segunda-feira, 30 de maio de 2011

Caso Maçonária de MT:Juízes Maçons arrolados em Denunçia de Desvio de R$1,5 Milhões do TJMT,voltam a ser destaque Nacional

Foto: Envolvidos no escândalo  milionário de recursos do TJMT para Maçonaria:Desembargadores Ferreira Leite, Mariano Travassos (ex-presidentes) e José Tadeu Cury, juizes Marcelo Barros e Irênio Fernandes. Embaixo: juízes Antônio Horácio Neto, Ferreirinha (filho do Ferreira Leite), Cristina Simões, Graciema Caravellas e Juanita Clait Duarte)

Brasil da Corrupção: Justiça X Marçonária        

         

       O desembargador José Ferreira Leite e os juízes Marcelo Souza de Barros e Marcos Aurélio dos Reis terão 15 dias para apresentar defesa no caso em que são suspeitos de envolvimento num esquema de desvio de recursos do Poder Judiciário para salvar membros da maçonaria que haviam investido em uma cooperativa de crédito.                                                                              Os magistrados são suspeitos de envolvimento em uma operação financeira que teria desviado R$ 1,5 milhão do cofres do Tribunal de Justiça para beneficiar a entidade Maçônica Grande Oriente de Mato Grosso, uma das maiores do Estado. "Comprovou-se a existência de um verdadeiro esquema de desvio de recursos [...] arquitetado por membros do Poder Judiciário [...] ligados direta ou indiretamente à maçonaria"                                             Os magistrados foram punidos por tráfico de influência, desvio de recursos do Departamento de Pagamento a Magistrados do TJMT, quebra de decoro e falta de ética, troca de indexadores para aumentar valores de crédito e beneficiamento a um grupo que socorreu uma cooperativa de crédito falida que funcionava dentro da Maçonaria .                                                                                              No julgamento do CNJ, diante das provas de que os pagamentos foram feitos de forma irregular, sem a devida comprovação, sem a utilização de um critério claro e de forma a beneficiar apenas um grupo ligado ao ex-presidente do TJMT, José Ferreira Leite.


         SE ESSES SÃO OS NOSSOS REPRESENTANTES LEGAIS DO PODER JUDICIÁRIO MATOGROSSENSE. IMAGINEM SÓ OS CORRUPTOS E OS BANDIDOS DO NOSSO ESTADO, LIGADOS A ESSA CORJA??PREFEITOS, VEREADORES, CORONÉIS .QUEM É O BANDIDO OU OTÓRIDADE??

 Para onde foram os recursos da Educação, Saúde, Segurança??


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Brasil, um país sem vergonha da corrupção

Tranquilidade: Presidência blindou o ministro Antonio Palocci

Cultura política brasileira dispensa explicações como do Ministro Palocci

 

 Um descaso, uma vergonha pro nosso País ao nosso Povo. A corrupção já começa la em cima, os colarinhos brancos. É o caso de Antônio Palocci, Ministro-Chefe da casa Civil, ao qual se recusa a dizer como multiplicou seu patrimônio, em quatro anos, seu patrimônio por vinte. E então a Presidente Dilma Rousseff reúne seus melhores estrategistas para blindar o ministro e muniu os petistas de argumentos de defesa. O que demonstra que se levará a situação até o limite do suportável. Como se nada tivesse acontecido.                    
  Segundo filósofo Roberto Romano, a opinião dos eleitores não causa preocupação aos corruptos. A prioridade é convencer os colegas políticos a continuar lhe dando base de sustentação. É duro que não, as leis penais brasileiras são o suficiente para combater a corrupção. O problema é o jeito que se aplica às leis nesses atos corruptos por parte do judiciário, o que é muito mal feito aqui no Brasil infelizmente                  
         Os Brasileiros estão cansados de acompanhar as operações da Polícia Federal por toda a parte do país,  incluindo na cidade de  Barra do Garças-MT. As Operações como: Lacraia, Pluma e por último Atlântida O que está acontecendo hoje em dia e que a mídia está cada vez mais e mais denunciando atos corruptos de deputados, prefeitos, senadores, coronéis e etc. Mas o problema é muito mais do que falta de aplicações de leis penais na criminalidade, mas sim como devemos lidar com ela.Existe um sistema de corrupção tão forte aqui que, as faltas de cumprimentos de leis, e a falta de valores humanos estão exterminando os valores éticos brasileiros, fazendo com que muita pessoas não pensem no futuro do Brasil , fazendo que o Brasil se torne cada vez mais um país mal visto por todos, em outras palavras, o Brasil ficara cada vez mais infernal para viver, o que já está acontecendo em alguns lugares do País.                    
     A honestidade hoje em dia aqui, esta cada vez mais extinta pelos corruptos desse país cruel, mas não podemos desistir temos que alcançar nossos valores humanos temos que ter ética sobre o próximo, pois agora está vindo uma nova geração, os mais velhos tem a missão de fazer em que seus filhos e netos virem críticos e revolucionários para melhoria da vida desse país.                    
 Vamos ao combate a corrupção , vamos denunciar, vamos a evitar, vamos preparar nossos filhos para que um dia saiba lhe dar sozinho na vida nesse país, vamos brigar pelos nossos direitos,vamos dizer NÃO A CORRUPÇÃO.

