segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tabuleiro Político de Barra do Garças-MT


Imprimir
30
ABR

ALENCAR SOARES MOVIMENTA O TABULEIRO POLÍTICO DE BARRA DO GARÇAS

Escrito por CHOCOLATE.
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Senhoras e senhores façam suas apostas, pois o tabuleiro político de Barra do Garças esta se definindo e com a proximidade das convenções, os pré-candidatos se movimentam nas articulações em busca de apoio e na formação de coligações.
A novidade neste início de maio é a pré-candidatura ao executivo, do ex-conselheiro Alencar Soares, que volta a vida pública depois de ter disputado a prefeitura em 1992 e 1996 (perdeu para os primos Wilmar Peres e Wanderlei Farias, respectivamente) e ter exercido o cargo de deputado estadual por dois mandatos (1998-2002 e 2002-2006).
Alencar Soares (PSD?) – Segundo os meus pássaros apuraram, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, deverá se desligar do órgão na próxima quinta-feira (3), e logo após reunir a imprensa para uma entrevista coletiva, onde oficialmente, estará anunciando a sua intenção de disputar a prefeitura de Barra do Garças. Alencar, deverá mesmo aportar no PSD, haja vista, Roberto Farias está inelegível pelo TRE e aguarda liminar (que pelo visto não sairá tão cedo) do TSE. O prazo de quinze dias pedido por Beto para abrir mão da vaga, se expira neste próximo final de semana. Alencar anunciou que já foi procurado por outros partidos, mas a preferência é pelo PSD que tem seu filho Leandro Soares na presidência do diretório municipal. O prazo para ele pedir a sua descompatibilização do Tribunal, assinar a ficha em alguma agremiação partidária e anunciar a candidatura, encerra-se no dia 7 do mês de junho.
Roberto Farias (PSD) - O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso cassou o diploma de suplente de deputado federal de Roberto Ângelo Farias e declarou sua inelegibilidade por três anos, acusando-o de abuso de poder econômico e utilização indevida de veículos de comunicação nas eleições de 2010 quando foi candidato e saiu derrotado das urnas pelo (PP).
A medida do TRE contra Roberto Farias, foi votada em 14 de julho de 2011. A medida ainda cabe recurso e atualmente ele recorre ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), embora a decisão que por enquanto o deixa fora da corrida eleitoral do próximo ano, foi unanimidade dos desembargadores, o que torna difícil a obtenção de um parecer favorável a sua pessoa.
A ação contra Roberto Farias foi impetrada pelo advogado Cândido Teles (PSB) que nas eleições do ano passado foi candidato ao parlamento mato-grossense sem, contudo, obter êxito.
Em conversa com Alencar Soares na semana próxima passada, Beto pediu um prazo de 15 dias para, em caso de não conseguir uma liminar junto ao TSE, abrir mão da vaga em prol do ex-conselheiro do TCE. Á partir daí, Alencar deverá começar conversações com outros partidos visando compor uma coligação forte para a disputa do pleito, mesmo porque, o PSD não dispõe, por enquanto, de tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Daltinho (PMDB) – Vem se confirmando no grande nome da oposição para as próximas eleições. Com a união dos partidos ligados ao prefeito e a inclusão neste pacote de PPS e PDT, Daltinho caminha no rumo certo para liderar a oposição na corrida sucessória, tendo no advogado Sandro Saggin (PSB), uma pedra em seu caminho. A conversa no sentido de somarem forças na composição do grupo de oposição, parece o melhor caminho a ser seguido.
Daltinho deve contar com o apoio do PT e PC do B nestas eleições. A professora Fátima Aparecida Resende, adjunta na Seduc, é o nome mais cotado para ser candidata a vice-prefeita em sua chapa.
