terça-feira, 27 de agosto de 2013

Vereador quer reverter condenação e não acredita em perda de mandato

BARRA DO GARÇAS | 26/08/2013 - 16:37

Vereador quer reverter condenação e não acredita em perda de mandato

Francis Amorim, de Barra do Garças

-- Vereador Chocolate crê que não perderá mandato
Vereador Chocolate crê que não perderá mandato
    Advogados do vereador por Barra do Garças Reinaldo Silva, o Chocolate (PMDB), esperam converter em multa ou serviço comunitário a condenação pela prática de crime cometido nas eleições de 2006, quando ele coordenava a campanha do empresário Eduardo Moura (PPS) à Câmara Federal. O vereador interpôs recurso à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reformou sentença do TRE. Novo recurso remete o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF).
   Chocolate foi condenado sob a acusação de distribuir vale combustível durante a campanha eleitoral de 2006. Em Barra do Garças, a Justiça Eleitoral arquivou a denúncia do Ministério Público Eleitoral, porém, o MP recorreu ao TRE que condenou o vereador e em novo recurso, o parlamentar sofreu nova derrota em Brasília. Reinaldo Silva espera agora, no STF, rever as decisões sob o argumento de que o fato aconteceu em 2006, sendo transcorridos quase sete anos.
   Mesmo condenado, o peemedebista não teme pela perda do mandato. Segundo ele, seus advogados recorreram em todas as decisões proferidas e recebeu a garantia de que não corre o risco de perder o cargo na Câmara. “Estou tranquilo. Estamos cientes da situação, quem denunciou [o eleitor João Bosco Dantas do Nascimento] já mudou a versão dos fatos por três vezes e, nos autos, existem provas de que quem recebeu vale combustível prestava serviço à campanha. Portanto, estou sossegado quanto a essa questão”, disse.
   O vereador aguarda, por meio dos advogados, pelo prazo em que o fato ocorreu reverter à condenação em multa ou na prestação de serviços comunitários. Quanto ao risco de perda de mandato, Chocolate argumenta que não se enquadra na Lei da Ficha Limpa porque ela não havia sido promulgada à época. Numa eventual cassação de seu mandato, quem assumiria a vaga seria o primeiro suplente da coligação PMDB, PSB e PMN, João José dos Santos, o Joãozinho Cego (PMDB), que é deficiente visual.

Vereador tem recurso negado no TSE e pode perder o mandato

Notícias / Civil

25/08/2013 - 17:03

Vereador tem recurso negado no TSE e pode perder o mandato

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
Foto: Olhar Direto
Após derrota TRE e TSE, vereador tenta recurso extraordinário para não perder o mandato
Após derrota TRE e TSE, vereador tenta recurso extraordinário para não perder o mandato
Foi publicado quinta-feira (22) o acórdão do desprovimento agravo regimental interposto pelo vereador de Barra do Garças, Reinaldo Silva, o Chocolate (PMDB), que foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade. A decisão pode resultar no afastamento do peemedebista do cargo, que ainda tenta um recurso extraordinário para ‘subir’ o processo ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Vereador vai acionar Ministério Público para investigar contrato sem licitação de guarda armada no PS
Vereadores de Cuiabá terão que devolver R$ 125 mil recebidos a mais na verba indenizatória
Ele é acusado de crime eleitoral cometido em 2006 quando era coordenador de campanha do suplente de deputado federal Eduardo Moura (PPS) e teria distribuído combustível para eleitores votarem em Moura, na véspera da eleição. A denúncia apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) foi acompanhada de laudo de apreensão de vários cupons fiscais e controle interno do Auto Posto Vale da Serra que indicavam a suposta distribuição de combustível mediante 'vales' emitidos pelo comitê de Moura. Inicialmente ele foi absolvido no juíz de 1ª instância, mas foi condenado pela corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Cuiabá.

Após perder no TRE, Reinaldo tentou um recurso especial no TSE em Brasília alegando que as provas seriam insuficientes para materialidade do crime e sobre a dúvida apresentada pelo réu, o eleitor João Bosco Dantas do Nascimento, que mudou o depoimento em três oportunidades.

