sábado, 29 de dezembro de 2012

Juíza eleitoral é substituída após denúncias da OAB-BG/MT


29/12/2012

Juíza rebate críticas de morosidade e vê uso político da OAB

A juíza Rosângela Zacarkim dos Santos rebateu as críticas do presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BG), Sandro Saggin, sobre possível morosidade na apuração das ações de crimes eleitorais em Barra do Garças. A magistrada taxou de maldosa a denúncia do presidente da OAB e que no entendimento dela estaria havendo um uso político da instituição, pois Sandro foi candidato a vice-prefeito na eleição passada.
“A maioria das ações já foi sentenciada e algumas estão dentro do curso normal”, ponderou. Porém, o presidente da OAB subseção de Barra do Garças, Sandro Saggin, não pensa desta forma e aponta lentidão na condução das ações propostas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O representante da OAB enviou ofício reclamando da juíza para corregedoria do TRE-MT dia 30/11.

JUSTIÇA > Processo
28/12/2012 17

Juíza eleitoral é substituída após denúncias da OAB de que estaria demorando a julgar ações eleitorais

Ronaldo Couto - Olhar Jurídico

Acesse notícias
Juíza de Direito Rosângela Zacarkim dos Santos
A juíza eleitoral de Barra do Garças, Rosângela Zacarkim dos Santos, foi substituída pelo juiz Michel Lotfi Rocha da Silva após denúncias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BG) de que os processos eleitorais por captação ilícita de votos e prestação de contas estariam parados na 9ª zona eleitoral.

A denúncia foi formulada pelo presidente da OAB-BG, Sandro Saggin, que esteve pessoalmente com o presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos, e encaminhou documento dia 30/11 para o corregedor do TRE, desembargador Gerson Ferreira Paes, reclamando que a juíza estava sendo morosa no andamento das ações que implicaria na lisura do processo eleitoral da cidade.

Depois da denúncia, coincidentemente um dia após a diplomação dos eleitos, foi publicado no diário oficial a saída da juíza Rosângela e a nomeação de Michel para o cargo.

Sandro explica que decidiu procurar a corregedoria do TRE após uma conversa com o promotor Marcos Brant, em novembro, onde o representante do MPE queixou-se da morosidade no tramite dos processos eleitorais verificados com o pleito de 7 de outubro e que alguns sequer tiveram as instruções como oitivas de testemunhas ou candidatos denunciados por crimes de captação ilícita de votos e prestação de contas após as eleições. “O que aconteceu na comarca de Barra foi um absurdo e por isso decidimos procurar a corregedoria do TRE” frisou Sandro.

O presidente da OAB-BG, que foi candidato a vice-prefeito, alega que não sua posição é institucional (em nome da OAB) e não há críticas pessoais a quem quer que seja, nem à juíza e nem a qualquer candidato. E que entende que a sociedade não pode ficar na insegurança de haver qualquer dúvida sobre o processo eleitoral que aconteceu na cidade.

Sandro conta que ouviu do corregedor a informação que a zona eleitoral de Barra do Garças foi a que mais registrou procedimentos após a eleição, porém seria a que menos teria realizado instruções (oitiva de testemunhas, etc.) até o dia que enviou o ofício 30/11.

O documento foi endossado também pela seccional da OAB representada pelo advogado Silvio Telles, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT.

Sandro teme que os processos caiam no esquecimento e que as testemunhas desistam de depor nas ações. “Essa foi a reclamação do promotor para mim”, frisou o advogado. O promotor Marcos Brant que durante a diplomação dos eleitos dia 18/12 fez um desabafo sobre as ameaças que sofreu de advogados ou até mesmo candidatos durante o processo eleitoral e reiterou que alguns candidatos teriam que ser julgados ainda.

Brant denunciou que foi espionado durante a campanha, porém não falou por quem e qual seria o interesse que estava por trás desta espionagem. Na representação da OAB-BG ao corregedor são mencionadas mais de vinte ações apresentadas pelo MPE. O novo juiz eleitoral de Barra, Michel Lotfi, pelo jeito terá muito trabalho em fevereiro quando termina o recesso forense.
FONTE:
http://www.semana7.com/?pg=Noticia&Noticia=6681

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Beto quer revogar concessão do lixo e saneamento

