quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PREOCUPANTE-Alto índice de mortalidade infantil em Barra do Garças-MT



TCE e os serviços públicos-Mortalidade Infantil Barra do Garças-MT 
Na semana passada o município de Barra do Garças recebeu dura recomendação do conselheiro Valter Albano, no sentido de tomar providências urgentes para melhorar seu desempenho em relação ao índice de mortalidade infantil.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso vem acompanhando a qualidade e eficiência dos serviços públicos realizados pelos municípios. Nos julgamentos das contas de gestão, além da regularidade e legalidade dos atos municipais, o TCE analisa, por exemplo, o desempenho dos municípios em setores essenciais como a Saúde e Educação.

Na semana passada o município de Barra do Garças recebeu dura recomendação do conselheiro Valter Albano, no sentido de tomar providências urgentes para melhorar seu desempenho em relação ao índice de mortalidade infantil.
De acordo com o TCE, o município apresentou indicadores preocupantes, com uma taxa de mortalidade infantil de 28,03, bem acima da média nacional que é de 14,08.

No sistema de avaliação implantado pelo TCE, Barra do Garças registrou média 2 numa escala que vai de 0 a 10. Ficou evidente a falta de eficiência e qualidade das políticas públicas voltadas à Saúde.

Fonte: Coluna do jornalista Mauro Camargo em A Gazeta de Mato Grosso, página 08/A, edição desta quarta-feira, dia 31.10.12. Anexo pdf.
FONTE: Gazeta Digital
http://www.gazetadigital.com.br/colunista/show/id_coluna_conteudo/1284/id_coluna/21

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Justiça manda empresa implantar rede de esgoto


COTIDIANO / BARRA DO GARÇAS
24.10.2012 | 11h38 - Atualizado em 24.10.2012 | 16h05
Tamanho do texto A- A+


Justiça manda empresa implantar rede de esgoto

Decisão atendeu a ação feita pelo Ministério Público do Estado

Barra do Garças: ruas e avenidas vão receber rede coletora de esgoto


A Justiça determinou que a Empresa Mato-grossense de Água e Saneamento LTDA, que opera os serviços em Barra do Garças (a 515 km de Cuiabá), implante rede coletora de esgoto em trechos de sete ruas e avenidas do bairro Cidade Velha.

A liminar atende a pedido feito pelo Ministério Público de Mato Grosso. As obras devem iniciar em 30 dias, conforme a decisão, nas avenidas Ana Lira, Salomé, Antônio Cristino Cortês e Marechal Rondon e nas ruas do Araés e Santos Dumond.

De acordo com a decisão, também no prazo de 30 dias, deverão ser iniciadas as obras para implantação da rede coletora de esgoto nas avenidas e ruas dos bairros por onde passa o córrego São Sebastião. O prazo para a conclusão das obras estabelecido pela Justiça foi de 60 dias.

Na ação proposta pelo Ministério Público, o promotor de Justiça Wesley Sanchez Lacerda destacou que, no processo de concessão, a obrigação assumida pela Empresa Concessionária não era apenas continuar coletando e tratando o esgoto nos mesmos locais antes ofertado, e sim estender a oferta da coleta e tratamento do esgoto.

Segundo ele, atualmente existem cerca de 73 canos e 80 manilhas que despejam esgotos diariamente nos rios Garças e Araguaia, no município de Barra do Garças. A irregularidade deve-se à falta de rede coletora de esgoto em várias avenidas da cidade.

O promotor de Justiça explicou que, antes de ingressar com a ação civil pública, foram realizadas tentativas no âmbito extrajudicial para assegurar a descontinuidade da poluição ambiental do rios Araguaia e Garças.

“Como a empresa demonstrou que não tem o interesse em assumir a responsabilidade de forma pacífica, ao menos para fazer cessar a poluição ambiental - o que seria feito com um simples serviço de implantar a canalização coletora de esgoto - teve que ser responsabilizada judicialmente”, disse o promotor.
Fonte: Midia News
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=138211

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

MPF oferece denúncia ao STF contra Wellington Fagundes por peculato


11/10/2012 - 

MPF oferece denúncia ao STF contra Wellington Fagundes por peculato

De Brasília -- Catarine Piccioni
Foto: Reprodução
MPF oferece denúncia ao STF contra Wellington Fagundes por peculato
O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra o deputado federal Wellington Fagundes (PR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de peculato (apropriação/ desvio de recursos). De acordo com o MPF, Fagundes intercedeu junto ao Ministério da Integração Nacional a fim de viabilizar a transferência de recursos públicos para Rondonópolis (210 km de Cuiabá) por meio do convênio 1880/ 2001 e, posteriormente, contribuiu para a subcontratação irregular da empresa Airoldi Construções Ltda., pertencente a Emerson Douglas Airoldi, casado com Magda Rejane Fagundes, sobrinha do parlamentar.