Sandro Saggin (PSB) – O advogado e presidente da OAB Sub-Seção de Barra do Garças, foi o primeiro a lançar pré-candidatura e depois de uma luta travada com Eduardo Moura (PPS), visando cooptar apoio do Movimento Mato Grosso Muito Mais, viu caminho livre após desistência de Moura, de disputar o pleito nas eleições de outubro. Apesar do anúncio de pré-candidatura do empresário e funcionário do Ibama, Ubaldino Resende, pelo PDT, Saggin acredita na manutenção de apoio do movimento em prol do seu nome e tem mantido conversações neste sentido com os líderes do PDT e PPS.
Sandro Saggin têm se reunido com várias lideranças partidárias e populares visando a corrida eleitoral de 7 de outubro e assim como Daltinho, tem se consolidado em um dos nomes de oposição em Barra do Garças. Denúncias apresentadas contra ele e seu pai Linconn Saggin, poderá se tornar um empecilho para viabilizar seu nome na disputa. Se consolidar sua candidatura após as convenções, Sandro Saggin poderá ser o fiel da balança na corrida sucessória de Wanderlei Farias.
Wanderlei Farias (PR) – Segundo informações, o prefeito tem dito em alto e bom som a amigos mais próximos, de que não será candidato a reeleição. Tanto seria verdade que deixou caminho livre para seus apadrinhados políticos, Julio César (presidente da Câmara Municipal) e Andrea Santos (sobrinha e vereadora), lançarem seus nomes visando a disputa do pleito. Meus pássaros, no entanto, não acreditam nesta versão e se o alcaide não for impedido por mau uso do recurso público pelo Tribunal de Contas da União estará a salvo, caso consiga a suspensão ou nulidade do processo pelo Poder Judiciário e deverá encarar a reeleição no crepúsculo da disputa.É engraçado! O prefeito diz aos mais próximos que não será candidato, mas não disse isso em público. Por que será? Em assim sendo, Wanderlei poderá encarar Daltinho num verdadeiro duelo de Titãs, podendo até aparecer um terceiro nome entre os dois, como o ocorrido em 2008, quando Maria do Mercado “apareceu do nada” e disputou a eleição(????).
Julio Cesar (PSDB) – O vereador e presidente da Câmara Municipal, trava uma disputa interna com sua colega de parlamento, Andrea Santos, pelo apoio do prefeito, caso este não seja candidato a reeleição. Ambos se juntaram e conseguiram a priori, unificar os partidos de situação, com exceção do DEM, que não sabe se vai ou se fica, para ver quem chega melhor nas convenções partidárias. A novidade na última semana ficou por conta do empresário Ubaldino Resende, que se juntou aos dois primeiros pela disputa do apoio do alcaide. Segundo ficamos sabendo, serão realizadas algumas prévias nos próximos dias e aquele que se sobressair melhor, será o candidato de consenso. Será?
Andréa Santos (PR) – A vereadora está em situação complicada, pois com o lançamento da pré-candidatura de Alencar Soares,a mesma vê o seu projeto ruir, haja vista, não irá para uma disputa interna enfrentando o próprio sogro. Pelo visto sua pré-candidatura já nasceu morta e deixa caminho livre para Julio Cesár e Ubaldino Resende disputarem o “afeto” do alcaide.
Ubaldino Resende (PDT) – Este já ficou conhecido na política local como “homem track”, pois em época de eleição sempre faz balão de ensaio em lançar candidatura e na hora do “vamos ver” acaba se retraindo e pulando fora. Desta feita, afirma categoricamente que será candidato a prefeito e sonha em contar com o apoio do prefeito. Já se reuniu com o grupo de sustentação ao alcaide e deverá disputar uma prévia com Julio César e Andrea para saber quem será o candidato do grupo. Com a desistência de Eduardo Moura, Badico viu o caminho livre, mas segundo meus pássaros informaram, o presidente do Sindicato Rural, Rodrigo Raggioto se assanhou e pode entrar na parada. Raggioto é filiado ao PDT de Badico e pode derramar água no chopp. Vamos ver se desta feita, Badico põe fim a fama de “pipoqueiro” e encare a disputa na condição de candidato a prefeito.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PT-PMDB: PROFESSORA FÁTIMA DEVERÁ SER VICE PREFEITA NA CHAPA DE DALTINHO