Beto quer revogar concessão do lixo e saneamento

Valérya Próspero/Rd News

Semana7.com
O prefeito eleito de Barra do Garças Roberto Farias, o Beto Farias (PSD), quer que o serviço de saneamento da cidade volte a ser controlado pela administração pública. Para viabilizar o projeto, o social-democrata vai fazer um levantamento em relação à legalidade na assinatura do contrato e no cumprimento das metas estabelecidas. Segundo ele, os serviços prestados pela empresa não são satisfatórios.
Com o crescimento da cidade, o prefeito eleito afirma que precisa de um desenvolvimento sustentável. “Essa é uma das nossas metas. Vamos levantar se há irregularidades e tomar providências. É inaceitável que novos residenciais, por exemplo, não sejam obrigados a oferecer sistema de esgoto nas casas”, disse Farias durante mesa redonda sobre o Plano Diretor do município, na II Semana Científica da UFMT, campus de Barra do Garças.
A Empresa Mato-grossense de Água e Esgoto (Emasa) é a empresa responsável pelo abastecimento de água, tratamento de esgoto e coleta de lixo no município desde 2003, quando venceu o processo de concessão. Antes, o serviço era feito pela Sanemat. Segundo informações a assessoria de Beto, o patrimônio vale cerca de R$ 100 milhões e foi vendido por R$ 3 milhões.
Além do prejuízo com a venda, a prefeitura não pode ser contemplada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, pois o sistema foi privatizado.
A empresa também não estaria cumprindo com as obrigações de forma plena. Existem reclamações da população referente à falta de água. Os bairros Palmares, Novo Horizonte, Pitaluga e Vila Varjão teriam ficado 5 dias sem o abastecimento. O prefeito eleito deve contar com a colaboração do Ministério Público da cidade para organizar a situação.
O promotor Wésley Sanchez Lacerda chegou a entrar com ação, em outubro, contra a Emasa. Cerca de 70 canos e 80 manilhas despejam esgotos diariamente nos rios. A irregularidade deve-se à falta de rede coletora de esgoto em várias avenidas.
Em 9 anos de concessão, a cobertura de atendimento da rede de esgoto não chega a 40% do município, além da empresa não ter obrigações com nenhum dos distritos de Barra do Garças, em especial Indianópolis, Taba Azul, Vale dos Sonhos e Toricueje. No contrato de concessão que o RDNews teve acesso não consta o tempo em que a empresa deveria sanar os problemas sanitários da cidade. A concessão é de 30 anos.
FONTE: RD NEWS

http://www.rdnews.com.br/noticia/beto-quer-revogar-concessao-do-saneamento-em-barra-do-garcas

Promotor faz desabafo e diz que foi espionado e ameaçado durante a campanha eleitoral


Foto: Reprodução
Promotor faz desabafo e diz que foi espionado e ameaçado durante a campanha eleitoral

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
O destaque da diplomação dos eleitos da região de Barra do Garças, nesta terça-feira, foi o discurso inflamado do promotor Marcos Brant Gambier Costa. Ao cumprimentar os eleitos e responsáveis pelo processo eleitoral, o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) disse que da missa o povo não sabe um terço e afirmou que foi ameaçado pelo que ele chamou de "ladrões de voto".

Leia mais sobre a espionagem aqui

Segundo o promotor, mesmo com todo o aparato montado pela Justiça com apoio da Polícia Federal, houve muita compra de voto na cidade. “Realmente, teve compra de votos, como se diz por aí, um derrame de dinheiro. Teve até candidato que guardou dinheiro porque não conseguiu comprar voto. Um dia essa situação muda com fé em Deus”, destacou.

Brant disse que durante a eleição ele foi espionado e teve a vida execrada como também os juízes Rosângela Zacarkim e Francisco Rogério por poderosos políticos da cidade que tentaram o intimidar e ainda estariam articulando contra ele. “As intimidações ocorreram de várias formas com grampo, recados e indiretas”, ponderou.

O promotor ressaltou a postura corajosa dos magistrados que não recuaram e ainda estão investigando as ações de crimes eleitorais e prestação de contas até mesmo de alguns eleitos da cidade.

No seu pronunciamento, o promotor chegou a fazer um comparativo entre Barra do Garças e Ribeirãozinho. “Eu já fui diversas vezes em Ribeirãozinho e nunca houve um procedimento contra o prefeito dela, o Aparecido Marcos (PSD), que até se reelegeu, diferente de Barra onde o MPE tem vários procedimentos e o município está jogado as traças com lixo para todo lado”, disparou.

Brant ressaltou aos eleitos, que o jogo ainda não acabou, e que alguns dos diplomados podem até mesmo não tomarem posse dia 1° de janeiro. “Nós vamos continuar apurando as denúncias de captação ilícita de votos e prestação de contas não adianta me ameaçarem”, ressaltou.

O discurso de Brant mexeu com a platéia que o aplaudiu de pé. O promotor é considerado um dos homens mais sérios que Barra do Garças já teve e responsável por investigações sobre a máfia do asfalto que resultou na operação Atlântida, na criação do TAC da Saúde e vários enfrentamentos com o prefeito Wanderlei Farias que ainda deixando o poder.