Segundo o inquérito, o município de Rondonópolis e o ministério assinaram o convênio para a execução de obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação. Em seguida, ocorreu a tomada de preços 11/ 2002, que culminou com a contratação da empresa Objetiva Engenharia e Construção Ltda. para a realização das obras. O contrato 680/ 2002 foi celebrado em 4 de julho de 2002 e, após oito dias, foi totalmente transferido para a Airoldi. Fagundes disse não ter sido notificado ainda. Ele nega a acusação. Veja matéria completa no Olhar Jurídico.
Fonte: Olhar Direto
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=MPF_oferece_denuncia_ao_STF_contra_Wellington_Fagundes_por_peculato&id=285218

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Câmara terá renovação de 70% em Barra; apenas cinco foram reeleitos


Notícias / eleições 2012

09/10/2012 - 17:50

Câmara terá renovação de 70% em Barra; apenas cinco foram reeleitos

De Barra do Garças, Francis Amorim, para o Olhar Direto
Foto: Reprodução /Ilustração
Câmara terá renovação de 70% em Barra; apenas cinco foram reeleitos
A partir do dia 1º de janeiro Barra do Garças volta a ter 15 vereadores. Por força de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade teve o número de cadeiras reduzidas para 10 na Câmara Municipal e novo entendimento, desta vez com aprovação de uma Emenda Constitucional, o município reconquistou as cinco vagas perdidas.

Na reabertura das 15 vagas, um detalhe chama à atenção: dos quais 10 vereadores apenas cinco retornam à Câmara em 2013, Julio César (PSDB), Odorico Ferreira Cardoso (Kiko/PT) Miguel Moreira da Silva (Miguelão/PSD), Paulo Sérgio (PP) e Celson Sousa (PV). Dos 10 que assumirão, oito serão debutantes no Legislativo. Os vereadores Maria do Mercado (PP) e Ailton Teixeira Biroska (PSD) retornam depois de quatro anos ausentes.

Compra de votos ocorreu de forma escancarada na disputa por vagas
Genro de Riva é eleito com recorde de votos e deixa Pop de fora; lista
Beto Farias é eleito o novo prefeito de Barra do Garças com 47,16% dos votos

Nas eleições do último domingo, algumas surpresas chamaram á atenção. Ocuparão uma cadeira na Câmara pela primeira vez os vereadores eleitos Paulo César Raye (PTB), José Maria (PTB), coronel Valdemir Barbosa (PSD), Dr. Neto (PSD), Valdei Leite Guimarães (Pebinha da Saúde/PSB), Reinaldo Silva (Chocolate/PMDB), Weliton Andrade da Silva (Mandioquinha/PMDB) e João Rodrigues de Souza (Joãozinho/PSB).

Dos atuais vereadores, não se reelegeram Antônia Jacob Barbosa (PR), Mirian Sanches Lacerda (PTB) e João Carlos Jajá. Não concorreram à reeleição os vereadores Andréia Santos (PR), que disputou a prefeitura e Sávio Carvalho (PSD), que por opção não se candidatou. (relação completa nesta edição).
Fonte:
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=284874&fb_action_ids=289901804456030&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%22289901804456030%22%3A356453497779803%7D&action_type_map=%7B%22289901804456030%22%3A%22og.likes%22%7D&action_ref_map=[]