Imprimir
25
ABR

PT-PMDB: PROFESSORA FÁTIMA DEVERÁ SER VICE PREFEITA NA CHAPA DE DALTINHO

Escrito por CHOCOLATE.
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
 fatima daltinho
O PT, que conta com o tempo de quase 4 minutos no horário da propaganda eleitoral gratuita, tem sido enamorado pelas demais siglas para compor futuras coligações entretanto deverá mesmo compor com o PMDB nas eleições 2012, em coligação que visa a sucessão municipal em Barra do Garças.
No sábado próximo passado, dirigentes e militantes do partido se reuniram na sede do Sintep, para definir os rumos a serem tomados na próxima eleição, e a coligação com o PMDB está bem avançada.
O vereador Odorico Ferreira (Prof. Kiko), em entrevista ao Chocolate News, informou que as conversações com o PMDB (que tem o deputado Daltinho como pré-candidato a prefeito) estão bastante adiantadas, tanto é verdade, que os dirigentes petistas apresentaram alguns nomes ao deputado peemedebista, para o cargo de vice-prefeito.
Apesar de ter seu nome bem cogitado para o cargo de vice-prefeito, o vereador Kiko, negou qualquer possibilidade de aceitar o convite, haja vista, o partido não quer perder sua representatividade no poder legislativo, e já definiu em prévia, que o vereador irá mesmo á reeleição. Outro nome cogitado e da preferência de PT e PMDB para o cargo de vice-prefeito é o da professora Fátima Aparecida Resende, secretária adjunta de educação e hoje residente em Cuiabá. Num primeiro momento Fátima teria recusado o convite mas, segundo o próprio Kiko informou, a professora está reavaliando o convite e poderá ser a grata surpresa na eleição, reforçando a pré-candidatura de Daltinho. Em caso de uma negativa de Fátima, o PT apresentou outros quatro nomes: Mauro Piauí (advogado), Kiko França (gerente do Incra – Unidade Barra do Garças) e Camilo Sávio (funcionário da Empaer).
O PSB, que tem Sandro Saggin na condição de pré-candidato a prefeito, é outro partido que também está namorando o PT e membros da alta cúpula do partido estão conversando diretamente com a direção regional petista, que tem como presidente Willian Sampaio, no intuito de cooptar apoio e formar uma coligação para a disputa do pleito em Barra do Garças.
Fonte
http://www.chocolatenews.com.br/site/index.php/noticias/noticias-do-chocolate/1913-pt-pmdb-professora-fatima-devera-ser-vice-prefeita-na-chapa-de-daltinho

ALENCAR SE REÚNE COM ROBERTO FARIAS QUE PEDE 15 DIAS PARA TENTAR RESOLVER SUA INELEGIBILIDADE


Imprimir
25
ABR

ALENCAR SE REÚNE COM ROBERTO FARIAS QUE PEDE 15 DIAS PARA TENTAR RESOLVER SUA INELEGIBILIDADE

Escrito por CHOCOLATE.
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
 alencarbeto
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, oficializa sua saída do órgão na próxima semana, para concorrer a prefeito de Barra do Garças. Ele encontrará abrigo no PSD e se juntará ao filho Leandro, suplente de deputado, e ao empresário Roberto Farias, primo do prefeito Wanderlei Farias (PR), pelo comando do município. Alencar já concorreu ao cargo em 1992 (perdeu para Wilmar Peres de Farias, já falecido) e em 1996, onde foi derrotado pelo atual prefeito da cidade, Wanderlei Farias Santos. Agora, depois da experiência de deputado e de conselheiro, acredita que derrotará o coronel político da região do Araguaia, prefeito Wanderlei, que estuda projeto de reeleição ou lançamento de alguém da família para sucedê-lo. A vaga de Alencar é disputada pelo deputado Sérgio Ricardo (PR) e pelo vice-governador Chico Daltro (PSD). Eder de Moraes "nadou e morreu na praia".
Em entrevista ao Chocolate News, nesta terça-feira (24), o suplente de deputado Leandro Soares, confirmou a intenção do pai, em disputar a prefeitura de Barra do Garças, em sua volta a política. Leandro é presidente do diretório municipal do PSD na cidade e informou que Alencar se reuniu com o empresário Roberto Farias (pré-candidato pelo partido em situação de inelegibilidade) no sentido de assumir a pré-candidatura pelo partido e o mesmo lhe pediu quinze dias para tentar resolver sua situação junto ao STJ e se não obtiver êxito abrirá mão para o conselheiro.
Segundo Leandro Soares, seu pai aceitou a proposta apresentada por Beto e irá aguardar a decisão do empresário para, em caso de desistência, assumir publicamente em ato político, sua pré-candidatura. Leandro disse ainda que outros partidos manifestaram desejo de acolher o conselheiro em suas siglas para ser pré-candidato a prefeito de Barra do Garças.
Fonte
http://www.chocolatenews.com.br/site/index.php/noticias/noticias-do-chocolate/1911-alencar-se-reune-com-roberto-farias-que-pede-15-dias-para-tentar-resolver-sua-inelegibilidade

terça-feira, 24 de abril de 2012

Sete partidos se unem e oficializam Frente Suprapartidária em Barra do Garças

Imprimir
25
ABR

SETE PARTIDOS SE UNEM E OFICIALIZAM FRENTE SUPRAPARTIDÁRIA EM BARRA DO GARÇAS

Escrito por Francis Amorim.
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
sete partidos 

Sete partidos políticos se reuniram na última segunda-feira (23), para discutir as eleições municipais em Barra do Garças. No encontro, ocorrido na Câmara Municipal, representantes do PSDB, PR, PDT, PP, PV, PPS E DEM decidiram criar uma frente partidária para se fortalecer visando às eleições municipais deste ano. Na oportunidade, três pré-candidaturas foram lançadas para representar a futura coligação.

