases=ATO-PESSOAL;ACORDAO-LEGADO;DECISAO-LEGADO;RELACAO-LEGADO;PROCESSO-EXTERNO;NORMATIVOS;PORTAL-PUBLICO;SIDOC;ACORDAO-RELACAO-LEGADO;ATA-SAGAS;&highlight=6f6c696e64612b636f7374612b73616767696e
3)MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL-MPF RESULTA EM AÇÃO NO DIA INTERNACIONAL CONTRA CORRUPÇÃO-
SAGGINhttp://www.prmt.mpf.gov.br/downloads/Mobilizacao%20do%20MPF%20resulta%20em%2050%20novas%20acoes%20contra%20corrupcao.pdf
4)TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL-TRF 1º REGIÃO- DESVIO DE RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO-FNDE
*
  http://www.trf1.jus.br/Processos/ProcessosTRF/ctrf1proc/ctrf1proc.php?tipoCon=2&proc=76212119984013600&proci=0007621-21.1998.4.01.3600&setor
http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?proc=199836000076263&secao=3600 

5)EX-PREFEITOS SAGGIN'S CADASTRO CONDENADOS POR ILÍCITOS ADMINISTRATIVOS(CADICON)
https://contas.tcu.gov.br/adp/Web/busca/cadicon.jsp?maxresults=20&query=SAGGIN
6)TRE RECEBE LISTA DOS FICHAS SUJAS- EX-PREFEITOS SAGGIN'S
http://www.agenciadanoticia.com.br/noticias/geral/28150316/MT%20tem%20159%20ex-gestores%20na%20lista%20dos%20ineleg%C3%ADveis%20dois%20deles%20s%C3%A3o%20de%20Confresa
7)LISTA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO-CONTAS IRREGULARES
www.tce.mt.gov.br/conteudo/download/id/18844

8)ADVOGADO SAGGIN TRANSFERE TÍTULO E PRETENDE DISPUTAR AS ELEIÇÕES EM BARRA DO GARÇAS-MT
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=189481&todosComentarios=true
9)ADVOGADO SAGGIN PODERÁ SER CANDIDATO À PREFEITO
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Advogado_podera_ser_candidato_a_prefeito&id=180928

10)MATÉRIA EXCLUSIVA NA TV "DENÚNCIAS FRAUDES EM LICITAÇÕES CASAS POPULARES ARAGUAIANA-MT"
http://www.youtube.com/user/netbrasiltv11)ADVOGADO E PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO É ACUSADO DE FORJAR LICITAÇÃO
http://bbnews.com.br/?p=12198
11)MINISTÉRIO PÚBLICO IRÁ INVESTIGAR INDÍCIOS DE FRAUDES EM LICITAÇÕES
http://www.semana7.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=187%3Aoposicao-denuncia-indicios-de-fraude-e-administracao-fica-sob-suspeita&catid=28%3Ajustica&Itemid=137
12)BRAT VAI PEDIR AFASTAMENTO DE SANDRO SAGGIN
http://www.semana7.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=340&catid=31&Itemid=136
13) SANDRO SAGGIN É ACUSADO DE ESTELIONATO-LFG TERIA SIDO VENDIDA DE FORMA IRREGULAR
http://araguaiahoje.com.br/?p=2169
14) SAGGIN TENTA TRANCAMENTO DE INQUÉRITO POLICIAL, MAS HABEAS CORPUS COM PEDIDO DE LIMINAR É NEGADO
http://araguaiahoje.com.br/?p=2318
15) Ex-PREFEITO SAGGIN É CONDENADO A RESSACIR MUNICÍPIO EM R$57 MIL
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=24&cid=129311

Ex-prefeito Saggin é condenado a ressarcir município em R$ 57 mil



MATÉRIA EXCLUSIVA NA TV 

1)DENÚNCIA FRAUDE EM LICITAÇÃO
http://www.youtube.com/user/netbrasiltv

2)ADVOGADOS PEDEM RENÚNCIA DE SANDRO SAGGIN OAB-BG

http://www.youtube.com/channel/UC2eS7Ifkpl2JSnE-QgX5uEg




Aí, me digam , será esta terceira via que vem chegando na Cidade de Barra do Garças com seu pré-candidato a prefeito do grupo "SAGGIN" tem  boas experiências e antecedências na Política da região do Araguaia? Não irão fazer o mesmo que fizeram em Torixoréu-MT como os vários desvios do dinheiro público da união? Todos nos Barragarcense, gostaria de saber quem sãos seus verdadeiros investidores do Grupo Saggin. Como recentemente compraram Faculdade Catedral, Faculdade Anhaguera, Esud, Inviolavel, LL Construções etc. Será que temos Políticos Corruptos no Cenário de Mato Grosso como investidores em seus negócios?Mesmo sabendo que existe várias ações no Tribunal de Justiça de Mato Grosso(TJ/MT) de ações conjuntas com  o ex-deputado Humberto Bosaipo. Este respondendo por denúncias de formação de quadrilha, peculato, improbidades administrativas juntamente com o ex-bicheiro Jõao Arcanjo.

REDES SOCIAIS

FacebookTwitterYoutubeBloggerFurl