Grupo de Wanderlei Farias foi o maior derrotado nessas eleições


Avaliando o resultado das eleições municipais em Barra do Garças, observamos que o grande derrotado no pleito foi o atual prefeito Wanderlei Farias, que não elegeu sua sucessora, a sobrinha Andréia Santos, e ainda não conseguiu fazer a maioria da câmara.
Na câmara atual Wanderlei tem 70% dos vereadores (7), no último domingo a coligação do atual prefeito elegeu apenas 5 (33%). Sem falar que o mais votado Paulo Raier demonstrou insatisfação durante a campanha e é quase certo que não rezará na cartilha de Wanderlei. As derrotas de Antônia Jacob, Mírima Lacerda e Jajá, seus apoiadores de primeira hora também foram emblemáticas desmonstrando a queda da aceitação popular ao seu grupo.
além de uma administração questionada e reprovada pela população barra-garcense, Waderlei Farias vai deixar a prefeitura cheio de processos, correndo um alto risco de ficar inelegível por oito anos. A última imagem nas eleições também não foi das melhores, apareceu no debate da Tv Centro Oeste gritando o nome de candidato adversário a que apoiava e ainda mostrando o chinelo para o povo. Com certeza, foi o maior derrotado nestas eleições.
DALTINHO
Com uma campanha muito agressiva Daltinho não reverteu a baixa votação recebida em Barra do Garças em 2010 como candidato a deputado estadual. No último dia 07 Daltinho obteve pouco mais de 5 mil votos, ficando em terceiro lugar, saiu com a imagem arranhada e terá agora menos de dois anos para tentar recuperar o prestígio para brigar por uma vaga na Assembléia em 2012, comentários dão conta que sua situação financeira também não é das melhores. Daltinho trocou sua equipe de Marketing 3 vezes e foi criticado pela imprensa local por não prestigiar os “Pratas da casa”. O quadro só não foi pior para o deputado por que conseguiu fazer 4 vereadores nas duas coligações, e com os eleitos em outros municípios, deverá permanecer na assembleia legislativa até o final do mandato.
UBALDINO
Com mais de 4 mil votos e com uma campanha modesta, Ubaldino foi uma das surpresas nessas eleições e deve vir forte como candidato a deputado estadual, na reta final chegou a ameaçar o terceio lugar de Daltinho
ROBERTO FARIAS
O grande vencedor das eleições, com uma votação expressiva (14.238 votos numa eleição com 5 candidatos)  e sendo alvo de todo tipo de ataques pessoais. Se sustentou desde o início com grande vantagem, manteve a linha de apresentar propostas e optou por responder os ataques sofridos de forma moderada. Deu certo, mesmo com boatos plantados, principalmente nos últimos dias de campanha, impôs uma vantagem de mais de 8 mil votos, 28,1% em relação a segunda colocada. Fez ainda 5 vereadores e não deverá sofrer com uma oposição radical na câmara, tem conversado com todos os vereadores eleitos e não vem enfrentando resistências.
Fonte: Araguaia Hoje
http://araguaiahoje.com.br/?p=2738

sábado, 6 de outubro de 2012

Ministério Público pede extinção de contrato de concessionária de água e esgoto na cidade de Barra do Garças


Notícias / Cidades

06/10/2012 - 02:04

Ministério Público pede extinção de contrato de concessionária de água e esgoto na cidade de Barra do Garças


Foto: Reprodução
empresa pode perder concessão por danos ambientais
empresa pode perder concessão por danos ambientais
Da Redação -= MC



O Ministério Público Estadual ajuizou nesta sexta-feira (05) ação civil pública contra a Emasa (Empresa Mato-grossense de Água e Esgoto) do município de Barra do Garças (509 km de Cuiabá), pedindo a extinção do contrato de concessão caso a empesa não comprove cumprimento do dispositivo contratual que obriga a concessionária a atender, neste ano (2012), no mínimo, 55% da população com a rede coletora de esgoto e a fazer o tratamento do esgoto recolhido. 

Na ACP, o promotor de Justiça, Wesley Sanchez Lacerda, sustenta que a Emasa está sendo omissa ao deixar de instalar a rede coletora de esgoto em trechos na avenida Salomé (antiga Antônio Joaquim) e também em tramos da avenida Independência e demais ruas localizadas sobre o córrego São Sebastião, que foi aterrado.

Com a omissão da Emasa, a poluição dos córregos Monjolo, Voadeira (Lajedo), São Sebastião e Rios Garças e Araguaia se torna inevitável, e ainda afeta a qualidade do ar.

Consta ainda da ação civil que a Emasa deve provar que está cumprindo o contrato e tomando atitudes razoáveis para proteger o meio ambiente, especialmente nos locais citados, nos quais os recursos hídricos serão facilmente atingidos se faltar os serviços públicos essenciais.

O MPE pede também pede a condenação da empresa a pagar uma indenização de R$ 2 milhões pelos prejuízos danos causados aos recursos hídricos já poluídos, bem como indenização também de mesmo valor por danos morais difusos causados.