Durante as discussões, os partidos foram reiteraram às pré-candidaturas a prefeito do presidente da Câmara, vereador Julio Cesar (PSDB), da vereadora Andréia Santos (PR) e agora a do empresário Ubaldino Rezende (PDT), lançado por seu partido depois da desistência do suplente de deputado, Eduardo Moura.

“Foi um encontro proveitoso que marcou a união de sete partidos que poderão firmar esta aliança para as eleições do dia 7 de outubro. Voltamos a colocar o nosso nome à disposição e o critério da escolha será definido na próxima reunião, que acontece na semana que vem”, disse o vereador Julio Cesar, que voltou que se predispôs a concorrer à chapa majoritária.

Presente ao encontro, o empresário e suplente de deputado, Eduardo Moura se manifestou favorável a união destes partidos para o pleito de 7 de outubro. Segundo ele, cabe agora as agremiações ampliar as discussões pela definição do pré-candidato que irá representar esta frente. Moura hipotecou apoio a iniciativa e pronto para apoiar o pré-candidato que o grupo lançará.

A frente de partidos começou a ser desenhada há pouco mais de dois meses com a abertura de diálogo entre PSDB, PR, PP, PV e DEM e passa a contar também com o PDT e PPS. “Qualquer partido que queira participar do projeto de transformação de Barra do Garças poderá participar do grupo. Nossa intenção é fazer o melhor para a cidade”, reforçou Julio Cesar.

Os pré-candidatos Andréia Santos e Ubaldino Rezende acreditam que a união desses partidos mostra a maturidade que seus representantes demonstram quando a questão se refere aos interesses de Barra do Garças.
Fonte
http://www.chocolatenews.com.br/site/index.php/noticias/noticias-do-chocolate/1912-sete-partidos-se-unem-e-oficializam-frente-suprapartidaria-em-barra-do-garcas

segunda-feira, 23 de abril de 2012


SAI MOURA ENTRA UBALDINO RESENDE NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE BARRA DO GARÇAS

Escrito por CHOCOLATE.
Avaliação do Usuário 
PiorMelhor 
 20120413 095526
O funcionário público (Ibama) e empresário no ramo de combustíveis, Ubaldino Resende Rodrigues (51), é a bola da vez no tabuleiro político de Barra do Garças, rumo a sucessão no Poder Executivo.
Na manhã desta sexta-feira (11), Badico, como é conhecido, recebeu em seu escritório o editor deste site para uma entrevista ao Chocolate News.
Chocolatenews - O senhor já se decidiu sobre esta pré-candidatura?
Ubaldino Resende - Esta desistência foi anunciada pelo Eduardo Moura na última segunda-feira, pegando todos nós de surpresa. Na quinta-feira foi realizada uma reunião, onde alguns nomes foram sugeridos para substituir o Eduardo, na condição de pré-candidato como por exemplo, o ex-vereador Lázaro Sipriano de Carvalho, ex-vereador Rodrigo Raggioto e empresário Gelson da Cerenge. Houve uma canalização para que eu assumisse esta pré-candidatura, porém, esta decisão passa por questão social, econômica, familiar e política, pois o Eduardo já tinha construído ao longo do tempo uma estratégia política, e nós teremos que reiniciar todo o processo de diálogos e conversações com os demais partidos. Não posso me precipitar, em respeito a mim, aos companheiros de partido e principalmente em respeito ao povo de Barra do Garças. É por que isto que estou avaliando com carinho e tranqüilidade e semana que vem estarei me reunindo com o senador Pedro Taques (PDT), juntamente com o deputado Zeca Viana (PDT), para definir os rumos desta possível candidatura.
Chocolate News - O Movimento Mato Grosso Muito Mais viveu quase rachou em Barra do Garças, devido as pré-candidaturas de Moura e Sandro Saggin ocupando o mesmo espaço. Como o senhor pretende lidar com esta situação?

