sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mais de 500 servidores terão que ser exonerados


cOTIDIANO / BARRA DO GARÇAS
31.08.2012 | 11h01 - Atualizado em 31.08.2012 | 15h46
Tamanho do texto A- A+

Mais de 500 servidores terão que ser exonerados

Lista inclui técnicos, professores, médicos, enfermeiros, auxiliares de serviços gerais e agentes comunitários de saúde

Divulgação


Município aprovou diversas leis autorizando contratações temporárias
















DA REDAÇÃO
A Justiça determinou que mais de 500 servidores, contratados sem concurso público no município de Barra do Garças, (a 515 quilômetros de Cuiabá) terão que ser exonerados.

A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da cidade.

O MPE argumenta que o Executivo Municipal vem realizando contratações temporárias para manter e ampliar o quadro de servidores em diversas secretarias, burlando a exigência constitucional do concurso público.

De acordo com o promotor de Justiça Wesley Sanches Lacerda, no decorrer da investigação foi constatado que o município promoveu a contratação temporária de centenas de pessoas no ano de 2011.

À ocasião, foi encaminhado notificação recomendatória ao chefe do Poder Executivo para que retirasse da Câmara Municipal o projeto de lei 018/2011 que autorizava novas contratações.

“Durante a investigação, verificamos que várias leis foram aprovadas pelo Legislativo Municipal autorizando as contratações temporárias. As informações trazidas pelo município apontam que desde o início da atual gestão (2009/2012) pessoas já estavam sendo contratadas temporariamente, sem concurso público, para exercerem cargos públicos”, afirmou o promotor de Justiça.

Foram contratados técnicos administrativos educacionais, professores, médicos, enfermeiros, auxiliares de serviços gerais, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais.

De acordo com o representante do Ministério Público, a ação civil pública foi proposta em outubro do ano passado. Na ocasião, o MPE obteve liminar que proibia o município de promover contratação temporária, salvo nos casos de excepcional interesse público.

“O município descumpriu a decisão liminar, na medida em que decidiu recontratar temporariamente servidores para desempenharem suas atividades em detrimento dos aprovados no concurso”, afirmou o promotor de Justiça.

No julgamento de mérito da ação, a Juíza Glenda Moreira Borges destacou que as provas colhidas no processo demonstram que o município utilizou-se da contratação temporária de agentes públicos para o exercício de funções permanentes.

“As contratações temporárias do pessoal, atuante na municipalidade, não possuem caráter ocasional, tampouco emergencial. Em verdade, nota-se a existência de uma necessidade contínua do município de Barra do Garças em contar esse quadro de pessoal, razão em que deveria, desde então, ter realizado concurso público, conforme determina preceito constitucional”, afirmou a magistrada, em um trecho da sentença.

Além de confirmar a decisão liminar e determinar a exoneração dos “recontratados”, na sentença a juíza fixou multa diária no valor de R$ 10 mil, a ser imposta na pessoa do atual prefeito ou a quem o substitua ou venha sucedê-lo, no caso de descumprimento da decisão.
Fonte: Midia News
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=132127

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Com 78, PSD lidera em candidaturas; Beto Farias e Leonardo se destacam