A ministra Nancy Andrighi, relatora do processo no TSE, manteve a decisão da corte estadual e ressaltou que apesar da mudança de depoimento, o eleitor João Bosco, sempre afirmou categoricamente que quem estava distribuindo os ‘vales’ era o réu na ação Reinaldo Silva.

Acompanharam o voto da relatora Nancy: a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia; Rosa Weber; Laurita Vaz e Luciana Lóssio; os ministros Marco Aurélio e Henrique Neves da Silva e o vice-procurador Geral Eleitoral em exercício Francisco Xavier.

Se confirmar a cassação de Reinaldo Silva, quem assumirá o mandato é o suplente de vereador João José dos Santos Filho, o Joãozinho Cego (PMDB), 49 anos. Mesmo lamentando a situação do colega, Joãozinho admite que já reúne documentos para pleitear o cargo. Todavia esse processo pode demorar, o presidente do legislativo, Miguelão Moreira (PSD), explicou que o tramite exige a certidão de transitado e julgado que só deve ser emitida na próxima semana pelo TSE.

Reinaldo tem evitado falar sobre o assunto, mas comentou com amigos, que está tranqüilo e que seus advogados já recorreram e que acredita que não perderá o mandato. A possível penalização do peemedebista pode reabrir a investigação com relação a Eduardo Moura, que era o candidato para quem o vereador trabalhava na eleição de 2006.
Fonte: Olhar Direto
http://juridico.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Vereador_tem_recurso_negado_no_Tribunal_Superior_Eleitoral_e_pode_perder_mandato&id=12620#!prettyPhoto

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O que se tem visto em Barra do Garças é uma verdadeira farra

Justiça
Semana7.com / WANDERLEY WASCONCELOS/RONAN DE SÁ
21/08/2013 11:59:00 - 167 exibições