20120413 095425

Ubaldino Resende - Eu acredito firmemente vai apoiar a minha pré-candidatura, pois o partido tem a intenção de ter candidatura própria, é por isso que filiamos companheiros com o perfil de assumir uma possível candidatura, caso houvesse a desistência do Eduardo Moura. O partido é forte e não pretende ser apenas coadjuvante nas eleições de outubro. Tenho certeza de que tanto o senador Pedro Taques, como o deputado Zeca Viana, farão uma leitura do quadro político de Barra do Garças e estarão apoiando esta decisão de uma candidatura própria na cidade.
Comentário do Chocolate – Meus amigos, alguma coisa me intriga nesta decisão do amigo Eduardo Moura, em abrir mão de sua pré-candidatura a prefeito de Barra do Garças. Em 2008, todos foram unânimes em afirmar de que, Moura seria eleito prefeito de nossa cidade, atendendo a um clamor da população, porém, o mesmo abriu mão de sua candidatura, em respeito aos eleitores de outros municípios que votaram nele para que fosse o representante do Araguaia na Câmara Federal (não se elegeu por apenas 436 votos). Mais tarde, Moura me confidenciou que se arrependera de não ter sido candidato. Desta feita, Eduardo atribui sua decisão aos problemas financeiros de uma de suas empresas e da separação de sua esposa Maria Helena, que sem dúvida, foi a sua melhor cabo eleitoral em 2006, subindo e descendo ruas e avenidas, e incentivando a militância na campanha de deputado federal. Maria Helena soube fazer a diferença e se tornou um xodó das mulheres barra-garcenses. Respeito os motivos relatados, mas confesso, não achei consistência nos argumentos de Moura para uma desistência na disputa pela sucessão municipal. Pelo que pudemos observar, há um motivo bem maior para esta súbita decisão.
Quanto ao Ubaldino Resende, não há dúvidas de que o mesmo aceitará o desafio, pois nunca escondeu de ninguém, o sonho de administrar Barra do Garças.
O tabuleiro foi movimentado, as fichas foram entregues e as pesquisas inundaram a cidade para saber quem está melhor do que quem, por isso meus amigos, façam suas apostas e tomem muito cuidado, pois grandes surpresas ainda estão por vir. É esperar para ver.
Fonte: Chocolate News
http://www.chocolatenews.com.br/site/index.php/noticias/noticias-do-chocolate/1852-sai-moura-entra-ubaldino-resende-na-disputa-pela-prefeitura-de-barra-do-garcas

Daltinho é confirmado como pré-candidato à prefeito


Daltinho é confirmado como pré-candidato à prefeito

daltinho_encontro_pmdb1O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realizou neste final de semana (20 a 22) no plenário da Câmara de Vereadores de Barra do Garças um encontro regional do partido, presidido pelo deputado federal Carlos Bezerra que veio acompanhado de sua mulher, a secretária de Estado de Turismo, Teté Bezerra e do secretário de comunicação Haroldo Souza que foram recepcionados na cidade pelo deputado estadual Adalto de Freitas - Daltinho e pela militância do partido.
Esse encontro regional do partido começa, segundo disse Carlos Bezerra, a definir as candidaturas a prefeito e vereador para este ano. “A nossa expectativa é de ter candidatura em todos os municípios da região do Araguaia. Onde não for possível faremos alianças fortes e compromissadas com a população”.
A escolha de Barra do Garças para sediar esse encontro que contou com a participação de 11 municípios é por se tratar de uma cidade pólo. Na tarde do dia 20, Carlos Bezerra conversou com pré-candidatos de Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, General Carneiro, Campinápolis e Araguaiana.
No sábado o deputado federal conversou com pré-candidatos de Pontal do Araguaia, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Torixoréu e com o pré-candidato á prefeitura de Barra do Garças, Adalto de Freitas - Daltinho. No final da tarde Bezerra e comitiva seguiram para Ribeirão Cascalheira onde reúnem no domingo (21) com peemedebistas locais e da cidade e do vizinho município de Querência.
Nas entrevistas à imprensa de Barra do Garças Carlos Bezerra ressaltou a importância da “união entre nossos companheiros nestas eleições onde teremos mais de 100 candidatos a prefeito em todas as regiões do Estado” e ressaltou em todas suas falas a importância do nome de Daltinho como pré-candidato à prefeitura de Barra do Garças.
Em uma de suas entrevistas a uma emissora de TV local e ao jornal A SEMANA ele disse de seu propósito de unir as bases de seu partido e da formação de alianças, incluindo a presença marcante de um vice que seja de outro partido que tenha aliança histórica de embates políticos em pleitos eleitorais.
Daltinho reafirmou também o propósito de fazer com que a cidade volte a ser governada pelo PMDB. “Por enquanto somos apenas pré-candidatos que estamos articulando possibilidade de sairmos das convenções fortalecidos e com propostas convincentes ao povo barra-garcense”.
Semana7.com

Alencar Soares deixa cargo TCE com intensão de candidatar à prefeito em Barra do Garças-MT