Nos demais discursos, a juíza Rosângela foi mais comedida e só pediu sabedoria aos eleitos na condução dos mandatos. O juiz Francisco Rogério alertou os eleitos sobre o papel de fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos. O prefeito eleito Roberto Farias (PSD), que falou pelos demais gestores eleitos, parabenizou Brant pelo discurso. “Faço das palavras do promotor as minhas nessa solenidade. Muita coisa que eu queria falar ele aqui o fez”, frisou.

Beto citou o nome do seu pai, ex-governador Wilmar Peres, que o inspirou a entrar na política e conquistar esse mandato. Reafirmou o compromisso de realizar uma administração moderna e transparente onde o povo será ouvido.

Em nome dos vereadores, discursou o ex-prefeito Paulo Raye, que volta à política barra-garcense depois de 18 anos, na condição do vereador mais votado da cidade. Paulo, que é médico, sugeriu aos colegas que busquem a simplicidade no mandato e destacou que o povo quer é médico educado no posto de saúde e remédio.

Foram diplomados ainda os prefeitos de Pontal do Araguaia, Divina Oda (PSB); de General Carneiro, Magali Vilela (PSD); de Torixoréu, Odoni Mesquita (PSD); de Ribeirãozinho, Aparecido Marcos (PSD) e de Araguaiana, José Marra (PSDB) e seus respectivos vice-prefeitos e 71 vereadores que compõem o legislativo desta região.
Fonte: http://juridico.olhardireto.com.br

Roberto Farias anuncia secretariado - A escolha foi por competência no ramo ou política?

  O prefeito eleito de Barra do Garças-MT, reuniu-se com os vereadores e eleito e divulgou o seu secretariado. A pergunta que faço é a seguinte: será se a escolha foi tomada levando em consideração conhecimento no ramo ou foi tomada levando em consideração interesses "politicos", ou até quem sabe interesses familiares?
Alguns nomes não podemos afirmar nada. Mas alguns questionamos e levantamos alguns pontos, a exemplo:

- Secretaria de Saúde: Adalberto Metelo - Tio de Leandro Soares, o qual foi o principal articulador da campanha de Roberto Farias e será, com certeza, candidato a deputado estadual em 2014. Adalberto já foi secretario de saúde no mandato de Chaparral. 

Vejo que esta secretaria poderá ser utilizada para fazer campanha para Leandro Soares. Esperamos que não ocorra atual administração, onde para se conseguir um exame precise pegar a liberação de algum político.

- Secretaria de Esportes e Lazer: Rafael Farias - Qual é a experiência com esportes deste rapaz? Talvez seja de jogos de várzea? Ele não era presidente da SIAGESPOC(SINDICATO DOS INVESTIGADORES DE POLICIA JUDICIÁRIA CIVIL DO ESTADO DE MATO GROSSO)? Talvez tenha ajudado a organizar alguns torneio entre servidores do judiciário civil?

Creoi que havia e há pessoas mais experientes com as dificuldades enfrentadas pelos esportistas da cidade e que realmente sabem as necessidade? Será se o sobrenome foi o fator de maior influência nesta escolha?

Temos pessoas em Barra do Garças, que tem levado o nome da cidade em nível nacional e internacional  realizando grandes feitos no esporte, diante de várias dificuldades. Será se estas pessoas terão vez nesta administração?

- Secretaria de Ação Social : Mara Kisner (repórter e apresentadora da Band) - Espero que ela não ache que acão social seja somente dar cestas básicas/passagem para a população carente, como ela fazia na TV.
 - Secretaria de Obras, Viação e Planejamento: César Natal Magrini

Espantoso este nome na administração de Roberto Farias. Esse não é mesmo que foi secretário de Obras de Barra do Garças na gestão de Wanderley Farias e estava envolvido em fraudes em licitações? A qual desencadeou a Operação Atlântida pela policial federal em Barra do Garças? 

---------------------------------------        ------------------------------------------

---------------------------------------        ------------------------------------------

Roberto Farias dizia tanto, durante a campanha, que teriamos uma administração nova, uma nova forma de pensar e de agir. E agora trás pessoas da gestão de Wandereley para a sua gestão.

Será se vamos continuar com os mesmos asfaltos e tipos de Obras na gestão de Wanderley?

- Secretaria de Educação: Fátima Resende - No meu ver, foi um boa escolha, pois os funcionários da educação gostaram de quando a Fátima foi secretária, na gestão do Prefeito Chaparral. Tem experiência prática e é uma pessoa acessível ao funcionários da educação.
- Secretaria de Cultura: Prof. Alex (filho do Bagaceira)  - Também, é uma boa escolha. Pois é pessoa com conhecimento teórico, sobre a áres, por docente em um área que envolve muita cultura e conhecimento prático. Por tanto, creio que vai saber fazer uma ponte entre cultura popular e a cultura erudita e incentivar a realização de outros tipos de ações culturais, que não seja somente shows.
Os demais secretários não tenho o que falar.
  