domingo, 22 de maio de 2011

Reflexão: A Política do Novo Milênio, já é Realidade e Escândalosa

Após Secretária Municipal de Saúde (Daniela Sallum), da Administração Wanderlei Farias, receber Prêmio “Qualidade e Excelência na Saúde Pública” em Camboriu-Sc .Fato então destaque no site da Prefeitura de Barra do Garças-MT.A Assessoria de Comunicação dizia o seguinte “Saúde de Barra do Garças receberá  prêmio nacional por estar entre as 100 melhores do Brasil”.  As linhas  acima não passavam de falsa autopromoção, uma vez que o tal prêmio não é referendado pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde-Conasems.

   Enquanto todos os dias pessoas dormem na porta dos postos de saúde para conseguir uma ficha para ser atendido. Faltam médicos e outros profissionais de saúde. As ambulâncias do SAMU estão abandonadas, o pronto Socorro um caos, demora no atendimento ao publico, desvio de finalidade na aplicação dos recursos da Saúde, Operação Atlântida, buracos, falta de medicamentos, perseguição a funcionários, criança morrendo por negligência e a Secretaria de Saúde de Barra do Garças entre as 100 melhores do Brasil!” Assessoria de Comunicação da prefeitura de Barra do Garças hospedou em seu site www.barradogarcas.com.br o texto abaixo dando conta da premiação à Saúde do município. Não se explica, no entanto, o porquê do sumiço desse texto das galerias daquela página virtual,assim que o assunto retomou à mídia e ao questionamento público. 

    Depois é a vez da Secretária Municipal de Ação Social promover no início da noite de sábado, (7), na arena de eventos do Porto do Baé, em Barra do Garças, um megaevento que reuniu cerca de cinco mil pessoas para comemorar o “Dia das Mães com Cristo”, quando a titular da pasta e primeira dama do município, Laura Beatriz,deram ao evento a magnitude de um grande comício.Além de entrega de Canecas à  população,com sua imagem estampada, o que caracterizaria promoção pessoal.

     Por fim agora é a vez da Instituição Polícia Militar  com as mais diversas gravidades: Máfia do Combustíveis,  Operação Pluma, Má Transparência da Corregedoria Militar em arquivar e absolver os Coronéis do Escândalo Vale do Araguaia, Etapa Alimentação e por último Diárias.

     Confira a matéria no jornal 24 horas News  http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=360539  A Etapa Alimentação hoje se caracteriza em uma das coisas mais exdrúxulas dentro da administração pública de um Estado. Até porque os recursos transferidos para os batalhões e demais unidades da Polícia Militar são gastos sem licitação, para que estas unidades,(Chapada Guimarães, Sinop, Alta Floresta, Sorrizo, Barra do Garças,etc) teoricamente, adquiram os mantimentos e produzam as refeições que seriam servidas aos policias.

    Porém Sempre houve uma nuvem de incertezas sobre esses recursos e os próprios oficiais admitem que são utilizados para pagamento de outras coisas(reparos, reformas, aquisição de bens de consumo e duráveis, etc.).Apesar da sua aplicação de dar de maneira ilegal, não estaria caracterizada alguma imoralidade ou mesmo crime.

     No entanto agora o Comandante Local Cel PM Barbosa, reportagem confira site Olhar Direto http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=PMs_aguardam_diarias_para__controlar__carretas_na_divisa__de_MT_com_Goias&id=177985  solicita à Secretaria de Fazenda(SEFAZ) diárias aos Policiais para controlar o Trânsito de Carretas na divisa de MT e GO.

A Polêmica é que á área é urbana, e que não existe o deslocamento dos Policiais fora da Sede para prestarem o serviço. Já que diárias no serviço público, somente podem ser aplicadas se houver necessidade de hospedagem,alimentação e locomoção do servidor. Então por quais motivos os Policiais Militares que deslocam até ao Presídio de Água Boa-MT  não terem os mesmos direitos de receberem diárias? Porque então o Comandante quer diárias se o CR-V recebe auxilio alimentação aos PM de serviço? Cadê o MPE para investigar a duplicidade de recursos para a mesma finalidade? Qual a motivação para receber diárias se são todos residente em B Garças Aragarças e Pontal do Araguaia? As diárias tens fins para custeio de alimentação e pousada.