Em liminar, o Ministério Público pediu que a Emasa construa, iniciando-se em 48h e com término no prazo máximo de 40 dias, a rede coletora de esgoto nos trechos restantes da av. Salomé, bem como em toda a extensão das ruas construídas sobre o Córrego São Sebastião, com início na avenida Independência (próximo ao Colégio Coopema, até nas ruas próximos ao Jardim São João, onde deságua nas margens do Rio Garças).

Mais informações pela manhã
Fonte: Olhar Direto
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Ministerio_Publico_pede_extincao_de_contrato_de_concessionaria_de_agua_e_esgoto_na_cidade_de_Barra_do_Garcas&id=284149


CIDADES > Barra do Garças

EMASA deixa quase 30 mil sem água


Semana7.com

Semana7.com
Cerca de 200 moradores de Vila Maria se preparavam no final da tarde de segunda-feira (2) para uma manifestação e bloqueio da ponte do Garças para protestar pela falta de água que não chegou a sensibilizar nenhuma autoridade do município, nem mesmo o prefeito que em momentos assim deveria se revestir de civilidade, procurar os meios de comunicação para se desculpar e colocar caminhões pipas para atender aos reclames dos moradores que em Barra do Garças, como ficou provado, não têm a quem reclamar.
A manifestação só não aconteceu, segundo disse em entrevista por telefone o professor Reginaldo Siqueira, “porque o racionamento forçado foi suspenso quando nosso setor começou ser reabastecido. Ninguém estava suportando mais. As donas de casa, crianças e idosos foram os que mais sofreram com a irresponsabilidade da empresa que deveria ser punida por isso”, disse o professor.
Vários setores de Barra do Garças foram privados da falta d’água por sete dias em função do rompimento duma adutora da ‘empresa que vende água na cidade’ (Emasa) e que mantém a concessão na cidade, mas ao longo dos anos “nunca se responsabilizou pelos danos causados à população, até por que nunca foram punidos por isso”, conforme o desabafo de uma moradora da Vila Varjão.
Nos estertores da crise um dos diretores da empresa, acossados por telefonemas, procurou uma emissora de rádio para se desculpar e dizer que a empresa esperava uma peça nova que chegaria de Goiânia. A população não se conforma com o descaso da empresa. Uma moradora do Jardim Araguaia (que pediu para que seu nome não fosse divulgado) disse que “qualquer desculpa dessa empresa é mentirosa porque ela fatura explorando os moradores e não tem o capricho de ter peças de reserva para acudir em momentos como este pelo qual passamos”.
Donas de casa do Pitaluga, Vila Varjão, Jardim Araguaia e Senhora de Fátima tiveram que recorrer a um córrego próximo ao Clube Bancrévea, próximo à casa de campo da vereadora Antonia Jacob, amiga do prefeito e que passava pelo local, conforme registrou a reportagem deste jornal, a bordo de seu carro com os vidros suspensos, talvez com receio de ser reconhecida naquele momento de crise, uma vez que ela defende esta administração que insiste brincar com o sentimento do povo.
Fonte: Semana7

http://www.semana7.com/?pg=Noticia&Noticia=5775


Vereadores Andréia, Júlio Cesar e Drº Paulo Sérgio procuram a Emasa para pedir explicações sobre a falta de água na cidade.
Fonte: Rede Social Facebook da pré-candidata Andréia Santos
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=199349560180269&set=a.178338532281372.15225.100003156786403&type=3&theater


Notícias / Política MT

25/02/2011 - 15:00

Base do prefeito nega requerimento; oposição acusa blindagem à Emasa

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
Foto: Reprodução
A Emasa venceu licitação em 2003 que está sendo investigada pela Polícia Federal
A Emasa venceu licitação em 2003 que está sendo investigada pela Polícia Federal
A bancada do prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias (PR), formada por 8 dos 10 vereadores da Câmara rejeitou sumariamente um requerimento que pedia explicações à companhia de água Emasa. O fato levantou suspeita na oposição.

O vereador Odorico Kiko (PT) disse que o documento não era contra o prefeito e pedia simplesmente informações sobre as taxas de água e esgoto praticadas pela Emasa na cidade. “Sinceramente é muito estranho que vereadores ligados ao prefeito estejam fazendo uma blindagem da Emasa”, disparou Kiko.