- Secretaria de Industria, Comércio e Desenvolvimento Rural: Vilmondes Tomain (ex-presidente do Sindicato Rural)  
- Secretaria de Paisagismo e Urbanismo – Prof. Lúcio ( Zootecnista das Faculdades Univar) - Secretaria de Turismo: Romário (Restaurante Vitória Réggia)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Beto Farias anúncia secretariado de Barra do Garças; veja a lista

http://rdnews.com.br/blog/post/beto-farias-anuncia-secretariado-de-barra-do-garcas-veja-a-lista
BARRA DO GARÇAS | 20/12/2012 - 15:37

Beto Farias anúncia secretariado de Barra do Garças; veja a lista

Jacques Gosch

-- Prefeito eleito de Barra do Garças Beto Farias
Prefeito eleito de Barra do Garças Beto Farias
   O prefeito eleito de Barra do Garças Beto Farias (PSD) já anunciou o secretariado. O comunicado oficial sobre a equipe que assume os cargos no próximo dia 1º de janeiro foi feito logo após a cerimônia de diplomação.    Os atual secretário de Obras César Magrini foi mantido no cargo. A advogada Andrea Carolina Coelho também permanecerá à frente da Procuradoria-Geral do Município (PGE).
   Os ex-secretários municipais Adalberto Metello (Saúde) e Fátima Aparecida Rezende (Educação) retornam ao secretariado nos mesmos cargos que ocuparam em gestões anteriores. Os demais nomes confirmados participam da administração de Barra do Garças pela primeira vez.
   Beto Farias, que tem como vice Mauro Piau (PT), é filho do ex-prefeito e ex-governador Wilmar Peres de Farias (já falecido). O social democrata venceu as eleições prometendo parceria com segmentos da sociedade e o desenvolvimento do Município pólo do Araguaia.
   Quem são os secretários da gestão Beto Farias

   Chefe de Gabinete – Agenor Bezerra Maia
   Procuradoria Municipal – Andrea Carolina Coelho Magrini
   Finanças – Viviane Sales de Carvalho
   Administração – Izaias Mariano
   Educação – Fátima Rezende
   Esportes e Lazer – Rafael Farias
   Saúde – Adalberto Metello
   Cultura – Alex Univar
   Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural - Vilmondes Tomain
   Ação Social – Mara Kisner
   Meio Ambiente – Lúcio Violim Junqueira
   Viação, Obras e Serviços Públicos - Cesar Natal Magrini
   Planejamento – Cesar Natal Magrini
   Comunicação Social – Vander Lima
   Turismo –
Romário José Chavez Queiroz
FONTE:
Rd News
http://rdnews.com.br/blog/post/beto-farias-anuncia-secretariado-de-barra-do-garcas-veja-a-lista

terça-feira, 6 de novembro de 2012

SITUAÇÃO DA VIA QUE LIGA A VILA VARJÃO À ESCOLA TÉCNICA FEDERAL


SITUAÇÃO DA VIA QUE LIGA A VILA VARJÃO À ESCOLA TÉCNICA FEDERAL

Hoje · 
AUTOR: Vereador ODORICO FERREIRA CARDOSO NETO – PT
Senhor Presidente: Requeiro à Mesa, após cumprimento das formalidades regimentais e deliberação do Plenário, seja encaminhado expediente ao PREFEITO DE MUNICIPAL DE BARRA DO GARÇAS E AO SECRETÁRIO DE OBRAS para que expliquem por escrito o porquê da obra que liga a VILA VARJÃO à ESCOLA AGRÍCOLA, dando acesso às BRs 070 e 158 já estar tão deteriorada em que pese ser novíssima. As fotos abaixo comprovam a qualidade duvidosa do serviço prestado ali, o dinheiro público utilizado de maneira desrespeitosa ao contribuinte. As 16 (dezesseis) fotos têm em suas legendas a apresentação de cada dos problemas apresentados na obra. Sala das Sessões da Câmara Municipal de Barra do Garças-MT., em 07 de agosto de 2012.
ODORICO FERREIRA CARDOSO NETO Vereador – PT
MIGUEL (MIGUELÃO) MOREIRA DA SILVA VEREADOR – PTB
CARLOS JOSÉ SÁVIO DE CARVALHO VEREADOR – PDT



 









Fonte: Rede Social Facebook vereador Odorico Cardoso Neto
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3312024579346.107674.1830115878&type=1

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PREOCUPANTE-Alto índice de mortalidade infantil em Barra do Garças-MT



TCE e os serviços públicos-Mortalidade Infantil Barra do Garças-MT 
Na semana passada o município de Barra do Garças recebeu dura recomendação do conselheiro Valter Albano, no sentido de tomar providências urgentes para melhorar seu desempenho em relação ao índice de mortalidade infantil.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso vem acompanhando a qualidade e eficiência dos serviços públicos realizados pelos municípios. Nos julgamentos das contas de gestão, além da regularidade e legalidade dos atos municipais, o TCE analisa, por exemplo, o desempenho dos municípios em setores essenciais como a Saúde e Educação.