           Não se pode confundir diárias com acréscimo salarial e Gratificações.Pasmém!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Policiais militares de MT passam necessidade nos plantões.Diárias ficam nos Batalhões

Cel PM Fárias, Cmdt Geral da PMMT

    Os policiais militares que trabalham nos Centros Integrados de Segurança e Cidadania (Ciscs) e mesmo nos batalhões da Polícia Militar não tem direito a alimentação e lanches fornecidos pela Secretária de Segurança Pública (SSP). A comida é apenas para policiais civis e agentes prisionais que trabalham nos plantões. Em determinados locais, os militares passam fome, ou compram comida de seus próprios bolsos.
    O policial militar, segundo a reportagem do Portal de Notícias 24 Horas News apurou, recebe uma verba conhecida como Etapa Alimentação (EA). O dinheiro, no entanto, não chega às mãos dos militares, pois vai diretamente para os cofres dos quartéis.
    “Porque as pessoas alegam que a gente recebe uma verba conhecida como Etapa Alimentação” e o dinheiro nunca chega às nossas mãos. Se o dinheiro é nosso. É para comprar a nossa comida, que o governo coloque o dinheiro na nossa conta bancária que a gente vai saber o que fazer. Se isso for feito,  a gente não vai poder reclamar de nada”, explicou um militar que pediu para não ser identificado, que completa.“Se eu me identificar, vão me mandar para o local mais longe de Mato Grosso”
      As reclamações dos policiais militares começaram a vir à tona a partir das também reclamações dos policiais civil, que não estão “engolindo” a comida servida atualmente nos plantões dos Ciscs.
       A reportagem tentou conversar com o coronel Lino Farias, comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso por pelo menos duas vezes durante a semana e não conseguiu.Voltamos a ligar outras duas vezes, mas o telefone celular dele está na secretária eletrônica.
      A história da Etapa Alimentação (EA) é longa e recheada de contos, dos mais hilários e absurdos. A Etapa foi implantada na gestão do então governador Jaime Campos, hoje senador da República, que também construiu o Comando Geral da Polícia Militar. A Etapa Alimentação hoje se caracteriza em uma das coisas mais exdrúxulas dentro da administração pública de um Estado. Até porque os recursos transferidos para os batalhões e demais unidades da Polícia Militar  são gastos sem licitação, para que estas unidades,(Chapada Guimarães,Sinop,Alta Floresta,Sorriso,Barra do Garças,etc) teoricamente, adquiram os mantimentos e produzam as refeições que seriam servidas aos policias.
    Porém Sempre houve uma nuvem de incertezas sobre esses recursos e os próprios oficiais admitem que são utilizados para pagamento de outras coisas(reparos, reformas, aquisição de bens de consumo e duráveis, etc.).Apesar da sua aplicação de dar de maneira ilegal, não estaria caracterizada alguma imoralidade ou mesmo crime, mas nem sempre as coisas são bem assim. Existem algumas histórias, verdadeiras, que demonstram muito bem como a verba é aplicada.
     Em Chapada dos Guimarães, há alguns anos, o comandante da PM local dizia aos subordinados que a Etapa Alimentação não estava vindo ou não era suficiente, de modo que teriam que arrecadar junto à comunidade os gêneros necessários para a feitura da comida.Os policiais militares, como era de se esperar, arrecadaram alimentos em abundância, inclusive, umas poucas cabeças de gado que seriam entregues uma após a outra, de acordo com o consumo. Dito comandante, além de ficar com os recursos da Etapa Alimentação, subtraia as melhores partes do gado e levava para a sua casa. Determinado dia, no entanto, quando o comandante passava um sermão nos subordinados, cada vez que dava a costas para a tropa, ele sempre escutava, em coro, um grande muuuuu....
   Em outra situação, o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), a pessoa que deveria demonstrar, mais que ninguém, um corportamento exemplar, pois era o responsável pela formação dos praças, usou o recurso da Etapa Alimentação  para mobiliar seu gabinete.Quando esse comandante foi transferido para o interior alegou que aqueles móveis eram seus e os levou para casa. Ainda no CFAP, um comandante que ficou por poucos dias, logo que tomou posse no comando da unidade, a primeira coisa que fez ao entrar na sua sala foi chamar o tenente que trabalhava na unidade, indagando-lhe o que havia em um cofre que ficava na sua sala.
       Como o tenente respondeu que era onde guandavam os recursos da Etapa Alimentação,  mandou que fosse aberto, retirou dali o dinheiro e contou. Havia cerca de R$ 15 mil. Retirou algo próximo da metada e colocou no bolso, falando para o tenente que aquilo correspondia a parte dos valores que o Estado lhe devia, por conta de diferenças salariais.O dinheiro subtraído nessa oportunidade era produto da economia feita por um outro comandante que, além de fornecer a etapa aos alunos, estava juntando dinheiro para melhorar as condições das salas de aula da escola.
         Na verdade a Etapa Alimentação sempre foi um cala boca para os oficiais superiores, fazendo com que os mantivessem sempre  calmos nas questões salariais e segurassem a tropa, tanto que os recursos da etapa não chega nas localidades mais remotas, onde, invariavelmente, não existe um oficial superior no comando.
           A reportagem do Portal de Notícias 24 Horas News comprovou na manhã desta quinta-feira (24) a realidade das reclamações. Em cima de uma mesa de um Centro Integrado ainda estava um isopor lotado de marmitas com a comida já estragada porque ninguém comeu. Em outra mesa no mesmo Centro Integrado estavam duas bandejas de papelão vazias.
   