O que se tem visto em Barra do Garças é uma verdadeira farra

Semana7.com
O Ministério Público já protocolou na Justiça, através dos promotores Marcos Brant e Nathalia Carol Magnani uma notificação recomendatória contra a Prefeitura de Barra do Garças onde cobra do prefeito Roberto Farias posições que a sociedade barra-garcense está a questionar em relação ao emprego, ou se preferir, a forma em que está sendo empregado o dinheiro público do município por ele, digamos, administrado.
O Inquérito Civil Público em desfavor do município de Barra do Garças visa uma denúncia para apurar a não implantação do piso nacional de professores conforme reclamação oriunda do Sindicato de Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Sintep), dando conta de que  o Poder Executivo Municipal, “a despeito da previsão legal, não promoveu a implantação do referido piso, comprometendo desse modo a educação com padrão de qualidade definido no nível constitucional”, ressalta a ação do Ministério Público.
O pomo da discórdia, sem dúvida, de acordo com a promulgação da Lei Complementar Municipal 133 de 13 de dezembro de 2010 é seu artigo 44 “que prevê a instituição do piso salarial, na forma de subsídio (de ajuda), aos professores da educação básica, não especificando, contudo, a base de referência do piso de acordo com a Lei Federal 11.738 de 2008, a que institui o parâmetro [salarial]”, alertam os dois promotores.
Quando noticiamos pelo jornal A Semana “Beto leva ‘cumpadres’ para a prefeitura” chegamos a irritar aliados e cúmplices dessa administração e fizemos a denúncia sem nenhum viés político, mas levando aos nossos leitores um fato relevante, de interesse popular e, sobretudo, em defesa do dinheiro público que por dever constitucional não deve servir aos amigos desta ou de outra administração. Os inseridos neste contexto de compadrio deveriam ser exemplarmente punidos para servir de lição à sociedade que a tudo vê e que não deixa lapso dessa natureza passar em branco.
Como instituição que zela pelo interesse social os representantes do Ministério Público ressaltam que “Não bastasse, o que se tem visto em Barra do Garças é uma verdadeira farra [o grifo é do MP] na nomeação e cargos em comissão, para preencher vagas políticas de Assessor Especial Educacional, Assessor Especial de Apoio e Articulação, Coordenador Geral de Cultura, Coordenador de Segmentos Culturais”, entre outros 13 citados no documento. 
“Na espécie [no conjunto], o gestor municipal optou em prestigiar os compromissos eleitoreiros assumidos em campanha, obrigando muitos de seus apaniguados no seio da Administração Pública, pelo loteamento de cargos, como por exemplo, a nomeação de Jales França, um dos proprietários da TV Serra Azul, para o cargo de Coordenador de Seguimentos Culturais e de Ronaldo de Almeida Couto, apresentador na mesma TV, para o cargo de Coordenador de Indústria”, diz o documento.
Os promotores analisam ainda que, em junho, quando o povo saiu às ruas foi em razão das “Opções desastradas e divorciadas do interesse público, fincadas em interesses pessoais e políticos, que servem muito mais à satisfação de compromissos eleitoreiros do que à satisfação das necessidades da população”.
E dizem mais, que “têm sido constante no âmbito da gestão da coisa pública in casu (na espécie em julgamento), que a opção é prestigiar os apaniguados e apoiadores de campanha eleitoral. Naturalmente alguém deve pagar o preço, recaindo aqui o ônus à Educação”.
“Nem se diga que a Lei de Responsabilidade Fiscal estaria a impedir o cumprimento da Lei do Piso. Porque a própria legislação dá a saída para cortar gastos com pessoal e adequar a folha de pagamento”, diz a certa altura o documento dos promotores. Ao contrário do que se pensava o documento não caducou e se torna oportuno neste momento em que a categoria se encontra em greve desde o início deste mês, enquanto seus colegas da rede estadual, há duas semanas. Na manifestação de segunda-feira (19) vários professores lembraram o documento assinado pelos representantes do Ministério Público, já que a grita geral está sendo por melhores salários.
Depois de ligeira concentração na Praça do Garimpeiro, de cantaram o Hino Nacional, gritarem palavras de ordem e pediram mais respeito do prefeito Roberto Farias e aos vereadores que lhe dão sustentação na Câmara Municipal, pelo fato de fugirem ao diálogo. Na sessão daquela noite, no momento em que alguns vereadores articulavam apresentarem um requerimento assinado pelo vereador João Rodrigues e vários outros de seus colegas para regularizar o corte de pontos dos servidores que se encontram em greve, a truculência do presidente da Casa, Miguel Moreira (Miguelão) (PSD) que suspendeu a sessão.
Para conter os ânimos o vereador João Rodrigues (PSB) disse que ao lado de alguns colegas (Paulo Raye, Pebinha, Paulo Sérgio, Celso Souza, Julio Cesar, Chocolate, entre outros) apresentariam naquela sessão um requerimento em defesa dos servidores, a uma conciliação, embora Miguelão tenha sido mais rápido ao perceber a manobra articulada por seu colega.
Encerrada a sessão os sindicalistas cercaram o líder do prefeito na Câmara, Odorico Ferreira Cardoso Neto – Professor Kiko (PT), quando cobraram do ex-sindicalista uma posição em defesa de seus ex-colegas sejam eles da educação ou do setor de saúde, este último em greve desde o início de julho. Os profissionais da rede pública estadual estão em greve desde o dia 12 de agosto. Aproximadamente 35 mil professores aderiram ao movimento. São 739 escolas em greve com 440 mil alunos fora das salas de aula.
Na cobrança que fizeram ao professor Kiko chegaram alegar a adesão do PT à candidatura do prefeito Roberto Farias (PSD) que resultou no acréscimo em cerca de 10 minutos no rádio e TV quando de sua candidatura a prefeito e, com isso, o alinhamento do Partido dos Trabalhadores em defesa da política de Beto Farias ora em vigor. No grosso da discussão entre Kiko e os servidores em greve, um servidor cobrou do líder do prefeito uma posição política. Kiko retrucou dizendo que ele lambia as botas do ex-prefeito. O servidor devolveu: e você lambia as botas do prefeito Chaparral.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Câmara ajusta site para garantir acesso ao Portal Transparência