O requerimento pedia informações sobre critérios da taxa mínima, apresentação da planilha de custo da companhia. O vereador solicitou explicações sobre a escolha dos bairros para serem atendidos com rede de esgoto e relatório sobre quanto a Emasa já fez de rede de esgoto desde que assumiu a concessão.

O vereador Kiko adiantou que vai transformar o requerimento em representação no Ministério Público Estadual (MPE) para ter acesso às informações. “A população está sendo impedida de saber quanto paga de água na cidade e para onde vai o dinheiro arrecado pela Emasa. Eu espero que MPE me ajude a obter essas informações”, acrescentou.

O processo de licitação vencido pela companhia Emasa em 2003 está sendo investigado pela Polícia Federal que já ouviu 20 pessoas no departamento de Barra do Garças através do delegado Antônio Marques Gonçalves de Oliveira.

Ele apura se houve alguma fraude na concessão do serviço por 30 anos à empresa Emasa e se existe alguma ligação dos donos da empresa Antonio Cesara Silveira e Nestor Dossena Grando com o prefeito Wanderlei Farias, conforme denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) pelo ex-prefeito Zózimo Chaparral e pelo ex-governador Wilmar Peres de que a empresa pode ser do prefeito Farias.

O republicano sempre negou qualquer ligação com a Emasa ou até com os sócios da empresa. Entretanto, em 2003 a ex-vereadora Fátima Resende (PT) denunciou que ela não votou o projeto e que sequer a matéria foi lida na Câmara Municipal.

Todavia consta o projeto aprovado por unanimidade e com o voto da petista que entrou na Justiça contra o presidente da época, ex-vereador Welinton Marcos, aumentando mais ainda suspeita sobre a licitação vencida pela Emasa. O delegado Oliveira disse que não vai se pronunciar sobre o inquérito que corre em segredo de Justiça.

Votaram contra o requerimento: Andréia Santos (PR), Antônia Jacob (PR), Paulo Sérgio (PP), Celson Souza (PV), Sávio Carvalho(PDT), João Jajá (PR) e Miriam Lacerda (PTB). A favor somente o voto de Odorico Kiko (PT). Miguelão Moreira (PTB) estava ausente e o presidente Júlio César (PSDB) não vota.
Fonte:
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Base_do_prefeito_nega_requerimento_oposicao_acusa_blindagem_a_Emasa&id=161146

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Posto Fiscal-CAMINHÕES NA PONTE DOS RIOS GARÇAS E ARAGUAIA




FONTES: REDE SOCIAL FACEBOOK


1) https://www.facebook.com/groups/barratransparente/permalink/419055191453258/
2) https://www.facebook.com/groups/266638460052968/permalink/352119724838174/

Material difamatório é apreendido no interior de Mato Grosso


04/10/2012 - 16:45

Material difamatório é apreendido no interior de Mato Grosso
De Barra do Garças, Francis Amorim, para o Olhar Direto

Material difamatório é apreendido no interior de Mato Grosso

A Justiça Eleitoral fez na madrugada de hoje em Barra do Garças a apreensão de panfletos difamatórios com a chancela do candidato Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB). O material estava dentro de um veículo de um militante da coligação e seria arremessado nas ruas de vários bairros da cidade. O motorista do carro, cujo nome não foi divulgado pelas polícias Civil e Militar, foi preso em flagrante.

A operação foi realizada a partir de uma denúncia feita ao promotor eleitoral Marcos Brant Gambier Costa e acompanhada pelo próprio promotor e pelo juiz da 47ª Zona Eleitoral, Francisco Rogério Barros. Eles flagraram o material no veículo e deram ordem de prisão ao motorista. Os panfletos denegriam a imagem do prefeito Wanderlei Farias (PR) e do candidato do PSD, Roberto Farias.

PF cumpre mandado em Barra do Garças e detém uma pessoa

À imprensa o promotor Marcos Brant que o material é difamatório e este tipo de comportamento não será tolerado durante as eleições em Barra do Garças. “O Ministério Público estará atento a todas as manifestações. Recebemos a denúncia, acionamos a Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar a apreendemos esses panfletos que em nada colabora com o processo eleitoral”, disse.

O juiz Francisco Rogério Barros fez questão de acompanhar pessoalmente a operação que resultou na apreensão do material difamatório. Ele afirmou que a Justiça Eleitoral vai agir com rigor contra esse tipo de ato com a prisão dos envolvidos. “Já alertamos os candidatos e cabos eleitorais. As polícias Civil, Militar e Federal estão nas ruas para coibir essa prática. Quem for flagrado será preso”, disse o magistrado.