Confira Integra Síte: http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=360539

DENÚNCIA: A compra de prêmio que faz mal à Saúde Barragarcense

À direita, Daniela Sallum, secretária de Saúde da administração Wanderlei Farias, no momento em que recebia o prêmio `Qualidade e ExceLência na Saúde Pública`, em Camboriu no estado catarinense

O fato foi destaque no site da prefeitura de Barra do Garças em 2010. Em uma de suas galerias a Assessoria de Comunicação dizia o seguinte: “Saúde de Barra do Garças receberá  prêmio nacional por estar entre as 100 melhores do Brasil”.  As linhas acima não passavam de falsa autopromoção, uma vez que o tal prêmio não é referendado pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde-Conasems.
As fotos do evento estão no link do site da Obregon Congresso e Feiras  http://www.obregoncongressosefeiras.com.br/galeria-de-fotos/?album=4&gallery=5


No site da empresa responsável pela premiação pode se constatar que se trata apenas de uma empresa promotora de festas, não tendo nenhuma relevância junto à gestão publica, mas sim uma empresa com “fins lucrativos” e, por outro lado, não há, em nenhum lugar, os critérios de eleição ou escolha dos municípios “premiados”.
O Vereadores, Odorico Ferreira Cardoso Neto - Kiko sustenta ainda que “está na cara que si trata daqueles cursos pagos com dinheiro público (deve vir sob o titulo de “taxa de inscrição”) onde os gestores aproveitam para passear, ir a praias, compras e tudo pago pelo povo”.
Para o vereador se alguém de Barra do Garças recebeu este prêmio, “foi com o dinheiro da população, com inscrição que é a parte da empresa promotora, gordas diárias, passagens, hospedagem, enquanto todos os dias pessoas dormem na porta dos postos de saúde para conseguir uma ficha para ser atendido. Faltam médicos e outros profissionais de saúde. As ambulâncias do SAMU estão abandonadas, o pronto Socorro um caos, demora no atendimento ao publico, desvio de finalidade na aplicação dos recursos da Saúde, Operação Atlântida, buracos, falta de medicamentos, perseguição a funcionários, criança morrendo por negligência e a Secretaria de Saúde de Barra do Garças entre as 100 melhores do Brasil!”

Já que se está a avaliar o mérito desse prêmio outorgado à Saúde do município, uma pergunta a mais não ofende, é sobre os custos dessa premiação, o quanto pagou o contribuinte barra-garcense e quem foi o autor dessa façanha que envergonha todos os munícipes. Outra pergunta, só mais outra, é a de saber qual é o respaldo que uma empresa que patrocina batizados, casamentos, aniversários, confraternizações de natureza vária tem para avaliar a qualidade da Saúde no município de Barra do Garças.

Publicação no site da prefeitura de Barra do Garças
Erudição à parte, o advérbio latino sic significa, “Assim mesmo” de acordo com todos os dicionários. Pois foi desse modo que a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Barra do Garças hospedou em seu site www.barradogarcas.com o texto abaixo dando conta da premiação à Saúde do município. Não se explica, no entanto, o porquê do sumiço desse texto das galerias daquela página virtual assim que o assunto retomou à mídia e ao questionamento público. Veja, portanto, abaixo a versão da Assessoria de Comunicação da prefeitura em seu site oficial, já, em tempo, retirado como dissemo, de sua galeria.






A gestão de BARRA DO GARÇAS foi além na mentira. Inventaram um premio fajuto pra "ganharem". A farsa está desmascarada!

Prefeito se Emociona e Chora,ápos Pai Fazer Apelo Durante Visita de Henry ao Hospital

Prefeito Wanderlei Farias,se emociona e chora."Política do Novo Milênio"
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Pedro Henry (PP), assumiu um compromisso de rever os valores do convênio estadual para o funcionamento do hospital municipal Garças-Araguaia, de Barra do Garças (509 km de Cuiabá). Durante a visita do progressista ao hospital ele ouviu alguns pacientes e o apelo emocionado de um pai que fez o prefeito da cidade, Wanderlei Farias (PR),chorar.
O pai de um garoto que foi acidentado na BR-070 fez um depoimento emocionado agradecendo ao hospital pelo atendimento e pediu o apoio do secretário para ajudar a unidade de saúde. A secretária municipal Daniela Salum, que estava ao lado, também ficou comovida.
 Atualmente o hospital de Barra recebeu R$ 230 mil de um convênio firmado ainda na época de Blairo Maggi (PR), que segundo Farias está congelado há seis anos. Fagundes ajudou na reivindicação. O secretário Henry ficou de levar o pleito ao conhecimento do governador Silval Barbosa (PMDB) em breve. 
Para finalizar sua viagem em Barra, Henry visitou a construção do centro de hemodiálise da Unimed. Mesmo sendo de iniciativa privada, a intenção é firmar uma parceria e oferecer atendimento a comunidade do Vale do Araguaia nesta unidade. 
Hemodiálise surgiu após uma reivindicação do prefeito de Nova Xavantina, Gercino Caetano, que reclamou dos gastos das prefeituras do interior para levar os pacientes até Cuiabá, para realizar o tratamento.