BARRA DO GARÇAS | 13/08/2013 - 11:52

Câmara ajusta site para garantir acesso ao Portal Transparência

Francis Amorim, de Barra do Garças

-- Presidente da Câmara de Barra do Garças, vereador Miguelão
Presidente da Câmara de Barra do Garças, vereador Miguelão
  A Câmara de Barra do Garças pretende corrigir nos próximos dias uma falha que já vem sendo cometida em gestões desde a entrada em vigor da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por isso, vai disponibilizar ao cidadão o Portal da Transparência, instrumento que permite o acompanhamento dos processos de licitação, contratos, balanço anual, balancete mensal, LRF, concurso e as contas públicas.
   De acordo com o presidente da Casa, vereador Miguel Moreira da Silva, o Miguelão (PSD), o Portal da Transparência já deveria estar ativo há anos. Porém, somente agora é que as ações da Câmara estão sendo mostradas de forma transparente, ou seja, levando ao cidadão informações que antes ele não tinha acesso.
   "A primeira medida que tomamos assim que assumimos à presidência da Câmara foi construir um novo site e solicitar ao Tribunal de Contas a liberação do link do Serviço de Informação ao Cidadão, pois, por meio desse link, as pessoas poderão ter acesso as informações da Câmara. Já conseguimos essa liberação e agora estamos armazenando os dados que serão disponibilizados pelo site", explicou Miguelão.
   Além disso, Miguelão explica que terminais de computação de última geração foram adquiridos para a criação do bando de dados que irá subsidiar o cidadão na hora em que ele acessar o portal da Câmara. "Mesmo com menos recursos em relação a legislatura anterior, já que tivemos o acréscimos de cinco novas cadeiras na Casa, a Câmara de Barra do Garças hoje é um exemplo de como se faz as coisas com a devida clareza. As sessões já são transmitidas pela web e também pelo rádio. Isso nunca tinha acontecido", destaca.
   O presidente reconhece que o Portal da Transparência já deveria fornecer as informações que a lei determina, porém, afirma que o volume de dados que estão sendo armazenados requer tempo e envolve vários setores, como o contábil, jurídico, administrativo e técnico. "Mas, isso está sendo corrigido para que a lei seja cumprida, como é o nosso dever. Outro entrave que enfrentamos também foi a burocracia para que colocássemos o site no ar como ele deveria ser", ressalta.
Fonte: Rd News
http://www.rdnews.com.br/noticia/camara-ajusta-site-para-garantir-acesso-ao-portal-transparencia

Secretaria de Educação não atende pauta da categoria

BARRA DO GARÇAS | 13/08/2013 - 09:57

Secretaria de Educação não atende pauta da categoria

Francis Amorim, de Barra do Garças


  Cerca de 65% das escolas da rede municipal de ensino estão com as atividades paralisadas por tempo indeterminado. O movimento foi deflagrado como forma de ‘pressionar’ a Prefeitura de Barra do Garças ao pagamento do piso nacional de professores, que hoje é de R$ 1.567 e elevação de nível. Os profissionais alegam que o município paga o piso de R$ 1.030,00.
  A secretária de Educação, professora Fátima Aparecida Resende, alega que parte dos professores recebem o piso de acordo com a carga horária. Segundo ela, o município hoje não tem condições de atender a reivindicação porque estaria em descumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Além disso, os professores tiveram um reajuste salarial de 16% no final do ano, o que comprometeu o orçamento para este ano”, revela.
  A ameaça de greve vinha sendo feito desde o mês de maio quando representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso – Subsede de Barra do Garças, e da secretaria municipal de Educação se reuniram para abrir um canal de diálogo, criando, inclusive, uma comissão paritária para analisar a questão e achar uma saída, porém, a iniciativa não logrou êxito.“Nossa intenção é buscar o diálogo para voltarmos a conversar no ano que vem. Inicialmente, o município não tem condições de atender a reivindicação sob pena de ser penalizado”, disse a secretária de Educação.
  O Sintep informou que a greve é por tempo indeterminado. Por isso, a maioria das escolas está com as atividades paralisadas, algumas, de forma integral e outras parcial.
  Rede estadual
  Além das escolas do município, a rede estadual também está paralisada em Barra do Garças diante da deflagração da greve que ocorreu nesta segunda-feira em todo o estado. No município, são 19 escolas.
Fonte: Rd News
http://www.rdnews.com.br/noticia/sem-piso-nacional-professores-de-barra-do-garcasentram-em-greve

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Justiça suspende licitação do lixo, e empresas ganham chances de participar