Na semana passada o município de Barra do Garças recebeu dura recomendação do conselheiro Valter Albano, no sentido de tomar providências urgentes para melhorar seu desempenho em relação ao índice de mortalidade infantil.
De acordo com o TCE, o município apresentou indicadores preocupantes, com uma taxa de mortalidade infantil de 28,03, bem acima da média nacional que é de 14,08.

No sistema de avaliação implantado pelo TCE, Barra do Garças registrou média 2 numa escala que vai de 0 a 10. Ficou evidente a falta de eficiência e qualidade das políticas públicas voltadas à Saúde.

Fonte: Coluna do jornalista Mauro Camargo em A Gazeta de Mato Grosso, página 08/A, edição desta quarta-feira, dia 31.10.12. Anexo pdf.
FONTE: Gazeta Digital
http://www.gazetadigital.com.br/colunista/show/id_coluna_conteudo/1284/id_coluna/21

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Justiça manda empresa implantar rede de esgoto


COTIDIANO / BARRA DO GARÇAS
24.10.2012 | 11h38 - Atualizado em 24.10.2012 | 16h05
Tamanho do texto A- A+


Justiça manda empresa implantar rede de esgoto

Decisão atendeu a ação feita pelo Ministério Público do Estado

Barra do Garças: ruas e avenidas vão receber rede coletora de esgoto


A Justiça determinou que a Empresa Mato-grossense de Água e Saneamento LTDA, que opera os serviços em Barra do Garças (a 515 km de Cuiabá), implante rede coletora de esgoto em trechos de sete ruas e avenidas do bairro Cidade Velha.

A liminar atende a pedido feito pelo Ministério Público de Mato Grosso. As obras devem iniciar em 30 dias, conforme a decisão, nas avenidas Ana Lira, Salomé, Antônio Cristino Cortês e Marechal Rondon e nas ruas do Araés e Santos Dumond.

De acordo com a decisão, também no prazo de 30 dias, deverão ser iniciadas as obras para implantação da rede coletora de esgoto nas avenidas e ruas dos bairros por onde passa o córrego São Sebastião. O prazo para a conclusão das obras estabelecido pela Justiça foi de 60 dias.

Na ação proposta pelo Ministério Público, o promotor de Justiça Wesley Sanchez Lacerda destacou que, no processo de concessão, a obrigação assumida pela Empresa Concessionária não era apenas continuar coletando e tratando o esgoto nos mesmos locais antes ofertado, e sim estender a oferta da coleta e tratamento do esgoto.

Segundo ele, atualmente existem cerca de 73 canos e 80 manilhas que despejam esgotos diariamente nos rios Garças e Araguaia, no município de Barra do Garças. A irregularidade deve-se à falta de rede coletora de esgoto em várias avenidas da cidade.

O promotor de Justiça explicou que, antes de ingressar com a ação civil pública, foram realizadas tentativas no âmbito extrajudicial para assegurar a descontinuidade da poluição ambiental do rios Araguaia e Garças.

“Como a empresa demonstrou que não tem o interesse em assumir a responsabilidade de forma pacífica, ao menos para fazer cessar a poluição ambiental - o que seria feito com um simples serviço de implantar a canalização coletora de esgoto - teve que ser responsabilizada judicialmente”, disse o promotor.
Fonte: Midia News
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=138211

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

MPF oferece denúncia ao STF contra Wellington Fagundes por peculato


11/10/2012 - 

MPF oferece denúncia ao STF contra Wellington Fagundes por peculato

De Brasília -- Catarine Piccioni
Foto: Reprodução
MPF oferece denúncia ao STF contra Wellington Fagundes por peculato
O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra o deputado federal Wellington Fagundes (PR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de peculato (apropriação/ desvio de recursos). De acordo com o MPF, Fagundes intercedeu junto ao Ministério da Integração Nacional a fim de viabilizar a transferência de recursos públicos para Rondonópolis (210 km de Cuiabá) por meio do convênio 1880/ 2001 e, posteriormente, contribuiu para a subcontratação irregular da empresa Airoldi Construções Ltda., pertencente a Emerson Douglas Airoldi, casado com Magda Rejane Fagundes, sobrinha do parlamentar.