Fonte: Olhar Direto
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Material_difamatorio_e_apreendido_no_interior_de_Mato_Grosso&id=283865

Aumentam as denúncias de compra de votos em Barra do Garças, Polícia fecha o cerco


Aumentam as denúncias de compra de votos em Barra do Garças, Polícia fecha o cerco


Foto: Pedro Henrique Bohrer 
A polícia Federal juntamente com o ministério público, justiça eleitoral, PM e Polícia Civil estão fechando o cerco em torno da corrupção eleitoral em Barra do Garças, na madrugada de quinta-feira (04/10) um veículo foi apreendido e encaminhado a delegacia, os ocupantes transportavam panfletos denegrindo a imagem de outros candidatos a prefeito. Após serem ouvidos os acusados foram liberados, os panfletos pertenciam a Coligação do candidato Daltinho (PMDB).
No período da tarde a movimentação foi em torno da secretária de Ação social do município, mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Prefeitura e na residência da secretária, apesar das cestas básicas que seriam trocadas por voto não terem sido encontradas, as investigações prosseguem em outros pontos da cidade.
No jornal da Band Local, foi levado ao ar um jovem tentando cooptar eleitores fazendo uma lista, na gravação feita em um aparelho celular, foi citado que a lista era para a candidata a Andréia e que a primeira-dama é que faria o pagamento, nas mãos do acusado, foi filmado uma lista com vários nomes, o valor oferecido foi de R$ 100,00 em troca do voto. O vídeo foi encaminhado para a justiça eleitoral.
Fonte: Araguaia Hoje
http://araguaiahoje.com.br/?p=2630

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Teté revela otimismo com PMDB em outros polos




03/10/2012 - 09:02

Em entrevista ao vivo no webjornal RDTV desta quarta, a deputada licenciada e secretária de Estado Teté Bezerra (Turismo) desenhou um cenário otimista de candidaturas do seu partido, o PMDB, e dos principais aliados. Disse que na Capital o petista Lúdio, que tem de vice o peemedebista Faiad, cresce quase a 1 ponto percentual por dia e disse até que pode ganhar no 1º turno. Afirma que em Várzea Grande Walace teve reação surpreendente e fala em virada. Teté vê vitória do PMDB em outros pólos, como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Cáceres e Tangará da Serra.
Fonte: Rd News
http://www.rdnews.com.br/curtinha/4591

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mandioquinha seria o mais votado para vereador de Barra de Garças


PESQUISA MARK | 02/10/2012 - 13:51

Mandioquinha seria o mais votado para vereador de Barra de Garças

Gabriela Galvão




O servidor Weliton Andrade da Silva, o Mandioquinha (PMDB), é o mais cotado para a Câmara de Barra do Garças com 5,9%. Segundo pesquisa do instituto Mark, feita em parceria exclusiva com o RDNews, também aparece entre os primeiros colocados o vereador João Carlos Sousa Abreu, o Jajá (PR), que registra 4,5%. A pesquisa foi realizada entre 25 e 27 deste mês e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Está registrada sob o número MT- 00435/2012.
   Logo atrás de Jajá surge o professor Reginaldo Lopes Siqueira (PMDB) com 3,5%. Outros dois candidatos figuram empatados com 3,1%, sendo eles a vereadora Mirian Lacerda (PTB) e o médico Paulo Cesar de Aguiar, o Paulo Raye (PTB). Na preferência de 2,8% dos eleitores entrevistados aparecem o comerciante José Maria Alves Filho, o Zé Maria (PTB), e o agente administrativo Jaime Rodrigues Neto (PSD).
   Dois candidatos à reeleição estão com 2,4%: Paulo Sérgio da Silva (PP) e Julio César Gomes dos Santos (PSDB). Com 1,7% figuram a comerciante Maria José de Carvalho, a Maria do Mercado (PP), que já foi candidata à prefeita, e o vereador Miguel Moreira da Silva, o Miguelão (PSD). Em seguida aparecem três nomes empatados com 1,4%, sendo eles os vereadores Celso José da Silva, o Celso Souza da ASPM (PV), e Antônia Jacob (PR) e o jornalista Reinaldo Silva, o Chocolate (PMDB).
   Também são citados mais cinco nomes, mas com apenas 1%. No geral, Barra do Garças tem 140 candidatos na disputa por 15 cadeiras, uma média de 9 por vaga. A quatro dias do pleito o percentual de indecisos quanto ao voto para vereador é de 45,3%.
   Estes dados não trazem qualquer segurança quanto à eleição à Câmara Municipal, portanto, servem tão somente para se ter ideia de quem são os mais lembrados. Foram ouvidos 287 eleitores de 34 bairros da zona urbana de Barra do Garças. Homens representam 50,9% das pessoas ouvidas e, mulheres, 49,1%.
Fonte: Rd News
http://rdnews.com.br/blog/post/mandioquinha-seria-o-mais-votado-para-vereador-de-barra-de-garcas