DA REDAÇÃO / Semana7.com

Justiça suspende licitação do lixo, e empresas ganham chances de participar

Juiz diz que há irregularidades em edital para concorrência da coleta de lixo

BarradoGarçasNews
O juiz Júlio César Molina Duarte Monteiro, da 2ª Vara Cível de Barra do Garças, deferiu parcialmente o pedido de liminar para suspender o edital (que convocava empresas interessadas para manutenção da limpeza urbana) e manda que se espeça outro edital, sob alegação de irregularidades como a de não ter dado a publicidade devida ao edital.
O pedido de medida liminar foi impetrado pela empresa Loc-Service Comércio e Serviços Ltda que alega, entre outros que a Prefeitura de Barra do Garças publicou a existência do certame no Diário Oficial do Estado, porém o conteúdo do edital não foi liberado e que não constava no site da prefeitura.
A Lei de acesso a informação 12.527 torna obrigatória a divulgação de editais dessa natureza na internet para que os interessados na licitação tenham acesso a todas as informações sem intermediação e terceiros. Sem dúvida, por este motivo, o juiz afirmou que houve irregularidade neste certame.
O juiz Júlio Cesar Molina salienta que havendo indícios de irregularidades da divulgação do edital de licitação aos interessados “verifico que a licitação deverá ser suspensa”.
Na realidade, por força da Lei, a Prefeitura de Barra do Garças deverá expedir novo edital, consignando nova data para sua realização, bem como vistoria técnica e demais atos pertinentes em conformidade com a Lei do Pregão.
Desde janeiro a responsável pela coleta de lixo na cidade é a Porteirão Serviços Gerais (PSG), cujo contrato terminou neste final e mês. A PSG substituiu a Evolu Service que há oito anos trabalhava no município. Com a ascensão de Roberto Farias à prefeitura, a empresa saiu de cena.
O tucano Julio Cesar (PSDB), em entrevista a esse portal disse que a licitação está sob suspeita, e que é preciso preservar o direito de outras empresas participaram do certame, já que a PSG que hoje faz a limpeza da cidade foi alvo de graves denúncias envolvendo o prefeito Roberto Farias. “O que me causa mais indignação é ver a maioria dos vereadores em total silêncio diante de tantas irregularidades”, diz o vereador.
Ouvido pela reportagem, o autor das denúncias contra a PSG, o empresário Eduardo Moura (PPS), disse que fez denúncias contra essa empresa porque “percebemos um esquema envolvendo advogados do prefeito Roberto Farias e isso me pareceu fraude para beneficiar algumas pessoas e causar prejuízos ao município. Ele disse ainda que aguarda manifestação do Ministério Público e que já conta com outras denúncias contra o prefeito.

LEI DO PREGÃO

Pregão é uma das seis modalidades de licitação utilizadas no Brasil, considerada como um aperfeiçoamento do regime de licitações para a Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal.
Esta modalidade possibilita o incremento da competitividade e ampliação das oportunidades de participação nas licitações, por parte dos licitantes que são Pessoas Jurídicas ou Pessoas Físicas interessadas em vender bens e/ou serviços comuns conforme os editais e contratos que visam o interesse público.
O pregão é realizado em lances sucessivos e decrescentes, no chamado "quem dá menos" (NBS). Desta forma, a Administração Publica, que está comprando, gera economia, o que significa o bom uso do dinheiro público.
O pregão é caracterizado por inverter as fases de um processo licitatório comum regido pela lei 8.666/93. Ou seja, primeiro ocorre a abertura das propostas das licitantes e depois é procedido o julgamento da habilitação dos mesmos. O Pregão é regido pela Lei Federal nº 10.520/2002.
Fonte: Semana 7
http://semana7.com/?Pg=Noticia&Noticia=8527&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MP investiga nepotismo na gestão Roberto Farias