 Q ABSURDO,VERGONHA PREFEITO CHORA E EMOCIONA A POPULAÇÃO.TRAZENDO O SECR. DE SAÚDE HENRY

quarta-feira, 18 de maio de 2011

WikiLeaks ganha indicação para o Nobel da Paz

Site vazou milhares de documentos secretos e enfureceu o governo americano.
       O site WikiLeaks foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2011, disse nesta quarta-feira (2) o parlamentar norueguês Snorre Valen, autor da proposta, um dia depois de encerrado o prazo para as candidaturas.
       Valen disse que o WikiLeaks é "uma das contribuições mais importantes para a liberdade de expressão e transparência" no século 21.
       Ao divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra, o WikiLeaks é um candidato natural ao Prêmio Nobel da Paz.
Parlamentares, professores de direito ou de ciência política e vencedores do prêmio em anos anteriores estão entre os que podem fazer indicações. O comitê não quis fazer comentários sobre a indicação do WikiLeaks nem de outras nomeações.
Site enfureceu o governo americano
O governo dos EUA está furioso com o WikiLeaks e com o seu fundador, Julian Assange, pela divulgação de dezenas de milhares de documentos secretos e telegramas diplomáticos que, segundo Washington, prejudicou os interesses americanos no exterior, incluindo os esforços de paz.
         O australiano Assange pode ser extraditado do Reino Unido para a Suécia para ser interrogado num caso de suposto abuso sexual que, segundo ele e seus simpatizantes, é uma campanha destinada a fechar o WikiLeaks. O site faz parte de uma organização sem fins lucrativos fundada por grupos de direitos humanos e pela sociedade civil.
Uma premiação do WikiLeaks provavelmente provocaria críticas ao Comitê do Nobel, que já causou polêmica com suas duas escolhas mais recentes - o ativista chinês pró-democracia Liu Xiaobo, em 2010, e o presidente dos EUA, Barack Obama, que venceu em 2009, alguns meses após ter vencido a eleição.
O prêmio foi criado pelo sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite, que disse em seu testamento que o laureado deveria ser aquele "que fez o melhor e maior trabalho para a fraternidade entre as nações, para a abolição ou redução dos Exércitos existentes e para a manutenção e promoção dos congressos da paz".

Colaborador do polêmico Wikileads passa por interrogatório nos EUA

O Wikileads, uma espécie de Wikipedia de documentos vazados, divulgou mais de 90 mil laudos secretos de guerra norte-americanos. E o resultado dos documentos comprova uma série de crimes de guerra e outras irregularidades. A Casa Branca estremeceu e nesta segunda resolveu agir. O primeiro a sofrer na pele foi o colaborador Jacob Applebaum, que passou por um interrogatório de três horas em um aeroporto de Nova Jersey.
Segundo informações do jornal The New York Times, Applebaum disse que os policiais não o deixaram entrar em contato com seu advogado. Além disso, o ameaçaram de novos interrogatórios sempre que visitar os Estados Unidos.
Segundo o programador, os agentes apreenderam seu laptop e três celulares e se negaram a devolver os aparelhos após a “conversa”.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A Guerra à Wikileads




Os ataques à WikiLeaks e a seu fundador, Julian Assange, constituem uma resposta à revolução na informação que ameaça as velhas ordem de poder, na política e no jornalismo.
A incitação ao assassínio trombeteada por figuras públicas nos Estados Unidos, juntamente com tentativa da administração Obama de corromper o direito e remeter Assange para um buraco prisão infernal durante o resto da sua vida são as reações de um sistema opressor revelado como nunca o fora antes.
Nas últimas semanas, o Departamento da Justiça dos EUA estabeleceu um grande júri secreto do outro lado do rio de Washington, no distrito Leste do estado de Virgínia. O objetivo é acusar Julian Assange sob uma desacreditada lei de espionagem utilizada para prender ativistas da paz durante a Primeira Guerra Mundial, ou uma lei da “guerra ao terror” que degradou a justiça estadunidense. Peritos judiciais descrevem o júri como uma “preparação deliberada”, destacando que este canto da Virgínia é onde residem empregados e famílias do Pentágono, CIA, Departamento de Segurança Interna e outros pilares do poder americano. (more…)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Governador Silval retoma investigação contra tenentes e coronéis de Barra do Garças-MT "Operação Pluma"

Silval retoma investigação contra tenentes e coronéisO governador Silval Barbosa (PMDB) determinou que a investigação para demitir ou não oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso, no caso de grilagem de terras na região norte do Araguaia, seja retomada com novo Conselho de Justificação. O despacho foi publicado hoje, no Diário Oficial do Estado, e anulou a investigação do conselho anterior, por causa de irregularidades grosseiras.

O conselho anulado foi instaurado em 30 de março de 2010 e apurava a participação dos coronéis Elierson Metello de Siqueira e Adaildon Evaristo Moraes Costa; dos majores Wlamir Luiz Gama de Figueiredo e José Carlos de Moraes, além do capitão Robson de Oliveira Curi, no caso de uma quadrilha que grilava terras na região norte do Vale do Araguaia.