Com uma frente ampla, Beto Farias ganharia hoje em Barra do Garças



PESQUISA MARK | 02/10/2012 - 13:35

Com uma frente ampla, Beto Farias ganharia hoje em Barra do Garças

Gabriela Galvão

   A quatro dias das eleições, o empresário Roberto Farias, o Beto (PSD), lidera com ampla vantagem a corrida à Prefeitura de Barra do Garças, pólo da região do Araguaia, e hoje seria eleito com 36,2% das intenções de voto, o que representa 42,4% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Apoiada pelo tio e prefeito de terceiro mandato não consecutivo Wanderley Farias (PR), a vereadora Andréia Farias Santos (PR) figura com 20,2% (23,7% dos votos válidos). A diferença entre ambos é de 16 pontos percentuais. É o que detecta pesquisa do instituto Mark, feita em parceria com o RDNews.


Na terceira colocação aparece o deputado Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), com 13,6% (15,9% dos votos válidos), seguido do servidor Ubaldino Rodrigues (PDT), que registra 12,2% (14,3% dos votos válidos). Esta é a segunda vez que Daltinho disputa a prefeitura. Na “lanterna” está Fernando Lira (PTC) com 3,1% (3,7% dos votos válidos). Os indecisos somam 13,2%. A amostragem foi realizada entre os dias 25 e 27 de setembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Está registrada sob o número MT- 00435/2012.
   Na espontânea, Beto Farias também impõe ampla vantagem. Ele aparece com 32,1%, enquanto Andréia tem 17,4%, numa diferença de 14,7 pontos percentuais. Daltinho detém 11,1%, Ubaldino 10,5% e Fernando Lira surge com apenas 2,1%. Neste caso o universo de indecisos atinge a 26,5%. O nome mais rejeitado é de Daltinho, com 19,5%. Não votariam de jeito nenhum em Andreia 15,3% dos eleitores entrevistados, ao passo que a resistência ao nome de Beto é de 9,8%. A rejeição à candidatura de Fernando é de 4,9% e, de Ubaldino, 3,8%.
   O instituto Mark ouviu 287 eleitores de 34 bairros da zona urbana de Barra do Garças. Homens são 50,9% das pessoas ouvidas e, mulheres, 49,1%. Em relação à idade, 1,7% têm entre 16 e 17 anos; 16% de 18 a 24 anos; 34,5% entre 25 e 34; 20,9% de 35 e 44 anos; 18,1% entre 45 e 59 anos; e 8,7% mais de 60 anos.
    Sobre o grau de instrução, 5,6% são analfabetos e/ou não concluíram o primário; 41,1% cursaram o primário e/ou têm o primeiro grau incompleto; 37,3% terminaram o primeiro grau e/ou não finalizaram o segundo grau; 15% contam com o segundo grau completo e/ou estão cursando o ensino superior; e 1% já concluíram a faculdade. Quanto à renda familiar, nenhum dos entrevistados ganha até 1 salário mínimo; 94,4% recebe de 1 a 5 salários; 5,2% entre 5 e 10 salários; nenhum deles ganha de 10 a 20 salários; e 0,3% ganham mais de 20 salários.
Fonte: Rd News
http://rdnews.com.br/blog/post/com-uma-frente-ampla-beto-farias-ganharia-hoje-em-barra-do-garcas

Pesquisa aponta empate entre Farias e Andréia; Daltinho está em terceiro


Uma pesquisa divulgada pela empresa Sinfor Consultoria e Pesquisa Rio Preto Ltda aponta a existência de um empate técnico entre os candidatos Andréia Santos (PR) e Roberto Farias (PSD). Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-00367/2012, a pesquisa mostra um crescimento de 21% da republicana e uma queda de 15,3 do candidato social-democrata. O candidato do PMDB, Adalto de Freitas, que conta com o apoio do governador Silval Barbosa, aparece na terceira colocação.