Alencar Soares comunicará saída do Tribunal de Contas

A vaga de Alencar Soares esteve no centro do noticiário esta semana
alencar1
Alencar  Soares deixa cargo com intensão candidatar  à Prefeito em  Barra do Garças-MT
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alencar Soares, confirmou ontem ao Diário a sua intenção de deixar a Corte de Contas para se candidatar a prefeito de Barra do Garças, município onde se projetou politicamente. 
A declaração foi dada durante um jantar oferecido pelo prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá (PR), que está realizando seu megaleilão neste final de semana, na cidade.
Acompanhado de seu filho Leonardo – candidato derrotado a deputado estadual nas últimas eleições -, o conselheiro foi bastante requisitado no evento. 
Soares anunciou que, na próxima semana, vai se reunir com os colegas de TCE para comunicar sua intenção de voltar à política partidária. “A vaga é da Assembleia. É o Legislativo que vai decidir quem assume meu lugar”. 
Apesar da decisão de deixar o cargo, Soares é taxativo ao dizer que não faz ideia de quem vai assumir em seu lugar. Ele se mostrou surpreso com a informação de que o vice-governador Chico Daltro (PSD) é um dos que estariam pleiteando a vaga. 
A vaga de Soares esteve no centro do noticiário esta semana. Uma reportagem sobre o tema publicada pelo semanário ‘Circuito Mato Grosso’ foi o estopim para a demissão de Eder Moraes do cargo de secretário-extraordinário da Copa do Mundo de 2014. 
A reportagem, sem provas, dizia que a vaga do conselheiro havia sido comprada por R$ 12 milhões. Dirigentes da Assembleia Legislativa e do TCE enxergaram na denúncia as digitais de Eder Moraes e foram reclamar ao governador Silval Barbosa (PMDB).http://www.semana7.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=329:soares-comunicara-saida-do-tribunal-de-contas-do-estado&catid=35:politica&Itemid=118
Fonte: Diário de Cuiabá - Eduardo Gomes

quinta-feira, 19 de abril de 2012


Alguns advogados de Barra do Garças querem renúncia de Sandro Saggin da presidência da OAB.



Matéria exclusiva na TV

Advogados pede renúncia do Sandro Saggin OAB-BG


Em uma reunião que aconteceu ontem (17/04) a tarde em Barra do Garças com vários advogados do município entre eles alguns ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade eles destacaram as denúncias feitas contra Sandro Saggin atual presidente da OAB na cidade e seu grande envolvimento com a política, segundo eles usando o nome da instituição.
Segundo o advogado Nelson Bratt eles encaminharam um pedido para intervenção da OAB de Mato Grosso através do seu presidente Cláudio Stábile e o Conselheiro Federal Francisco Faiad em Barra do Garças no sentido de que seja pedido ao Sandro Saggin sua renúncia da presidência.
Os advogados de Barra do Garças não estão nem um pouco contentes com o envolvimento de Saggin no escândalos das casas populares de Araguaiana onde ele aparece como o facilitador da empresa LL Construtora de propriedade da sua família em vencer a licitação.
Nelson disse que os advogados querem uma ação urgente por parte da OAB do Estado e do conselheiro Francisco Faiad. Possivelmente o vice-presidente vai assumir ou será feitas novas eleições.
Fonte: Da Redação BBnews



Sandro Saggin se defende e diz que não renunciará a OAB de Barra do Garças
Apr 19, 20124Da da Redação BBnews


O advogado Sandro Saggin presidente da OAB de Barra do Garças disse que está sereno e tranquilo quanto as calúnias e mentitas ditas pela oposição e que de forma alguma pensa em renunciar a presidência da instituição a qual dirige.
“Eu sei quem está por trás disso e sei para quem o Dr. Nelson Bratt Trabalha e sei até aonde aconteceu à reunião”, disse ele dando a entender que não passa de politicagem da oposição por seu nome estar entre os favoritos para prefeitos de Barra do Garças.
Ele afirmou que hoje existe 250 advogados filiados na OAB e que não é a maioria dos advogados de Barra do Garças que estão envolvidos nesse possível “motim” contra a sua pessoa e que é ações de pessoas a serviço de seus patrões sem citar o nome de quem seria esses “patrões”, mas subentendendo ser políticos.
“Da ampla maioria dos colegas nunca percebi isso, muito pelo contrário, aliás, o que percebo maciçamente são manifestações de apoio à atual Diretoria, se algum colega, além dessa minoria que não passa de 5% estivesse insatisfeito já teria manifestado livremente”, disse Saggin.
Pois segundo ele a OAB de Barra do Garças acima de tudo é livre e democrática e que todos sabem disso, “mas a muito tempo só ouço o Senhor Nelson nessa linha, é sintomático, não acha?”, finaliza.
BBnews da Redação
http://bbnews.com.br/?p=12370

domingo, 15 de abril de 2012


Advogado e pré-candidato a prefeito em Barra do Garças é acusado de forjar licitação