RUMO ÀS URNAS | 27/08/2012 - 10:13

Com 78, PSD lidera em candidaturas; Beto Farias e Leonardo se destacam

Romilson Dourado

-- Candidatos do PSD Leonardo Albuquerque (Cáceres) e Beto Farias (Barra do Garças)
Candidatos do PSD Leonardo Albuquerque (Cáceres) e Beto Farias (Barra do Garças)
   O PSD, recriado no ano passado e já no ranking de maior legenda do Estado, com 50 prefeitos, é que  registra maior número de candidatos à sucessão municipal. Conta com 78 cabeças-de-chapa. O partido conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa José Riva e pelo vice-governador Chico Daltro está no páreo em cidades pólos, mas com poucas chances de êxito nas urnas. Nos maiores municípios mato-grossenses, os que apresentam vantagens na disputa são o empresário Beto Farias, em Barra do Garças, e Leonardo Albuquerque, em Cáceres.
   O Blog do Romilson está trazendo uma série de matérias sobre candidaturas majoritárias por partido e o peso do colégio eleitoral.
   Confira aqui como está a situação do PR e também aqui acerca do quadro de concorrentes do PT.
   Em Cuiabá, o PSD lançou à corrida sucessória o ex-vereador, ex-deputado e ex-secretário de Estado Carlos Brito, que figura entre os "lanternas", portanto, está mais marcando posição. Em Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral, o prefeito Tião da Zaeli busca fôlego, na esperança de superar os adversários competitivos, deputado Walace Guimarães (PMDB) e a ex-primeira-dama do Estado Lucimar Campos (DEM), esposa do senador Jayme. O PSD acabou cooptando lideranças de várias outras siglas, principalmente prefeitos e vereadores e hoje já se encontra "inchado".
   A expectativa de seus líderes é de conseguir eleger pelo menos 40 dos 78 candidatos, a maioria de municípios pequenos. Os sociais-democratas estão disputando 1,2 milhão de eleitores, o que representa 59,6% do eleitorado de todos os 141 municípios do Estado. Alguns estão "enrolados" com a Justiça, que barraram-no, como é o caso da prefeita de Colniza Nelci Capitani, cujo registro foi indeferido.
   Além de Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá e Várzea Grande, o PSD concorre a prefeito com Arcílio Jesus, o Chindo (Acorizal), Silda Kochemborger (Apiacás), Sílvio José de Moraes (Araguainha)), Joel Marins (Araputanga), Marcelo Ribeiro (Barão de Melgaço), Carlos Roberto Torremocha (Aripuanã), Júlio Florindo (Barra do Bugres), Aloisio Irineu (Bom Jesus do Araguaia), Eudes Tarciso (Brasnorte), Valdeir Luiz Ribeiro (Campinápolis), Sebastião Carlos Pim (Campo Novo do Parecis), Dirceu Martins (Campos de Júlio), Lourival Martins Araújo (Canabrava do Norte), Evaldo Diehl (Canarana), Luiz Leite (Carlinda), Rosa Maria Blanco (Chapada dos Guimarães), João Batista Moraes (Cláudia), Dalva Maria de Lima (Cocalinho) e Noboru Tomiyoski (Colíder).
   Também disputam pelo PSD Gaspar Domingos Lazarri (Confresa), Jair Podavin Ferreira (Conquista D´Oeste), Gilberto Sierbert (Contriguaçu), Pedro Tercy (Denise), Juviano Lincoln (Diamantino), Josair Lopes (Dom Aquino), José Antonio Dubiella (Feliz Natal), Jandira do Prado (Gaúcha do Norte), Magali Amorim Vilela (General Carneiro), João Antonio Vieira (Itanhangá), Raimundo Zanon (Itaúba), Valdizete Nogueira (Jaciara), Valdecir Kemer (Jangada), Vilson Ramos (Jauru), José Alcir Paulino (Juara), Valdecir Luiz Colle (Juscimeira), Maria Manea da Cruz (Lambari D´Oeste), Arnóbio Vieira (Marcelândia), Elias Leal (Mirassol D´Oeste), Sebastião Gilmar (Nobres), Neurilan Fraga (Nortelândia), Solange Sousa (Nova Bandeirantes), Beatriz Fátima (Nova Monte Verde), Railda de Fátima (Nova Nazaré), Dorival Lorca (Nova Santa Helena), Gercino Caetano (Nova Xavantina), João Antonio (Novo Horizonte do Norte) e João Sérgio (Novo Santo Antonio).
   Na relação de candidatos sociais-democratas estão também Pedro Hideyo (Paranaíta), Darci Fátima (Paranatinga), Edvaldo Porto, o Formigão (Pedra Preta), Sinvaldo Santos Brito (Peixoto de Azevedo), Antonio Bruno (Planalto da Serra), Emival Gomes (Porto Alegre do Norte), Benedito de Oliveira (Porto Estrela), Jane Maria Lopes (Poxoréu), João Carlos Pizzi (Querência), Adário Carneiro (Ribeirão Cascalheira), Aparecido Marques (Ribeirãozinho), Alessandro Nicoli (Santa Carmem), Hugo Garcia (Santa Rita do Trivelato), Domingos da Silva (Santa Terezinha), Sílvio Souto (Santo Afonso), Walter Sampaio (Santo Antonio do Leverger), Filemon Limoeiro (São Félix do Araguaia), Nelson Hubner (São José do Rio Claro), Raquel Campos Coelho (São José do Xingu), Ilma Grisoste Barbosa (Sapezal), Edson Yukio, o Japonês (Serra Nova Dourada), Paulo Rogério Riva (Tabaporã), Milton Geller (Tapurah), Adir Pereira dos Santos (Terra Nova do Norte), Ilton Ferreira (Tesouro) e Mesquita Coelho (Torixoréu) - confira no quadro a relação completa dos candidatos a prefeito do PSD.
Fonte: Rd News
http://www.rdnews.com.br/blog/post/com-78-psd-lidera-em-candidaturas-beto-farias-e-leonardo-se-destacam