Os acusados foram flagrados em operação da Polícia Federal "Pluma"e do Gaeco, em 2009, inclusive com gravações telefônicas que comprovariam os atos criminosos dos oficiais. Porém, o conselho não vislumbrou atos incompatíveis com o exercício dos cargos na PM do Estado e havia determinado, em reunião secreta, o arquivamento das denúncias.
O relatório que absolvia os oficiais e os mantinha nas fileiras da Polícia Militar foi enviado, no final do ano passado, ao comandante geral da PM, coronel Osmar Farias. Este encaminhou os volumes do processo ao governador, em novembro. Contudo, Silval, de posse de estudo feito pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), determina a criação de novo conselho.

A PGE sustentou ao governo do Estado que o processo analisado pelo conselho – o extinto – havia falhas “estranhas”, entre elas “a existência de peças sem início e nem fim, há termos de depoimentos e muitas peças repetidas várias vezes, há volumes em que não existe sequência de páginas, isto é, há várias páginas faltantes e, por fim, há rasuras nas numerações das páginas como as constantes de todo o volume V. De modo que é fácil concluir que não estamos diante de cópia integral do Inquérito Policial nº 078/2008, distribuído na Justiça Federal sob o nº 2008.36.00.004282-4. Além disso, a ordem dos documentos foi alterada o que torna muito trabalhosa a compreensão do teor dos mesmos”, relatou o parecer da PGE.

Esmiuçando os volumes do processo administrativo, as procuradoras do Estado também encontraram partes fragmentadas da ação que corre na Justiça Federal. “A interceptação telefônica de 24 terminais existe apenas trechos, bem como afastamento do sigilo bancário e fiscal de 23 investigados. Como também do procedimento referente às prisões temporárias dos justificantes”, pontuaram.

A PGE informou ainda, ao governador, que existe procedimento perante o Ministério Público Estadual na Comarca de Barra do Garças e as investigações do Gaeco e Polícia Federal – que desmantelou a quadrilha – necessitam ser integralmente copiados e apensados, devendo ser mantida a numeração original desses documentos.

A Nova Politíca do Milênio de Coronelismo em Barra do Garças-MT

Prefeito Wanderlei Farias sob investigação da polícia Federal Operação Atlântida.
Ex Comandante Geral Coronel Adaildon e Ex-Comandante do 2º Batalhão. Preso e investigado Operação Pluma da Polícia Federal.
Ex-Comandante do 2º Batalhão-Coronel Metelo preso e investigado Operação Pluma da Polícia Federal.
Vice Comandante do 2º Batalhão-Major Gama preso e investigado Operação Pluma da Polícia Federal. E atualmente Coordenador de Trânsito da Prefeitura Municipal de Barra do Garças-MT.
Coronel Barbosa novo Comandante do 2º Batalhão ataualmente CR-V.  Visa disputar as eleições municipais para vereador em 2013 de Barra do Garças-MT.

Coronelismo
O termo coronel no período republicano significava chefe político de um determinado local que geralmente era dono de terras ou comerciante. Da forma com que prestavam serviços ao Poder Executivo os coronéis ganhavam prestígio e força.
O coronelismo foi um período de práticas autoritárias e violentas comandadas pelos coronéis, fato que ocorreu até aproximadamente 1960. Os coronéis controlavam as pessoas da região e as obrigava a realizar fatos e tomar decisões segundo sua vontade. Aproveitavam o fato de que as pessoas eram desinformadas e pouco educadas para motivá-las a fazer segundo o que lhes era proposto. Os coronéis conseguiam formar regimes e tributos em sua região assim como estipular impostos e promover a candidatura de seu elegido
Hoje, ainda em locais do interior e distante das cidades, como em  Barra do Garças-Mt existem coronéis que abusam do seu poder para manipular as pessoas carentes de ensino e informação.A nossa sociedade não pode deixar que essa Nova Política do Milênio de Coronéis  venha conquistar seu espaço novamente em Barra do Garças-MT.
Prefeito Wanderlei Farias: Dono de várias empresas local. Sob investigações sobre  provavel donos de empresas d'água, asfalto. Considerado oum coronel pela sua política fechada.Segundo a PF os prejuízos aos cofres públicos somam, até agora, R$ 38 milhões, ele ainda está sendo investigado pela "Operação Atlantida". Possuí muitos processos por improbidade administrativa e obras de baixas qualidade. Como sua popularidade está em baixa nas pesquisas,pelos diversos escândalos. Agora tenta lançar a sua Campanha usando sua Esposa à Futura Sucessão ao Poder Municipal. Então fazendo variás  Campanhas de Ações Sociais, Mega Eventos,Shows Gospél e até mesmo com sorteios e prêmios a Sociedade mais pobre e desinformada.Continuando, assim, à Política de Coronelismo do Novo Milênio Barragarcense.
Coronel PM Metello ex comandante do 2º Batalhao atual CR-V Comandado pelo Coroné PM Barbosa.Pertencia aos Rotárianos e Maçonicos local.Possuí Título de Cidadão Barragarcense.As investigações apontam que o policial teria um patrimônio incompatível com seu salário, como imóveis em Barra do Garças e Cuiabá tmb diversos carros de ‘luxo’. Ele teria disponibilizado policiais, para serviço de vigilância a diversas casas comerciais, dentre as quais a Skol, Posto Medalha,Alencar (seu sogro) e Cartório do 1º ofício, mediante pagamento dos empresários. Acusado também de desviar parte dos recursos destinados a Polícia Militar, inclusive no caso de combustíveis.Investigado pela PF "Operação Pluma" 