Segundo o inquérito, o município de Rondonópolis e o ministério assinaram o convênio para a execução de obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação. Em seguida, ocorreu a tomada de preços 11/ 2002, que culminou com a contratação da empresa Objetiva Engenharia e Construção Ltda. para a realização das obras. O contrato 680/ 2002 foi celebrado em 4 de julho de 2002 e, após oito dias, foi totalmente transferido para a Airoldi. Fagundes disse não ter sido notificado ainda. Ele nega a acusação. Veja matéria completa no Olhar Jurídico.
Fonte: Olhar Direto
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=MPF_oferece_denuncia_ao_STF_contra_Wellington_Fagundes_por_peculato&id=285218

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Câmara terá renovação de 70% em Barra; apenas cinco foram reeleitos


Notícias / eleições 2012

09/10/2012 - 17:50

Câmara terá renovação de 70% em Barra; apenas cinco foram reeleitos

De Barra do Garças, Francis Amorim, para o Olhar Direto
Foto: Reprodução /Ilustração
Câmara terá renovação de 70% em Barra; apenas cinco foram reeleitos
A partir do dia 1º de janeiro Barra do Garças volta a ter 15 vereadores. Por força de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade teve o número de cadeiras reduzidas para 10 na Câmara Municipal e novo entendimento, desta vez com aprovação de uma Emenda Constitucional, o município reconquistou as cinco vagas perdidas.

Na reabertura das 15 vagas, um detalhe chama à atenção: dos quais 10 vereadores apenas cinco retornam à Câmara em 2013, Julio César (PSDB), Odorico Ferreira Cardoso (Kiko/PT) Miguel Moreira da Silva (Miguelão/PSD), Paulo Sérgio (PP) e Celson Sousa (PV). Dos 10 que assumirão, oito serão debutantes no Legislativo. Os vereadores Maria do Mercado (PP) e Ailton Teixeira Biroska (PSD) retornam depois de quatro anos ausentes.

Compra de votos ocorreu de forma escancarada na disputa por vagas
Genro de Riva é eleito com recorde de votos e deixa Pop de fora; lista
Beto Farias é eleito o novo prefeito de Barra do Garças com 47,16% dos votos

Nas eleições do último domingo, algumas surpresas chamaram á atenção. Ocuparão uma cadeira na Câmara pela primeira vez os vereadores eleitos Paulo César Raye (PTB), José Maria (PTB), coronel Valdemir Barbosa (PSD), Dr. Neto (PSD), Valdei Leite Guimarães (Pebinha da Saúde/PSB), Reinaldo Silva (Chocolate/PMDB), Weliton Andrade da Silva (Mandioquinha/PMDB) e João Rodrigues de Souza (Joãozinho/PSB).

Dos atuais vereadores, não se reelegeram Antônia Jacob Barbosa (PR), Mirian Sanches Lacerda (PTB) e João Carlos Jajá. Não concorreram à reeleição os vereadores Andréia Santos (PR), que disputou a prefeitura e Sávio Carvalho (PSD), que por opção não se candidatou. (relação completa nesta edição).
Fonte:
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=284874&fb_action_ids=289901804456030&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%22289901804456030%22%3A356453497779803%7D&action_type_map=%7B%22289901804456030%22%3A%22og.likes%22%7D&action_ref_map=[]

Grupo de Wanderlei Farias foi o maior derrotado nessas eleições


Avaliando o resultado das eleições municipais em Barra do Garças, observamos que o grande derrotado no pleito foi o atual prefeito Wanderlei Farias, que não elegeu sua sucessora, a sobrinha Andréia Santos, e ainda não conseguiu fazer a maioria da câmara.
Na câmara atual Wanderlei tem 70% dos vereadores (7), no último domingo a coligação do atual prefeito elegeu apenas 5 (33%). Sem falar que o mais votado Paulo Raier demonstrou insatisfação durante a campanha e é quase certo que não rezará na cartilha de Wanderlei. As derrotas de Antônia Jacob, Mírima Lacerda e Jajá, seus apoiadores de primeira hora também foram emblemáticas desmonstrando a queda da aceitação popular ao seu grupo.
além de uma administração questionada e reprovada pela população barra-garcense, Waderlei Farias vai deixar a prefeitura cheio de processos, correndo um alto risco de ficar inelegível por oito anos. A última imagem nas eleições também não foi das melhores, apareceu no debate da Tv Centro Oeste gritando o nome de candidato adversário a que apoiava e ainda mostrando o chinelo para o povo. Com certeza, foi o maior derrotado nestas eleições.
DALTINHO
Com uma campanha muito agressiva Daltinho não reverteu a baixa votação recebida em Barra do Garças em 2010 como candidato a deputado estadual. No último dia 07 Daltinho obteve pouco mais de 5 mil votos, ficando em terceiro lugar, saiu com a imagem arranhada e terá agora menos de dois anos para tentar recuperar o prestígio para brigar por uma vaga na Assembléia em 2012, comentários dão conta que sua situação financeira também não é das melhores. Daltinho trocou sua equipe de Marketing 3 vezes e foi criticado pela imprensa local por não prestigiar os “Pratas da casa”. O quadro só não foi pior para o deputado por que conseguiu fazer 4 vereadores nas duas coligações, e com os eleitos em outros municípios, deverá permanecer na assembleia legislativa até o final do mandato.
UBALDINO
Com mais de 4 mil votos e com uma campanha modesta, Ubaldino foi uma das surpresas nessas eleições e deve vir forte como candidato a deputado estadual, na reta final chegou a ameaçar o terceio lugar de Daltinho
ROBERTO FARIAS
O grande vencedor das eleições, com uma votação expressiva (14.238 votos numa eleição com 5 candidatos)  e sendo alvo de todo tipo de ataques pessoais. Se sustentou desde o início com grande vantagem, manteve a linha de apresentar propostas e optou por responder os ataques sofridos de forma moderada. Deu certo, mesmo com boatos plantados, principalmente nos últimos dias de campanha, impôs uma vantagem de mais de 8 mil votos, 28,1% em relação a segunda colocada. Fez ainda 5 vereadores e não deverá sofrer com uma oposição radical na câmara, tem conversado com todos os vereadores eleitos e não vem enfrentando resistências.
Fonte: Araguaia Hoje
http://araguaiahoje.com.br/?p=2738