Wanderlei Farias cumpre determinação judicial e muda nomes de ruas


Wanderlei Farias cumpre determinação judicial e muda nomes de ruas



A população de Barra do Garças terá que se readaptar aos novos nomes de ruas, avenidas e outros logradouros que terão os nomes alterados por determinação judicial. Em cumprimento a Lei Federal 6.454/77, que veda o uso de nomes de pessoas vivas em logradouros, o prefeito Wanderlei Farias já começou a promover as mudanças de nomenclaturas dos locais que terão que ser modificados.

Avenidas importantes de Barra do Garças, como à Avenida Governador Jayme Campos, agora será Avenida Senador Valdon Varjão, ex-vereador, ex-prefeito da cidade da cidade, ex-deputado e ex-senador; à Avenida Antônio Joaquim (hoje conselheiro do TCE/MT), será Avenida Salomé José Rodrigues, pai do conselheiro; o aeroporto Júlio Campos, será aeroporto José Reimer, o Piloto Bub, e o Pronto Socorro e Hospital Dr. Kleide Coelho Lima, será Hospital Milton Pessoa Morbeck.

Além desses logradouros, pessoas homenageadas como o deputado federal Wellington Fagundes que tinha a feira coberta que levava o seu nome, o conselheiro aposentado Alencar Soares Filho, que emprestava o nome a uma creche e o ginásio Jayme Campos, também terão os nomes alterados por determinação da lei.

No mês passado o juiz emerson Luiz Pereira Cajango, da 4ª Vara Civel da comarca de Barra do Garças, julgou procedente uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público que pedia a revogação de nomes de pessoas vivas emprestados para vários logradouros públicos da cidade, uma prática que havia se tornando comum na região do Vale do Araguaia.
Fonte: Notícia dos Munícipios
http://www.araguaia40graus.com.br/

domingo, 26 de agosto de 2012

Daltinho troca equipe de marketing sob Beto por ex-secretário de Goiás

ELEIÇÕES 2012 |

Daltinho troca equipe de marketing sob Beto por ex-secretário de Goiás

 -- Candidato Daltinho (PMDB) O candidato a prefeito de Barra do Garças, suplente de deputado Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), trocou parte de sua equipe de marketing por descontentamento com trabalho de Beto Maciel, do Rio Grande do Norte, que já prestou serviço para o empresário Mauro Mendes (PSB). “O que não está funcionando tem que colocar para funcionar. Meu marketing não estava e, por isso, fiz mudanças”, ressalta.
   Beto foi substituído pelo ex-secretário de Fazenda de Goiás, Jorcelino Braga (PRP). Ele é presidente regional do partido no Estado vizinho e proprietário da produtora Kanal.
   Conforme Daltinho, Beto não foi demitido e está trabalhando agora exclusivamente com as mídias sociais da campanha. Dos 20 membros da equipe, 12 foram “trocados”. A informação é de que o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, não teria verba para colaborar na estrutura da campanha. Diante da dificuldade, teria oferecido a equipe de marketing como opção de ajuda.

Fonte: Rd News
http://www.rdnews.com.br/blog/post/daltinho-troca-equipe-de-marketing-sob-beto-por-ex-secretario-de-goias

sábado, 25 de agosto de 2012

Daltinho usa tribuna e promove candidatura

POLÍTICA/ASSEMBLEIA

Diário de Cuiabá
Anterior | Índice | Próxima
Edição nº 13395 25/08/2012 Sábado, 25 de agosto de 2012Edição nº 13395 25/08/2012  
Daltinho usa tribuna e promove candidatura

KAMILA ARRUDA
Da Reportagem

O suplente de deputado estadual, Adalto de Freitas (PMDB), o “Daltinho”, usou a tribuna na sessão da última quarta-feira (22) para promover sua candidatura a prefeito de Barra do Garças. Na ocasião, o parlamentar alfinetou a atual gestão e prometeu melhorias no município.

O promotor Marcos Branti afirma que “não tem como fazer uma censura prévia ao candidato”, uma vez que ele tem mandato eletivo e, por isso, tem imunidade parlamentar.

Um advogado que atua na área de Direito Eleitoral garante que a atitude de Daltinho não está fora da lei.

No entanto, caso os demais candidatos se sintam prejudicados por conta disso, podem solicitar judicialmente o mesmo espaço para explanarem seus projetos em prol do município.