Apr 14, 2012Sem ComentarioDa da Redação 
                                                    
O prefeito de Araguaiana, Pedro Paschoal, pré-candidato à reeleição em seu município vem sendo acussado nesses últimos meses por várias denúncias de seus adversários políticos de modo a dividir a cidade em duas facções uma pró e outra contra Paschoal que tenta provar na Justiça essas acusações que ele tem refutado.
As diversas denúncias contra Pedro Paschoal o acusam de fraudar licitação na construção de um conjunto de casas populares na cidade, assim como no concurso público para efetivos da prefeitura em sua administração, irregularidades do transporte escolar de alunos da rede municipal de ensino, malversação de recursos públicos e ameaça de morte (registrada em cartório) de seu principal desafeto na cidade, Luiz Braga.
Esse termo nos últimos dias tomou conta dos noticiários de TV, de portais de internet, páginas de jornais e rádios dando conta que várias repartições públicas no país denunciando as licitações que envolvem milhões de reais que vazam do bolso do contribuinte pelas dobras do mapa do país. Cá em nossos grotões temos também as nossas licitações como esta que deixou indignada a população de Araguaiana.
No que diz respeito à licitação pública do conjunto habitacional Jardim Paraíso, do programa “Minha Casa, Minha Vida” Odair José Braga de Medeiros, filho de Luiz Braga, pré-candidato a prefeito de Araguaiana e policial aposentado, ele alega em documento ao Ministério Público que a seleção de proposta de 2,3 milhões para construção de 200 casas de 24 metros quadrados foi direcionada para a empreiteira L.L. Construtora Ltda, de propriedade do empresário Lincoln Heimar Saggin.
Antes de recorrer ao Ministério Público Odair José ofereceu uma denúncia em maio de 2010 à Polícia Federal, apontando por sua vez irregularidades naquele processo e questionando o porquê de sua homologação ter recebido parecer favorável da Prefeitura Municipal através de sua Assessoria Jurídica à época representada pelo filho do empreiteiro, o advogado Sandro Saggin, hoje pré-candidato a prefeito de Barra do Garças.
Sandro nega esta acusação e diz que deu parecer à Construtora Piratininga e apontou irreguladades na documentação o que a deixou fora no processo na primeira fase.
O promotor de Justiça da 2ª Vara Cível, Mauro Poderoso disse na tarde de terça-feira (27) à reportagem do SEMANA que já foi instaurado um inquérito civil com o propósito de apurar se houve improbidade na licitação. Para tanto já expediu ofícios e pretende ouvir os envolvidos no processo. “Não vamos deixar nada em branco porque nós temos que dar satisfação à sociedade que paga nossos salários”. Para a conclusão do inquérito só está faltando a perícia.
O engenheiro civil David Lincoln de Campos, da Construtora Piratininga, participou da concorrência às obras do conjunto habitacional de Araguaiana e foi vencido pela concorrente L.L. Construtora Ltda. Segundo disse, na ocasião “depositei R$ 22 mil como caução, enquanto meu concorrente apresentou um título podre da dívida pública (veja) como fiança bancária”.
Lincoln conta ainda que no primeiro momento “éramos oito empresas interessadas em participar da concorrência, mas restou somente duas. E minha empresa foi lesada, minha documentação estava perfeita, mas a comissão de licitação fez vista grossa. Eles apresentaram um título de mais de um milhão “podres” contra os meus R$ 22 mil, em moeda corrente”.
O OUTRO LADO
Vereador em Torixoréu e ligado à construtora L.L. Construtora Ltda, de seu tio Lincoln Saggin, numa entrevista por telefone (ele se encontrava em Cuiabá) a este jornal na tarde de quinta-feira (29) disse que a outra parte questiona a legalidade do título da Petrobrás “que são muito e a lei permite, e são muitos no Estado e me parece que deixaram de ser usados ano passado. São milhões desses títulos e próprio Estado usa-os. O advogado Sandro Saggin, numa entrevista a Ronan de Sá na manhã de quinta-feira primeiro acusou Odair José de fazer onda política. “Não dei parecer jurídico para a construtora de meu pai, quem o fez foi o advogado em Cuiabá, Eli Carvalho. Não seria proibido de dar esse parecer para a L.L. Construtora Ltda, não fiz por uma questão de ética”, disse ele, embora não tenha se furtado de assinalar o parecer da concorrente Piratininga. Sandro disse ainda que o parecer não é uma decisão, e quem decide isso é comissão de licitação.