Coronel PM Adaildon ex Cmt Geral,ex Cmt do CR-V, pertence tmb ao Grupo Rotáriano e Maçonico da cidade.Possuí Título de Cidadão Barragarcense.Ele substituiu o coronel Metello em Barra do Garças e manteve a prática ilícita. Os filhos de Adaildon ganharam viagem a Disney paga por terceiros.Ele também é suspeito de ter recebido cerca de 400 cabeças de gado do traficante Marquezan para facilitar o transporte e o envio de drogas na região de Cáceres, assim como de desviar verbas de alimentação e combustível da Polícia Militar.Investigado e Preso pela PF "Operação Pluma"
Major PM Gama: Atual Chefe de Trânsito da Prefeitura Municipal de Barra do Garças e Chefe Administrativo do CRV(2º Batalhão).Possuí Título de Cidadão Barragarcense.Apontado como o encarregado da arrecadação e repasse da propina recebida ao Coronel Metello.Investigado e Preso pela PF "Operação Pluma"
 

Coronel PM Barbosa: atual Comandante do CR-V, pertencente ao  grupo Rotáriano e Maçônico.Recentemente ganhou Título de Cidadão Barragarcense.Ainda recebe auxílio do Coronl Wanderlei Fárias,como ao auxílio Moradia e Alimentação.Seguem orientações dadas pelo seu compaheiro e atual administrador do CR-V Maj PM Gama.Então o Auto Posto de Gasolina WD perdeu à conceção de Abastecimento  para o Auto Posto de Gasolina Medalha(Alencar), ex sogro do Coronel Metello.Foi um dos Responsavéis por absolver e favorecer o arquivamento dos coronéis envolvidos no Escândalo do Araguaia, realidado pela PF"Operação Pluma". Recebe verba do Estado  do auxílio  Alimentação, ou seja diárias dos Políciais.Gasta sem licitações. Porém tenta renconquistar a credibiidade junto a comunidade local, fazendo diversos trabalhos Sociais e Mídia: Campanha contra a Dengue,Dst,Pedofilia, Proerd, Construção e reforma de novas unidades de bairros, patrocínios à eventos e festas particulares(som automotivo,Domingueira),audiências públicas com líderes de bairros com seus parquinhos temáticos e Pula Pulas.E mais a vinda do Helicóptero PMMT.
     Enfim, se faz de um bom Político articulador da massa desinformada, pobre e menos favorecida do nosso Município.Sonha com o então Comando Geral, caso perca, fica para a disputa das eleições Municipais aqui dentro de Barra do Garças-MT para 2012.Realmente Promovendo a mais Nova Política do Milênio de Coronéis em Barra do Garças. Por sua influência ao Poder consegue fazer suas campanhas e se auto Promover.Não nos deixaremos ser enguanados,fora à Política de Coronelismo.Basta.Pasmém!

Caos na Segurança Local de Barra do Garças


        
          O juiz da 1ª Vara Criminal de Barra do Garças, Otávio Vinicius Affi Peixoto, pediu para Polícia Civil apurar com rigor como que detentos tiveram acesso a aparelhos celulares e bebida alcoólica no trajeto do Fórum à cadeia pública, após interrogatório na quarta-feira (11).
          Os detentos portavam aparelhos celulares com carregadores escondidos debaixo das palmilhas dos sapatos e ainda tinha uma garrafa de refrigerante de 600 ml cheia de bebida alcóolica, escondida nas roupas. A suspeita é que os presos tiveram acesso aos produtos ainda no Fórum.Enquanto aguardam para serem interrogados, os presos normalmente ficam em uma cela,dentro Fórum, sob vigia dos agentes prisionais e na parte externa pelos PMs. Todos os agentes e PMs que trabalharam na quarta-feira serão ouvidos pela Polícia Civil.
        O fato questionalvel  de se lamentar é que a Policia Militar não se faz mais a antiga segurança da Cadeia Pública Municipal como em anos anteriores.Essa é a primeira vez que aconteceu uma situação desta na cadeia de Barra. O diretor da cadeia prometeu apurar o incidente também. O caso será investigado pelo delegado municipal Adilson Gonçalves.