MP investiga nepotismo na gestão Roberto Farias





Prefeito Roberto Farias terá que explicar sobre a contratação de parentes.
A Segunda Promotoria de Justiça Cívil instaurou inquérito para completa apuração de nomeação de parentes do prefeito Roberto Farias (PSD) a cargos na Prefeitura de Barra do Garças, de cônjuges de vereadores, obedecendo assim, entre outros, os princípios da legalidade e da impessoalidade da administração pública local.
A promotora Nathalia Carol Manzano Magnani encaminhou notificação ao prefeito Roberto Farias, a fim de que sejam exoneradas pessoas (cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até terceiro grau) que foram nomeadas para ocupar cargos de comissão ou exercer funções de confiança, em qualquer dos poderes do município.
O inquérito nomeia dois nomes como exemplo, o de Nivaldo Peres de Farias (irmão do pai do prefeito, Wilmar Peres de Farias, já falecido) e de Antonio Peres de Farias, citados na denúncia como tios de Roberto Farias.
O Ministério Público encaminhou também ofício a cada um dos 15 vereadores de Barra do Garças recheados de indagações para que se esclareça se há cargos da administração pública para cônjuge, parentes, entre outros e que estejam sendo beneficiados através de privilégios contrários ao que determina a lei.
O prefeito Roberto Farias, assim como os vereadores terão dez dias para responder ao Ministério Público. Em caso de acolhimento devem informar com documentos comprobatórios das medidas que foram tomadas e, caso não acolha, que apresente ao MP as justificativas, documentadas.
A Constituição diz que atos de improbidade administrativa resultam na suspensão dos direitos políticos da administração pública, a indisponibilidade de bens e ressarcimento ao erário. “Qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições, e, entre outros, praticar ato visando fim proibido em lei”, constitui ato de improbidade.
MÍDIA
Na peça jurídica de Nathalia Carol Manzano Magnani ela cita a certa altura que “chegou a notícia de que o prefeito municipal [Roberto Farias] contratou alguns de seus próprios parentes para ocuparem cargos comissionados ou exercem funções de confiança”.
Sem avançar o sinal é fácil saber a dimensão dessa “notícia” que foi capa da edição 94 do jornal A Semana “que não se cala se este ou aquele gestor público claudica a lei, no deslize deste ou daquele prefeito”, diz o editor Ronan Fernandes.
Naquele texto “Beto leva ‘cumpadres’ para prefeitura” citamos alguns vereadores com parentes empregados na prefeitura, que diante da opinião pública se traduz como legítima troca de favores. “É conveniente saber que a prefeitura é um órgão público, de todos e, ninguém em particular deve tirar proveito disso”, diz o vereador Julio Cesar (PSDB).
O empresário Eduardo Moura (PPS) tem questionado com frequência a maturidade do prefeito Roberto Farias e diante dessa cobrança do Ministério Público ele diz que “o respeito à lei é fundamental a qualquer pessoa e, principalmente a um gestor público. Seria imaturo achar que a justiça deixaria passar em branco esse escândalo”, arremata.
Fonte: Noticia dos Municipios
http://www.noticiadosmunicipios.com.br/site/index.php/noticias/23-espajurco/10115-mp-investiga-nepotismo-na-gestao-roberto-farias

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Beto leva ‘cumpadres’ para prefeitura

SEMANA7.COM / WANDERLEY WASCONCELOS/RONAN DE SÁ / semana7.com

Beto leva ‘cumpadres’ para prefeitura

Manóbra que favorece amigos no circulo do poder termina por abrigar ´servidores´ talvez em troca meros favores

No momento em que pelo menos cinco vereadores gozam de privilégios indecorosos, (de acordo com a folha de janeiro) o de empregar parentes na prefeitura e ficarem de rabo preso com o prefeito, o empresário Eduardo Moura (MD) é uma entre milhares de vozes em Barra do Garças a protestar contra esse compadrio (relação entre compadres) que desgasta a já desgastada administração e Roberto Farias que aos trancos conclui um semestre de sua gestão.
Moura é suplente de deputado federal e foi vice de Ubaldino Rezende nas eleições municipais do ano passado e diz achar tudo isso “muito conceitual porque essa administração, incluindo os vereadores de sustentação, não consegue ouvir aqueles que não concordam com ele, a isto eu chamo de cerceamento de liberdade”.
Na entrevista concedida a este jornal na segunda-feira (24) o empresário disse que “os interesses do povo são maiores que esta legislatura. O que espero é que eles tenham bom senso e acabe com essa história de empregar amigos, empregar parentes, com esse absurdo”.
Ao citar o coordenador de Indústria Ronaldo Couto--, Eduardo Moura alfineta o apresentador de tevê “porque não me parece razoável que ele esteja ao meio-dia no jornal, que envie matérias regulares para o portal Olhar Direto e logo creio que não lhe sobre tempo para contatos no sentido de buscarindústrias para a cidade. Nem sei se ele está preparado para esta função”. E vai mais longe ao indagar sobre a esposa do apresentador, a coordenadora de Comércio Marcia Benites Sanches Couto “que ponho minhas dúvidas se ela de fato cuida do comércio”.
Já na área da agricultura, Eduardo Moura não poupa estocadas para o secretário Vilmondes Sebastião Tomain. “Não se sabe onde anda a coerência do prefeito em relação ao caso de seu compadre, o assessor técnico pedagógico Guilherme Sarmento Pinheiro que em sua página no facebook “demonstra que reside na cidade turística de Chapada dos Guimarães” (a 60 quilômetros dacapital Cuiabá).
“Como também não se sabe, em função de sua idade, se a coordenadora geral de sua Secretaria, dona Helena Costa Jacaranda, tenha necessária disposição para viajar pelo interior do município para o bom cumprimento de sua função”, diz Eduardo Moura para em seguida colocar em dúvida a capacidade do proprietário da TV Serra Azul e coordenador de Segmentos Culturais, Jalles França (conhecido como Jesus) de fomentar a Cultura neste momento em que a cidade recebe milhares de turistas para sua temporada de praia.