Segundo a Sinfor Consultoria, Roberto Farias tem 30,7% na simulação espontânea e Andréia 29,1%, uma diferença de apenas 1,6%. Adalto de Freitas tem 12,2% das intenções de votos, seguido de Ubaldino Rezende (PDT) com 8,4% e Fernando Lira (PTC) com 1,3%. O índice de indecisos é de 17,3% e 1% não votaria em nenhum dos candidatos.

Na pesquisa estimulada a diferença entre Roberto e Andréia e ainda menor. O candidato do PSD aparece com 32,2% e a candidata republicana com 30,8%. Apenas 1,4% separam os dois candidatos. O peemedebista Adalto de Freitas é o terceiro colocado com 12,7%, Ubaldino Rezende com 9,4% e Fernando Lira (PTC) com apenas 1,3%. Os indecisos somam 11,7% e não votariam em nenhum dos candidatos 1,9%.

A Sinfor Consultoria ouviu 1.012 entrevistados entre os dias 19 a 22 de setembro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos em um nível de confiança de 95,5%. A pesquisa aponta que a campanha eleitoral em Barra do Garças está polarizada entre os candidatos Andréia Santos e Roberto Farias.
Fonte: Araguaia40graus.com.br

29/09/2012 - 10:24

Candidato Daltinho mantém frente em pesquisa de Barra do Garças

Da Redação - Jonas da Silva
Foto: Reprodução pesquisa
Daltinho abre cerca de 8 pontos percentuais de Beto Farias na pesquisa estimulada
O candidato do PMDB em Barra do Garças, deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho, mantém a liderança na eleição em Barra do Garças, de acordo com pesquisa do Instituto Goiano de Publicidade e Pesquisas (IGOPPE). Ele é seguido de perto pelo seu principal concorrente, Roberto Farias (PSD).

No levantamento estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, Daltinho tem 38,7% da opção do eleitor. A seguir está Farias com 30,8%. Andréia Santos, Partido Republicano (PR) obteve 16,5% e Ubaldino Rezende (Badico) – PDT foi apontado por 4,8% dos entrevistados. Fernando Lira (PTC) é o último colocado com 0,8%.

Barra do Garças tem disputa acirrada com Daltinho à frente em pesquisa

Na sondagem, os indecisos, eleitores que não sabem em quem votar somam 6,3%. Uma parte de 2,1% de eleitores optou em não votar em nenhum dos candidatos. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos.

Na modalidade espontânea, em que o eleitor aponta livremente sua preferência, Daltinho também lidera, com 35,7% na pesquisa. Roberto Farias (PSD) está com 27,5%, seguido de Andréia Santos (PR) com 12,6%, Ubaldino Rezende (Badico) - PDT tem 3,3%, Fernando Lira (PTC) está com 0,6%. Os indecisos neste quesito são 16,6%. Mas 3,7% afirmam não votar em nenhum dos concorrentes.

A pesquisa foi realizada com a entrevistas de 600 eleitores de Barra do Garças nos dias 25 e 26 de setembro, de acordo dados de população do IBGE e de dados do eleitorado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), segundo critérios de sexo, idade, grau de instrução e faixa de renda. O instituto registrou a pesquisa eleitoral sob número TRE/MT 00441/2012, cujo contratante é Osmar Alves de Queiroz.

No levantamento foram entrevistados moradores do centro de Barra do Garças, bairros Domingos Mariano e Bela Vista, Jardim Pitaluga e Jardim Amazônia I e II, Jardim Cristino Cortes, Jardim Araguaia, Conjuntos Abel Lira, Serra Alta, Piracema e Serra Dourada, São João São José, São Sebastião, Campinas, Sena Marques, Setor Dermat, Zeca Ribeiro e distritos de Vale dos Sonhos e Indianápolis, Recanto das Acácias, Santo Antonio e Jardim Serrinha, União, Vila Maria Gomes, Vila Varjão e Rainha de Fátima, Jardim Nova Barra do Sul, Jardim Palmares e Novo Horizonte, Jardim Paraíso e Mangueira, Ouro Fino I e II, Solar Ville, Bairro Anchieta.