Daltinho foi contemplado pelo sistema de rodízio adotado pela sua coligação e ocupa a vaga do deputado estadual Wagner Ramos (PR). Ele ocupa a terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto, perdendo para o empresário Roberto Farias (PSD) e para a republicana Andreia Santos.

http://www.diariodecuiaba.com.br/

Nilson deixa AL; Daltinho volta

24/08/2012 - 12:33
  Já são 7 dos 24 deputados que estão de licença. O último a protocolar pedido de afastamento temporário é Nilson Santos (foto), candidato a prefeito de Colíder pelo PMDB. Ele está numa situação confortável e, mesmo assim, preferiu arrumar mais tempo para a campanha. Já Daltinho, do mesmo PMDB, ao invés de continuar fora da AL para "mergulhar" na corrida à Prefeitura de Barra do Garças, optou por voltar ao posto de deputado para não perder o salário de R$ 25 mil e outras benesses do poder. A situação eleitoral de Daltinho não é nada otimista. Ele tem como fortes concorrentes Beto Farias (PSD) e Andreia (PR), sobrinha do prefeito Wanderlei Farias.
http://www.rdnews.com.br/curtinha/4387

Todas as Curtinhas

Deputado e salário de R$ 20 mil

28/08/2012 - 08:45
  Quanto ganha um deputado estadual em MT? Exatos: R$ 20.042,34. São 24 parlamentares e hoje o quadro é de 30, considerando que 6 suplentes estão legislando. Além do subsídio, eles têm direito a reembolso de R$ 15 mil de verba indenizatória e controlam R$ 30 mil das despesas de gabinete. A Assembleia, que recebe R$ 20 milhões de duodécimo mensalmente, disponibiliza um veículo para cada parlamentar. Esse salário de deputado vale para toda esta 17ª Legislatura, que começou em 1º de fevereiro do ano passado e só terminará em 31 de janeiro de 2015.
http://www.rdnews.com.br/curtinha/4404

Ex-prefeito é homenageado na Câmara de Barra do Garças


Ex-prefeito é homenageado na Câmara de Barra do Garças

O ex-prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral (PC do B) estará em breve no município para receber uma homenagem da Câmara Municipal. Recentemente o legislativo votou uma moção de aplausos ao comunista pelo fato de ter concluído o seu curso de mestrado na Universidade de Torino, na Itália, onde reside por cerca de dois anos.
A moção indicada pelo vereador Odorico Kiko (PT) acabou sendo aprovada por unanimidade inclusive com apoio da bancada do prefeito Wanderlei Farias (PR) formada por oito dos 10 vereadores. O petista disse que ficou surpreso com aprovação da matéria, que inicialmente chegou a ser questionada por alguns vereadores, mas ao final concordaram com sua aprovação.
Kiko ressaltou que a matéria não tem nenhuma conotação política e sim apenas com objetivo de prestar uma homenagem a um barra-garcense que esteve fora do Brasil se aperfeiçoando. O petista agradeceu a interferência do presidente Júlio César (PSDB) que possibilitou na aprovação da matéria.
Na homenagem, o vereador petista justificou que os barra-garcenses se sentem orgulhosos e espera que o período de dois anos em que Chaparral passou na Itália “possa ter amadurecido o espírito para os desafios de inclusão social desenvolvidos no Brasil em que a educação[que] é a referência primeira para formar cidadãos que pleiteiam transformação sócio-econômica-cultural-política e desportiva da cidade e de todo o Vale do Araguaia”.
Chaparral x Wanderlei
A aprovação desta homenagem causou estranheza porque a bancada do prefeito Wanderlei aceitou a homenagem, todavia os dois políticos são oponentes ferrenhos na cidade. Na eleição de 2008, Chaparral perdeu a prefeitura para Wanderlei por 14 mil votos contra 10 mil do comunista. Todavia a campanha foi marcada por diversos embates.
Chaparral protocolizou várias denúncias contra o republicano alegando que Farias lhe deixou uma herança maldita em 2005. O comunista protestou contra a doação de ônibus escolares a comunidade indígena, criação do 14º salário, extinção da taxa de iluminação pública e irregularidades no processo de privatização da água e esgoto de Barra do Garças cujo processo está na Polícia Federal.
O comunista acabou sendo processado porque colocou em dúvida o enriquecimento de Farias usando até mesmo adjetivos. Esse fato quase levou o ex-prefeito do PC do B para cadeia. Farias não participou dos debates na campanha e adotou uma tática de silencio e acabou vencendo a eleição.
Para 2012, Chaparral nega que tenha interesse em ser candidato apesar de estar voltando para Barra do Garças. Ele afirma que o seu compromisso é apoiar o empresário Roberto Farias (PP), que foi o seu vice na eleição passada. Os comunistas mais céticos apostam que ‘Chapa’ será candidato.