Saiba quem pode ser candidato a prefeito de Barra do Garças MT


Nos últimos meses a cidade foi tomada por especulações sobre quem será o eventual sucessor do prefeito Wanderley Farias, caso ele não venha candidatar-se à reeleição a que tem direito. Como é natural, em cada círculo de debate sobre este assunto sai um nome potencial para assumir o cargo em janeiro de 2013.
Sem uma pesquisa científica para avaliar o preferido neste momento à sucessão municipal, sendo a maioria deles já conhecidos dos eleitores a exemplo do deputado Adalto de Freitas, Beto Farias, Eduardo Moura, Cândido Teles, Chaparral, Wanderlei Farias e também o nome de sua esposa, a secretária de Ação Social do município, Laura Beatriz
 advogado Mauro Gomes Piauí para esclarecer as dúvidas de seus leitores e, a principal deles, se Laura Beatriz pode ser candidata a prefeita de Barra do Garças. “Não, não pode pelo fato de ser casada com Wanderlei Farias, ou mesmo se fosse união estável também não poderia, de acordo com a Lei Complementar 64/90, a lei da inelegibilidade”, disse ele.
Segundo o advogado, ex-procurador jurídico do município, quem determina tudo isso é a Constituição Federal, em seu artigo 14, parágrafo 13 que exige ainda do pretenso candidato ao cargo o pleno exercício de seus direitos políticos. Veja o que diz o artigo citado acima: “São inelegíveis no território de jurisdição do titular o cônjuge, os parentes consanguíneos ou afins até o segundo grau ou por adoção”.
Portanto, o que resta disso tudo são as especulações próprias de ano pré-eleitoral. Em recente pesquisa do Instituto Mark, de Cuiabá, sobre a sucessão em Barra do Garças, realizada neste final de março Beto Farias aparece com 25,7%, empatado tecnicamente com Eduardo Moura com 14,4%, Wanderlei Farias 13,5% e Adalto de Freitas com 12,6%.
Aos que pensam em ser candidatos é conveniente ficar de olho no item ‘rejeição’, um dos quesitos de qualquer pesquisa. Na do Instituo Mark o prefeito Wanderlei Farias lidera com 38,3% seguido de seu arquiinimigo, o comunista Zózimo Chaparral com 26,1%, Beto farias com 5,4% e Cândido Teles e Eduardo Moura com 1,8%.  

domingo, 15 de maio de 2011

Câmara de Barra do Garças Veta Projeto Sobre Transparência nas Contas Públicas

Bancada do Governo Wanderlei Farias
Vereador Kiko um dos autores do Projeto
O projeto de lei para se criar o Portal da Transparência em Barra do Garças, proposto pelo vereador Odorico Ferreira Cardoso Neto – Kiko, líder do PT na Câmara Municipal foi rejeitado por 5 votos a 2, um sinal público e notório de que aquela Casa não está interessada neste assunto, embora não explique o por quê da aversão pela evidência e também pelo óbvio.
O vereador explicou que o seu projeto foi uma tentativa de fazer com que a população tenha livre acesso a todas as despesas do poder público de Barra do Garças, uma vez que o atual página virtual da prefeitura está longe de contemplar a todos de suas necessidades de informação, uma vez que o povo sente o desejo de saber como e com o que se gasta a administração de Wanderlei Farias.
Segundo o vereador pouco se tem feito, até mesmo na Câmara, para dar transparência aos atos do executivo e do legislativo que nem site possui, tamanha tem sido a importância que dá ao setor de informações.
Boa parte dos municípios brasileiros já possui páginas em que se presta contas à comunidade, o comportamento de seus gestores e legisladores. Se depender da atual gestão acredita-se estar há anos luz de um processo de administração transparente, voltada para o povo.

Trata se de Promoção Pessoal ou Propaganda Extemporanea

Laura Beatriz
Ação Social promove megaevento que pode ser traduzido em promoção pessoal da titular da pasta
Multidão que compareceu ao Dia das Mães com Cristo, na arena de eventos do Baé, uma promoção da Ação Social do município e, ao lado, brindes que a secretária Laura Beatriz distribui eventualmente à  população, o que caracterizaria promoção pessoal
A Secretaria de Ação Social promoveu no início da noite de sábado, (7), na arena de eventos do Porto do Baé, em Barra do Garças, um megaevento que reuniu cerca de cinco mil pessoas para comemorar o “Dia das Mães com Cristo”, quando a titular da pasta e primeira dama do município, Laura Beatriz, secundada pelas igrejas evangélicas Assembleia de Deus, Batista e pela Associação Espírita ‘Luz do Araguaia’, entre outras denominações, deram ao evento a magnitude de um grande comício.
Sem colocar em xeque a honestidade de Laura Beatriz, seria insensatez ignorar o brilho da festa, assim como questionar os gastos e as louvaminhas à primeira dama. O Artigo 37 da Constituição Federal é clara ao dizer que “A administração pública direta ou indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerão aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da neutralidade, publicidade”. Sem questionar ao que determina a lei Laura Beatriz preferiu creditar o brilho da festa a sua pessoa e não à instituição pública com todos os louros à secretária.
Enquanto isso, a Câmara de Vereadores, para colaborar com o brilho da festa, aprovou uma moção de aplausos à secretária Laura Beatriz, assinada pelo presidente da Casa, Julio Cesar, enaltecendo o evento pela organização que contou, inclusive com shows e, nos intervalos, como já dissemos, os sorteios de prêmios. Enquanto isso, a Lei Orgânica do Município, que deveria ser conhecida do presidente da Câmara, diz em seu artigo 12 que diz o seguinte: “Ao município é vedado manter a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos que não tenham conotação educativa, informativa ou de orientação social, assim como a publicidade da qual constam nomes, símbolos ou imagens que caracterizam promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.