sábado, 6 de outubro de 2012

Ministério Público pede extinção de contrato de concessionária de água e esgoto na cidade de Barra do Garças


Notícias / Cidades

06/10/2012 - 02:04

Ministério Público pede extinção de contrato de concessionária de água e esgoto na cidade de Barra do Garças


Foto: Reprodução
empresa pode perder concessão por danos ambientais
empresa pode perder concessão por danos ambientais
Da Redação -= MC



O Ministério Público Estadual ajuizou nesta sexta-feira (05) ação civil pública contra a Emasa (Empresa Mato-grossense de Água e Esgoto) do município de Barra do Garças (509 km de Cuiabá), pedindo a extinção do contrato de concessão caso a empesa não comprove cumprimento do dispositivo contratual que obriga a concessionária a atender, neste ano (2012), no mínimo, 55% da população com a rede coletora de esgoto e a fazer o tratamento do esgoto recolhido. 

Na ACP, o promotor de Justiça, Wesley Sanchez Lacerda, sustenta que a Emasa está sendo omissa ao deixar de instalar a rede coletora de esgoto em trechos na avenida Salomé (antiga Antônio Joaquim) e também em tramos da avenida Independência e demais ruas localizadas sobre o córrego São Sebastião, que foi aterrado.

Com a omissão da Emasa, a poluição dos córregos Monjolo, Voadeira (Lajedo), São Sebastião e Rios Garças e Araguaia se torna inevitável, e ainda afeta a qualidade do ar.

Consta ainda da ação civil que a Emasa deve provar que está cumprindo o contrato e tomando atitudes razoáveis para proteger o meio ambiente, especialmente nos locais citados, nos quais os recursos hídricos serão facilmente atingidos se faltar os serviços públicos essenciais.

O MPE pede também pede a condenação da empresa a pagar uma indenização de R$ 2 milhões pelos prejuízos danos causados aos recursos hídricos já poluídos, bem como indenização também de mesmo valor por danos morais difusos causados.

Em liminar, o Ministério Público pediu que a Emasa construa, iniciando-se em 48h e com término no prazo máximo de 40 dias, a rede coletora de esgoto nos trechos restantes da av. Salomé, bem como em toda a extensão das ruas construídas sobre o Córrego São Sebastião, com início na avenida Independência (próximo ao Colégio Coopema, até nas ruas próximos ao Jardim São João, onde deságua nas margens do Rio Garças).

Mais informações pela manhã
Fonte: Olhar Direto
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Ministerio_Publico_pede_extincao_de_contrato_de_concessionaria_de_agua_e_esgoto_na_cidade_de_Barra_do_Garcas&id=284149