Pesquisa KGM: Roberto Farias tem vantagem de 22 pontos contra o segundo colocado em Barra do Garças

CENÁRIO ELEITORAL
Pesquisa KGM: Roberto Farias tem vantagem de 22 pontos contra o segundo colocado em Barra do Garças
Este é o panorama traçado pelos números da pesquisa KGM de intenção de votos realizada entre os últimos dias 21 e 23 de agosto


RENÊ DIÓZ 

O candidato do PSD à Prefeitura de Barra do Garças, Roberto Farias, venceria a eleição municipal deste ano com 37,8% dos votos caso o pleito fosse hoje. Este é o panorama traçado pelos números da pesquisa KGM de intenção de votos realizada entre os últimos dias 21 e 23 de agosto com amostragem de 400 eleitores entrevistados da zona urbana.
Ainda de acordo com o levantamento estimulado, Farias estaria à frente da segunda colocada, a situacionista Andreia Santos (PR), com mais de 22 pontos percentuais. A postulante do mesmo partido do atual prefeito Wanderlei Farias, por sua vez, encontra-se tecnicamente empatada com os terceiro e quarto colocados, Daltinho (PMDB) e Ubaldino Rezende, o Badico (PDT), em virtude da margem de erro de cinco pontos percentuais da pesquisa. Na última colocação, o candidato do PTC, Fernando Lira, recebeu apenas 1,8% das intenções de voto.



KGM


Na amostragem espontânea (em que o entrevistador ainda não apresenta os nomes dos candidatos no pleito), chama atenção o número de indecisos em Barra do Garças: 37% não souberam ou simplesmente não responderam em quem votariam para prefeito da cidade se as eleições ocorressem hoje e 0,3% afirmaram não votar em ninguém. Em termos de colocação dos candidatos, o cenário basicamente prenuncia o descrito pelo levantamento estimulado.

KGM

APOSTAS
Preferências à parte, de qualquer maneira o eleitorado de Barra do Garças acredita mesmo que Roberto Farias deve se sagrar vencedor do processo eleitoral. Quando perguntados quem acreditavam que ganharia a cadeira na Prefeitura, independente da escolha pessoal, 54,3% dos eleitores entrevistados apontaram o nome do postulante do PSD.

KGM

REJEIÇÃO
Já quem deve trabalhar mais para reverter a rejeição por parte do eleitorado é a republicana Andreia Santos. O nome dela foi mencionado por 25,5% do eleitorado quando perguntados em quem não votariam de modo algum.

KGM

Atrás dela, o segundo colocado em rejeição é Daltinho, seguido por Badico e Roberto Farias. Último em intenções de voto, Fernando Lira também figura como o menos rejeitado, com índice de apenas 4,5%. Por outro lado, pesa o fato de que 22,8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder a pergunta sobre rejeição.
AVALIAÇÃO
A KGM também avaliou a percepção do eleitorado quanto ao desempenho do atual prefeito Wanderlei Farias, o qual por pouco não sai com uma avaliação negativa. A gestão foi aprovada por 49,8% dos eleitores (a desaprovação ficou em 46,5%).

KGM

Uma análise mais minuciosa por parte do eleitorado revela que 45,5% acham a performance de Wanderlei boa e outros 6,5%, ótima. Do lado negativo, 26% classificam como ruim a atual gestão municipal e outros 18,8% classificam como péssima.
Já em relação às gestões estadual e federal, o eleitorado se mostra mais claramente satisfeito. O exercício do mandato do governador Silval Barbosa (PMDB) é visto como bom por 38,3% dos entrevistados. Já a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) é boa segundo 60% dos eleitores.

KGM
KGM

A PESQUISA
O levantamento da KGM foi realizado com entrevistados da zona urbana e rural de Barra do Garças de forma quantitativa, com técnica de survey com questionário estruturado. Foram realizadas 400 entrevistas. Pouco mais da metade dos eleitores consultados é do sexo feminino. A maior parte, 23,3%, tem entre 45 e 59 anos de idade. A escolaridade de 38,3% vai até o segundo grau e 62,5% das pessoas ouvidas pelo instituto têm renda mensal de um a quatro salários mínimos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o número MT-00134/2012.
Fonte: Hiper Notícias
http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=169&cid=17774