PROTESTOS

Depois de deflagrado os protestos que ganharam as ruas de cidades do país que na análise de Eduardo Moura começa a mudar, a tendência será a de por fim no empreguismo, no clientelismo. “O que se espera é que a Câmara de Vereadores que tenha entre seus pares parentes contratados na prefeitura, mostre sua autonomia, porque o momento é este, o de deixar para trás essa postura passiva e ultrapassada”.
Eduardo cobra mais da Câmara Municipal de Barra do Garças e diz ser preciso investigar “muito” e cita as máquinas da prefeitura encontradas na fazenda do prefeito Roberto Farias, atenção à folha de pagamento e ao possível perdão fiscal para a empresa JBS/Friboi. “É preciso que os vereadores sejam exemplos para a sociedade que peçam a demissão desses seus parentes contratados pela prefeitura”.
Ao finalizar Eduardo Moura acha que a Câmara de Vereadores tem que estar atenta ao clamor das ruas, das passeatas já realizadas na cidade, deixarem e ser passivos.
Fonte: Semana 7
http://semana7.com/?pg=Noticia&Noticia=8469

Prefeito de Barra do Garças desconsidera liminar e corta o ponto dos grevistas

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
O Prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (PSD) decidiu, nesta terça-feira (31), cortar o ponto dos profissionais da saúde de Barra do Garças que se encontram em greve, desde o dia 2 de julho.
Farias desconsiderou a liminar concedida na segunda-feira, dia 29 de julho pelo desembargador Dirceu dos Santos, que suspende o corte dos dias não trabalhados pelos servidores municipais da saúde de Barra do Garças.
Segundo o sindicato, a ação foi truculenta e contra a decisão do Tribunal de Justiça do estado do Mato Grosso onde já havia decidido que a greve era legal.
 “A própria Lei da Greve prevê que, uma vez reconhecida a ilicitude da mobilização, o empregador está autorizado a cortar o ponto, o que não é o nosso caso,” pontuou a Diretora Maria Jaira.
“O Corte de Ponto é uma violência aos princípios estruturantes do Estado Democrático de Direito , e isso , prejudicar a vida de uma centena de pessoas. É uma indignidade e um egoísmo muito grande”, concluiu Maria Jaira .
A Diretora disse também que a Assessoria Jurídica do Sindicato, através do advogado Jairo Gehm, já esta tomando as “providencias legais cabíveis, para o ressarcimento dos servidores prejudicado pelo ato irresponsável do prefeito”.
O SINTESBRE ainda confirmou que, mesmo com a truculência do prefeito, a greve vai continuar, na segunda feira 29/07, os grevistas comemoraram a decisão da justiça.
Em greve desde o dia 2 de julho, os profissionais da saúde de Barra do Garças tentam entrar em acordo com o prefeito Beto Farias (PSD) para receber aditivos que, teoricamente, já seriam garantidos por lei: 25% de adicional noturno e insalubridade, porém a crise só aumenta.
Fonte: Chocolate News
http://www.chocolatenews.com.br/site/index.php/noticias/noticias-do-chocolate/3729-prefeito-de-barra-do-garcas-desconsidera-liminar-e-corta-o-ponto-dos-grevistas#.UfpaW3NOLVo.facebook