CIDADES > Barra do Garças

EMASA deixa quase 30 mil sem água


Semana7.com

Semana7.com
Cerca de 200 moradores de Vila Maria se preparavam no final da tarde de segunda-feira (2) para uma manifestação e bloqueio da ponte do Garças para protestar pela falta de água que não chegou a sensibilizar nenhuma autoridade do município, nem mesmo o prefeito que em momentos assim deveria se revestir de civilidade, procurar os meios de comunicação para se desculpar e colocar caminhões pipas para atender aos reclames dos moradores que em Barra do Garças, como ficou provado, não têm a quem reclamar.
A manifestação só não aconteceu, segundo disse em entrevista por telefone o professor Reginaldo Siqueira, “porque o racionamento forçado foi suspenso quando nosso setor começou ser reabastecido. Ninguém estava suportando mais. As donas de casa, crianças e idosos foram os que mais sofreram com a irresponsabilidade da empresa que deveria ser punida por isso”, disse o professor.
Vários setores de Barra do Garças foram privados da falta d’água por sete dias em função do rompimento duma adutora da ‘empresa que vende água na cidade’ (Emasa) e que mantém a concessão na cidade, mas ao longo dos anos “nunca se responsabilizou pelos danos causados à população, até por que nunca foram punidos por isso”, conforme o desabafo de uma moradora da Vila Varjão.
Nos estertores da crise um dos diretores da empresa, acossados por telefonemas, procurou uma emissora de rádio para se desculpar e dizer que a empresa esperava uma peça nova que chegaria de Goiânia. A população não se conforma com o descaso da empresa. Uma moradora do Jardim Araguaia (que pediu para que seu nome não fosse divulgado) disse que “qualquer desculpa dessa empresa é mentirosa porque ela fatura explorando os moradores e não tem o capricho de ter peças de reserva para acudir em momentos como este pelo qual passamos”.
Donas de casa do Pitaluga, Vila Varjão, Jardim Araguaia e Senhora de Fátima tiveram que recorrer a um córrego próximo ao Clube Bancrévea, próximo à casa de campo da vereadora Antonia Jacob, amiga do prefeito e que passava pelo local, conforme registrou a reportagem deste jornal, a bordo de seu carro com os vidros suspensos, talvez com receio de ser reconhecida naquele momento de crise, uma vez que ela defende esta administração que insiste brincar com o sentimento do povo.
Fonte: Semana7

http://www.semana7.com/?pg=Noticia&Noticia=5775


Vereadores Andréia, Júlio Cesar e Drº Paulo Sérgio procuram a Emasa para pedir explicações sobre a falta de água na cidade.
Fonte: Rede Social Facebook da pré-candidata Andréia Santos
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=199349560180269&set=a.178338532281372.15225.100003156786403&type=3&theater


Notícias / Política MT

25/02/2011 - 15:00

Base do prefeito nega requerimento; oposição acusa blindagem à Emasa

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
Foto: Reprodução
A Emasa venceu licitação em 2003 que está sendo investigada pela Polícia Federal
A Emasa venceu licitação em 2003 que está sendo investigada pela Polícia Federal
A bancada do prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias (PR), formada por 8 dos 10 vereadores da Câmara rejeitou sumariamente um requerimento que pedia explicações à companhia de água Emasa. O fato levantou suspeita na oposição.

O vereador Odorico Kiko (PT) disse que o documento não era contra o prefeito e pedia simplesmente informações sobre as taxas de água e esgoto praticadas pela Emasa na cidade. “Sinceramente é muito estranho que vereadores ligados ao prefeito estejam fazendo uma blindagem da Emasa”, disparou Kiko.

O requerimento pedia informações sobre critérios da taxa mínima, apresentação da planilha de custo da companhia. O vereador solicitou explicações sobre a escolha dos bairros para serem atendidos com rede de esgoto e relatório sobre quanto a Emasa já fez de rede de esgoto desde que assumiu a concessão.

O vereador Kiko adiantou que vai transformar o requerimento em representação no Ministério Público Estadual (MPE) para ter acesso às informações. “A população está sendo impedida de saber quanto paga de água na cidade e para onde vai o dinheiro arrecado pela Emasa. Eu espero que MPE me ajude a obter essas informações”, acrescentou.

O processo de licitação vencido pela companhia Emasa em 2003 está sendo investigado pela Polícia Federal que já ouviu 20 pessoas no departamento de Barra do Garças através do delegado Antônio Marques Gonçalves de Oliveira.

Ele apura se houve alguma fraude na concessão do serviço por 30 anos à empresa Emasa e se existe alguma ligação dos donos da empresa Antonio Cesara Silveira e Nestor Dossena Grando com o prefeito Wanderlei Farias, conforme denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) pelo ex-prefeito Zózimo Chaparral e pelo ex-governador Wilmar Peres de que a empresa pode ser do prefeito Farias.

O republicano sempre negou qualquer ligação com a Emasa ou até com os sócios da empresa. Entretanto, em 2003 a ex-vereadora Fátima Resende (PT) denunciou que ela não votou o projeto e que sequer a matéria foi lida na Câmara Municipal.

Todavia consta o projeto aprovado por unanimidade e com o voto da petista que entrou na Justiça contra o presidente da época, ex-vereador Welinton Marcos, aumentando mais ainda suspeita sobre a licitação vencida pela Emasa. O delegado Oliveira disse que não vai se pronunciar sobre o inquérito que corre em segredo de Justiça.

Votaram contra o requerimento: Andréia Santos (PR), Antônia Jacob (PR), Paulo Sérgio (PP), Celson Souza (PV), Sávio Carvalho(PDT), João Jajá (PR) e Miriam Lacerda (PTB). A favor somente o voto de Odorico Kiko (PT). Miguelão Moreira (PTB) estava ausente e o presidente Júlio César (PSDB) não vota.
Fonte:
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Base_do_prefeito_nega_requerimento_oposicao_acusa_blindagem_a_Emasa&id=161146