Sebastião Marques da Silva, secretário de Finanças do município de Araguaiana, na entrevista ao SEMANA explicou como que chegaram ao denominador de R$ 1.222.426,16 que é o valor do título emitido em cruzeiros (mil cruzeiros) no ano de 1953. “Nós contratamos uma empresa de Cuiabá e pedimos para atualizar o título, através do economista Paulo de Santana tem habilitação para fazer esse laudo, para chegar a essa conclusão”, disse. Sebastião insiste ainda que esse titulo “é uma questão de jurisprudência, é um documento válido”.Veja email da Petrobras abaixo.
REPAROS
Inconformado Odair José aponta entre outras irregularidades em relação à construção das casas em terreno alagadiço, fossas malfeitas e que já apresentam defeitos segundo alguns moradores. As ruas do “Residencial Paraíso” não foram pavimentadas antes da entrega, os padrões de 110 wts foram fincados fraudulentamente por de 110 wts, obrigando desse modo que seus moradores desembolsassem cerca de meio salário mínimo para fazer a conversão dos padrões para a voltagem correta da cidade que é de 220 wts.
Ainda mais, esses padrões deveriam ter uma haste de cobre de aterramento de 2,4 metros, mas a Rede Cemat constatou uma espécie de “gato subterrâneo”, que essas hastes mediam apenas um terço de seu tamanho. Constatada essa fraude a Cemat foi irredutível e só liga a energia em residências onde as hastes dos padrões estiverem regularizadas.
Como se isso não bastasse a moradora do “Residencial Paraíso”, Leila Márcia da Silva Lima, foi sorteada com uma casa na quadra 19, lote 16. Neste local nada foi construído, mas ela assinou o termo de recebimento, mas quando ela foi conferir sua nova morada descobriu que sua casa estava “plantada” em pleno alagado. Ela não teve dúvida, devolveu as chaves.
Segundo Odair José é inadmissível que a Caixa Econômica Federal tenha recebido aquela obra e denuncia que o engenheiro da prefeitura assina qualquer documento, “uma vez que é subordinado a Paschoal” e lembra que o mesmo, certa feita, já foi preso pela Polícia Federal.
Resultado, o conjunto foi entregue sem asfalto, luz, água, sem infraestrutura. Ao contrario de um conjunto similar na cidade de Ribeirãozinho que deveria ser referência no Estado. Na vizinha General Carneiro, no final do ano passado a população precisou ameaçar o prefeito Juracy Rezende de uma invasão para receber as casas, ainda em construção.
Títulos de Obrigações ao Portador
As Obrigações ao Portador foram instituídas pelo art. 15 da Lei n° 2.004/53, de 03 de outubro de 1953, e decorreram da contribuição compulsória anual a que estavam sujeitos os proprietários de veículos de 1954 até 1957.
Esses títulos poderiam ter sido convertidos em ações preferenciais de emissão da PETROBRAS, satisfeitos, pelos obrigacionistas, os requisitos da Lei de Sociedades Anônimas e do art. 18 da Lei n° 2.004/53.
A fim de facilitar a conversão, a Petrobras efetivou subscrições públicas de ações, para aumento de seu capital social, entre os anos de 1957 e 1963, sendo que o atendimento aos interessados em resgatar as obrigações ou convertê-las em ações da PETROBRAS foi feito em todo o País, por extensa rede de estabelecimentos bancários, antecedido de divulgação através da Imprensa.
Acresce que os valores das Obrigações, que se encontram impressos em cruzeiros antigos (padrão monetário vigente na época) não eram corrigíveis, pois as emissões desses títulos ocorreram no período de 1956 a 1959, enquanto a correção monetária somente foi instituída no País em 1964, ficando portanto, sem nenhuma representatividade no atual padrão monetário.
Além disso, passados mais de 20 (vinte) anos, o obrigacionista que não se pronunciou no tempo devido não pode mais pleitear receber o valor do resgate nem requerer a conversão, pois não exerceu esse direito no prazo previsto em lei e nas condições inseridas no verso das próprias obrigações, operando-se a caducidade dos títulos.
Cumpre-nos, por fim, ressaltar que a Comissão de Defesa dos Direitos do Cidadão (CODICI) da Presidência da República, em decisão de 20.07.88, no processo n° 3.337-5/87, entendeu não ter havido violação de direito, em face da prescrição e do art. 18 da Lei n° 2.004/53.
http://bbnews.com.br/?p=12198
Semana7
Matéria exibida com exclusividade na imprensa em 11/04/2012. Barra do Garças/MT